Usina de Letras
Usina de Letras
265 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A CIÊNCIA DAS PALAVRAS -- 25/09/2009 - 09:04 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A CIÊNCIA DAS PALAVRAS

João Ferreira

25 de setembro de 2009



É fora de dúvida que no topo da invenção humana está a linguagem, e no seio da linguagem, como forma mais aperfeiçoada e resistente ao desafio de tempos e lugares, está a palavra. Pela palavra o homem fala, inventa, escreve, exprime, comunica, transmite, ensina e aprende. Estabiliza conhecimentos, promove avanços científicos, deslinda questões intrincadas, explica, reprime, oprime, exorta, persuade e acarinha. Pela palavra, o homem formula princípios, estabelece leis, envia mensagens, avança, descreve. Detenhamo-nos um pouco sobre a palavra descrever. O que é descrever?

I

Os literatos e os ficcionistas dão grande valor à descrição. José de Alencar, Aluísio de Azevedo, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Eça de Queiroz, Vergílio Ferreira ou José Saramago, para falarmos apenas de grandes escritores clássicos de Língua portuguesa, fizeram arte com narração e descrição. As crianças quando querem ouvir suas histórias de fadas, ficam atentas à descrição dos detalhes que dão perfil ao herói. O cientista e pesquisador, em livros ou em laboratório, precisam de colher dados e descrevê-los para os levarem ao conhecimento da comunidade científica.

II

É comum usar-se a palavra "descrição" mas geralmente não se aprofunda o sentido. Sabemos genericamente o que significa. Só genericamente. Mas não se vai muito longe. Os dicionários limitam-se a dizer o que a gente adivinha intuitivamente pela simples experiência que adquirimos da linguagem como falantes. Se consultarmos, por exemplo, um dicionário mais desenvolvido como é o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis, da Melhoramentos, acharemos simplesmente uma forma escolástica de dizer: Descrever é: "a ação ou efeito de descrever". Ou: "Tipo de composição que consiste em enumerar as partes essenciais de um ser, geralmente adjetivas de modo que o leitor ou ouvinte tenha desse ser, a imagem mais exata possível". Tudo fica por aqui. Os autores, de modo geral, insistem que "descrever" é dar os pormenores de uma coisa, é evocar o que se vê ou observa ou imagina. Também ensinam que na "descrição" são usadas as impressões sobre cores, sobre sensações, e sobre o movimento das coisas. Para isso, os autores usam um vocabulário apropriado às situações e ao estado do objeto observado.

III

Este resumo representa a súmula do que geralmente se ensina ou escreve sobre "descrever" e "descrição".

Nós achamos pouco. Achamos pouco porque a tendência de nosso ensino é superficial. O defeito está em se colocar a comunicação como prioridade para intelectuais e pessoas já iniciadas na linguagem, dando-se ao aprendiz a noção superficial de que o que interessa é o entendimento de emissor para receptor. Pena. Para alfabetizar pessoas em graus primários e secundários, passa. Mas para pessoas com ambições de entendimento superior da linguagem, há mais coisas. Temos de assentar nossos arraiais no entendimento da "expressão". O que mexe com a criação da linguagem é a "expressão". Um autor, antes de mais nada, é um "criador de linguagem". Só se for um bom criador poderá tornar-se um bom autor. "A expressão tem de ser pesquisada mesmo que a "comunicação" esteja garantida. Nas definições de "descrever" e "descrição", acima apresentadas, segundo a versão de um dicionário de prestígio, foram mostradas características fáceis de captar. Quando se diz que "descrever" é "dar os pormenores ou detalhes de uma coisa", a definição está no circuito da compreensão. Mas apesar de estar no circuito da compreensão da palavra, o dicionário, neste caso, está usando apenas elementos "secundários", ou "elementos de efeito", sem descer à raiz expressiva da palavra.

IV

Aliás nem todos os dicionários se preocupam em buscar a raiz etimológica que define o núcleo significativo de um termo. É na palavra original que está embutido o significado essencial.

V

"Descrever" vem de "describere". "Describere" é um termo latino composto de duas palavras: uma delas é "scribere", que significa escrever e a outra é "de", preposição, que signica acerca de, sobre.

Recompondoo vocábulo e partindo para a significação, teremos então que "descrever" (=describere), em rigor, é "escrever sobre" algo. Este é o significado primário. Significado que corresponde ao significado secundário apresentado pelo dicionário de "dar os pormenores ou detalhes de uma coisa". Se descrever é escrever sobre algo, ou seja, sobre um assunto, é bem natural que a escrita sobre uma coisa, leve o escritor a detalhar, a mostrar aspectos, distinguir partes, definir a essência, e dar toda a informação que a observação e os conhecimentos já adquiridos apresentam sobre uma determinada coisa ou objeto.





João Ferreira

25 de setembro de 2009









Comentarios

Zelia, Robert and Christina   - 14/12/2010

Maravilhos o tema !

Novamente depois de algum tempo de ausencia , aqui estamos , para cumprimenta-lo e desejar-lhe um Maravilhos Natal, e aquele Novo Ano tão desejado !
E pleno de saude.
Grande abraço dos seus leitores e admiradores,
From USA

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 1530 vezesFale com o autor