Usina de Letras
Usina de Letras
39 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->POR AMOR À CAMISA -- 25/06/2002 - 01:15 (Lilian Franco Cano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estamos em clima de Copa do Mundo, que por sinal está em sua reta final. No começo eram 32 seleções de todos os continentes lutando pelo sonho de ser campeão do mundo. Muitos jogam apenas pelo amor à camisa e a seu país, como, por exemplo, países pobres como a Nigéria e o Senegal, que jogam de igual para igual contra alguns dos países mais ricos do mundo, como os Estados Unidos e Japão. Mas nada disso importa, estão lá pelo futebol.
Enquanto alguns jogam por amor à camisa, outros apenas pelo dinheiro e prestígio que estar numa Copa do Mundo podendo ser vistos por milhões de pessoas ao redor do mundo. Veja o caso do Brasil, por exemplo. A Seleção Brasileira vale milhões de dólares, quem sabe, até bilhões de dólares. São ótimos jogadores quando jogam por seus clubes espalhados pela Europa, onde ganham milhões. Mas o que acontece com esses jogadores quando eles chegam à Seleção? É o seguinte. Eles ficam tão preocupados em dar o melhor de si que se esquecem dos outros. Como assim? Explico. Querem tanto mostrar seu talento individual que se esquecem que estão jogando com outros 10, que também estão tão preocupados consigo mesmos que também se esquecem dos outros. Para ver a diferença, veja um jogo da seleção de juniores, na qual estão jovens que ainda buscam por seu espaço, não brilham tanto quanto os astros da Seleção, que, especialmente, jogam por amor à camisa.
Tudo isso não quer dizer que eu não torça pelo Brasil, apenas não torço por uma Seleção cujos jogadores só estão interessados em ganhar mais e mais dinheiro. Torço pelo Brasil que dá certo, quer dizer, por aquele que tenta sair da miséria, melhorar a condição de vida de seu povo, por aquele que tenta acabar com a violência que mata milhares de inocentes todos os anos. E enquanto os noticiários estão apenas preocupados com o desempenho da Seleção no próximo jogo, se o fenómeno chamado Ronaldo vai jogar ou não, pessoas desaparecem e morrem todos os dias, o país vive um momento turbulento na economia, o pleito eleitoral está chegando. Mas o que se vê na tv é apenas Seleção e Copa do Mundo. Será que o mundo pára quando a Copa começa? Será que a violência acaba? Se fosse assim, seria bom que a Copa não acabasse nunca. Infelizmente não é assim que acontece.
O que acontece na seleção, acontece na nossa sociedade. As pessoas estão tão preocupadas consigo mesmas, com seus próprios problemas que se esquecem de olhar pro lado e ver que existem outras pessoas e, que muitas precisam de ajuda. Mas é mais fácil ignorar o problema a ter que enfrentá-lo, ou simplesmente jogar a culpa no governo. Mas será que nós também não temos uma certa parcela de culpa por não fazermos nada? Não custa nada doar um pouco do nosso tempo sendo voluntário em um hospital ou creche ou num abrigo de velhos. Vamos montar uma seleção para ajudar a melhorar o Brasil. Vamos fazer isso por amor à camisa. Por amor ao Brasil.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui