Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A VIDA -- 21/09/2009 - 08:17 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








A VIDA



Padre João Modesti




Entre os cientistas há tantas discussões acerca da origem da vida. Há os materialistas que inventam mil e uma teorias sobre essa origem. Há os poetas, alguns otimistas e outros pessimistas que cantam a vida, mas não falam de sua origem nem do fim. Para quem crê há definição magnífica do que é a vida. O Livro Santo a chama UM SOPRO DE DEUS.



Desse sopro, a matéria primitiva inerte de que fora feito o primeiro homem tornou-se animada. Tinha vindo o que o Livro Santo chama “spiraculum vitae”. Tanto que veio depois a definição do homem: semelhança de Deus.



É o dom mais precioso que o homem possui. Infelizmente para quanta gente neste mundo chamado civilizado, esse dom divino tem pouco valor.



Muitas pessoas já acabam com esse dom no início, temos o ABORTO. Outras tiram a vida a si próprios por um desgosto, uma grande perda, num desespero. Temos os SUICIDAS. Outros ainda, que são os piores, tiram a vida do semelhante por uma injuria pequena ou grande que seja. OS HOMICIDAS. Quer dizer daqueles que destroem esse dom divino para se apossar de algum bem? São os que praticam o chamado LATROCÍNIO. Finalmente há os que destroem esse “spiraculum Dei” por imprudência, por vício (bebedeiras, drogas) ou abuso do próprio corpo.



Quando alguém tem um conjunto de pedras preciosas como as guarda com cuidado, as protege de muitas maneiras, Há pouca gente assim. Mas todos nos temos uma jóia preciosíssima, a VIDA. E pouco cuidado algumas vezes temos em salvaguardá-la. Sabem alguns que o tal vício leva à destruição dessa jóia. Mas ficam nele.



Ele vem aos poucos, como um ladrão, destruindo essa jóia preciosa.



Quem de nós não se irrita vendo o nosso presente ser desprezado e jogado fora pelo amigo a quem presenteamos. No entanto, pouco valor damos a esse grandíssimo presente que Deus nos deu. Pela nossa fé sabemos que um dia Ele nos pedirá as contas do que fizemos com a nossa vida ou com a vida dos outros.



Nós não sabemos quanto tempo esse presente de Deus vai durar em nosso poder. Ele somente exige que cuidemos bem. Não interessa a sua duração, mas sim, o seu cuidado. O certo é que ela termina.



Bem diz lá o poeta:



“A vida-pena caída

Da asa de ave ferida

De vale em vale impelida

A vida o vento levou”.



Que esse vento demore para fazer cair essa pena que é a Vida. Mas que seja sempre tratada com o maior carinho e veneração.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui