Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O DEVER DA PAZ -- 23/06/2002 - 17:26 (Leonardo de Oliveira Teixeira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O DEVER DA PAZ *

Leonardo Teixeira


Neste mundo repleto de ismos e logias, as lógicas perpassam nossa capacidade humilde de entendimento. Como se pode entrar em guerra para manter a paz? Afinal, a vingança seria um estímulo natural, inerente ao instinto humano, absolutamente compreendida até pelo papa!
Hoje, nos trancamos em casa, face à liberdade dos malfeitores. E rezamos para que os bandidos não ultrapassem nossos cadeados. A qualquer momento o sono lembra-nos o trauma de uma violência ressentida, uma dor sufocada, feita apenas de ausências. Abrimos a janela e sentimos o odor da selvageria lá fora.
Livre arbítrio. Assim foi dito e cumprido. A culpa não é da sociedade, dos governantes, nem de Deus. Cada um traz consigo o reflexo de sua alma espelhada, carregando a capacidade nobre do raciocínio, do estímulo.
Pau que nasce torto pode consertar-se. Se o dito popular estivesse certo, estaríamos condenados ao caos, sem direito à defesa prévia, nem sequer sustentação oral. Estaríamos vivendo num Érebo, onde seríamos Sísifos (da mitologia grega), condenados a rolar a pedra do nosso cruel destino até o topo da montanha, sempre em vão, na eterna rotina dos tempos, percorrendo seu fluxo, rumo ao infinito.
Não basta armar a polícia para combater o crime, nem combater a violência com violência. Não será preciso mudar todas as legislações. Se a criança é a semente do futuro fruto da sociedade, é preciso cultivá-las com lições de amor, sabedoria e paz, para que possa seguir seu caminho iluminado, longe das maledicências. John Lennon já gritava "dê uma chance à paz".
Vamos dar uma chance à paciência, que nos reluta aos nervos. E lembrar que fazemos parte deste mundo burocrático, onde temos não só o direito, mas o dever da responsabilidade.



* Publicada no jornal da OAB/GO
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui