Usina de Letras
Usina de Letras
539 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O SACI-PERERÊ -- 09/09/2009 - 09:12 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




O SACI-PERERÊ: MITOS BRASILEIROS



‘...o diabo no meio do redemunho”.(Guimarães Rosa)

O saci,Pererê ouTaperê é um moleque controvertido.

Uns acham que sua origem é cabocla;foi inventado pelos índios como um duende protetor das florestas e que causava aborrecimentos diversos a quem devastasse as matas.Seria um curumim perneta,que andava solto pelo mundo,com seus assustadores olhos avermelhados e poderes de” encantar” coisas ou pessoas.

Para algumas pessoas, uma entidade maléfica,mas,graciosa e zombeteira,ágil,astuto,que gostava de fumar cachimbo,de entrançar as crinas dos animais,depois de montá-los em corridas desabaladas noite a dentro fazendo reinações,seu assobio longo e fino,atravessando o horizonte,nunca localizado,mas,sempre assustador.

Diferente dos outros “encantados” não atravessa água.

Em algumas versões pode dar dinheiro. Mas,na maioria das vezes o que dá mesmo é consumição;apaga o fogo,queima o feijão,espanta o gado,assusta os viajantes,azeda o leite,atucana as cozinheiras,quebra a ponta das agulhas,esconde coisas,gora os ovos;adora pregar peças,como virar um prego com a ponta para cima,fazendo um cristão furar o pé.

Criança reinadora, aparece como um corrupio,no vento.

Quem quiser apanhá-lo,basta jogar uma peneira no meio do redemoinho e prendê-lo numa garrafa;ele virará seu escravo.Reminiscências do gênio da lâmpada,da cultura oriental?Talvez!

Só começou a ser citado no século XIX;parece que nasceu num broto de bambu,vive aí por sete anos e depois vive mais setenta e sete,quando se transforma em orelhas de pau.

Na versão nordestina ele é um negrinho que usa uma carapuça vermelha.Dizem que perdeu a perna numa luta de capoeira;essa carapuça lembra o pileus dos íncubos romanos,citados por Petronio (Satyricon),que dava muitas riquezas a quem os arrebatasse.

Esse negrinho metido e safado também aparece no folclore português.

Há também pássaros com o seu nome e a matinta pereira parece ser uma espécie de saci.

O primeiro a trazê-lo à luz foi o magnífico escritor Monteiro Lobato,

autor do livro “O Saci” e que inclusive fez uma enquete sobre ele.

Capistrano de Abreu descreveu assim o Kilaino,outra forma do saci,comum entre os bacaeris no Mato Grosso:”ente maléfico que mora no mato,assume formas diferentes,alimenta-se de ratos e passarinhos,esconde a caça morta,não atravessa água,imune às setas atiradas e fazendo pessoas derrubarem coisas;o caçador no mato,quando grita por seu parceiro para orientar-se,o kilaino responde aos gritos e transvia o infeliz,que se perde.

O saci ganhou um dia só para ele;31 de outubro,assim criado para fazer frente ao Halloween,um americanismo extravagante que passou a ter sucesso entre nós,como tudo,aliás,que vem das “estranjas”.



Fontes:Dicionário de mitos brasileiros

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui