Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Carta-Convite - Para concluir a Primeira Fase de Mudanças -- 12/01/2002 - 17:28 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA-CONVITE - ABERTA AOS AMIGOS DO USINA DE LETRAS



PRECISAMOS FECHAR ESTA PRIMEIRA FASE



Cumpre-nos esclarecer aos colegas do Usina de Letras, que os responsáveis pelo site já estão cientes do processo de mudanças em curso, encaminhado em Carta-Aberta, de conhecimento da grande maioria dos companheiros. Eles, os responsáveis diretos, estão bastante interessados e, inclusive, já iniciaram estudos para apresentar algumas melhorias, que irão, ao final, compor com àquelas que forem, por nós, apresentadas, como sugestões, para análise e eventual acolhimento e implementação.



Continuamos aguardando o encaminhamento de críticas e sugestões a respeito. Apresentamos, nesta oportunidade, uma relação das principais sugestões até agora elencadas, para fins de pronunciamentos, sempre direcionados para o endereço “CARTAS”, conforme combinado..



Além das críticas e sugestões, estamos inserindo, nestas oportunidade, outro opção para participação do processo, visando facilitar o trabalho dos companheiros que, por qualquer motivo, não queiram ou não possam alongar-se no oferecimento de críticas ou sugestões. Trata-se de um sistema de votação às sugestões em seguida arroladas e devidamente identificadas.



Para a votação, é bastante utilizar o endereço “CARTAS” e votar, da maneira em seguida exemplificada, valendo-se das quatro alternativas para escolha, a saber: CONCORDO, DISCORDO, INDIFERENTE, ou CONCORDO PARCIALMENTE. Exemplos de votações: “Sugestão A - Concordo. Sugestão B – Indiferente. Sugestão C – Discordo. Sugestão D –Concordo parcialmente”. A critério de cada companheiro, quando não houver concordância parcial ou total, seria recomendável a apresentação de pequena justificativa. O importante é que se vote até o último dia do mês em curso, janeiro de 2002, a fim de que possamos encerrar esta primeira fase do processo, preferencialmente, é claro, contando com o apoio do máximo de sugestões e/ou votações possíveis. Caso contrário, usaremos o princípio da presunção da concordância, por indiferença, o que significará maioria em segunda chamada, ou seja, com qualquer quorum, e daremos continuidade ao processo, apresentando a proposta aos responsáveis pelo Usina de Letras.



SUGESTÕES APRESENTADAS PARA ENCAMINHAMENTO DE CRÍTICAS OU VOTAÇÃO, NOS TERMOS SUPRACITADOS:



SUGESTÃO A – Elaboração de glossário, onde se definirá cada categoria de texto a ser publicado (crônicas, cordel, romance, ensaios, etc..). A classificação evitará a dubiedade de interpretações e, por conseguinte, o excesso de publicações em Artigos, por exemplo. . . Este glossário deverá ser publicado para orientação dos usuários, na própria página, pelos responsáveis diretos, pelo site, que já manifestaram esta disposição, desde, é claro, que apresentemos as sugestões para a classificação dos textos.



Há estudos técnicos neste sentido, sendo desenvolvidos pela área responsável. Se houver aprovação e viabilidade técnica, o texto somente será publicado se o autor abrir o combo-box que estará em branco (vazio), em substituição a categoria inicial ( que hoje é a de Artigos), e escolher uma das categorias ali classificadas para publicar seu texto..



SUGESTÃO B – PLACAR. Definir a periodicidade para levantamento de dados do Placar, em relação ao que atualmente vem sendo feito, isto é, AUTORES POR PRODUÇÃO LITERÁRIA, TEXTOS MAIS LIDOS E AUTORES MAIS LIDOS. Inserir mais um critério, O DE QUALIDADE, que poderia ser feito da seguinte maneira: A área responsável pelo site escolherá (mensalmente, trimestralmente ou semestralmente) os dez textos, de cada classificação, mais lidos e, dentre eles, escolherá os cinco que serão colocados à apreciação e votação de todos os usineiros, que terão determinado prazo para encaminhar suas preferências. (dentro de 30 ou 40 dias, por exemplo), com voto aberto, para evitar a duplicidade de preferências. A escolha dos textos, a divulgação e acompanhamento do processo eletivo será de responsabilidade dos responsáveis pelo site.



SUGESTÃO C – Criar, tanto para as obras eleitas como as melhores, em cada classificação, (crônica, poesia, etc) ,bem como para os autores que produziram maior quantidade de textos, textos mais lidos e autores mais lidos, prêmios do tipo: Usina de ouro, Usina de Prata e Usina de Bronze, para cada uma das categorias premiadas. Usina de Ouro para o autor mais lido, no período tal, por exemplo. Usina de Prata, para a melhor crônica, no período tal, e assim por diante.



SUGESTÃO D – Os prêmios poderão ser em dinheiro ( a definir origem e valor), em dicionários, em livros de literatura, livros de gramática, de teoria literária, em CD, e assim por diante.



SUGESTÃO E - Entendemos que faltaria introduzir outros endereços, no menu de classificação, para acolher obras como o romance, por exemplo, que atualmente não tem endereço claro. E logo o romance, que é considerado a mais importante forma de gênero narrativo em prosa. Quem souber de outros favor identificar e encaminhar a sugestão.



SUGESTÃO F – CRIAR ENDEREÇO ESPECÍFICO PARA ‘BATE-PAPO’, que não deverá ser permitido no endereço reservado para “CARTAS”, nem no “Quadro de Avisos”.



SUGESTÃO G – Inserir na relação de Normas de Uso do Site, onde deverá constar todas as orientações para uso correto do site, as explicações das mudanças ocorridas e outras orientações de caráter geral, as advertências e penalidades a que estarão sujeitos os infratores, para cada tipo de irregularidade ou ilegalidade, inclusive no que houver correlação com a nova lei que regulamenta as empresas jornalísticas, televisivas e da internet, entre outras. Deve ficar bem claro o que pode e o que não pode ser objeto de publicação no Quadro de Avisos, e, desse modo, em todos os endereços do site. Não se confundindo, tais medidas, obviamente, com qualquer resquício de censura. A liberdade de expressão é inerente ao sistema democrático. Mas a responsabilidade e o outro nome da liberdade. Basta lembrar que nos EUA, país indiscutivelmente democrático, existe a Federa lCommission of Communications, ligada ao Congresso, que acompanha o desempenho das televisões. Há, ainda,lei federal proibindo pornografia e programas obcenos, o Communications Act. Na rede NBC, por exemplo, há códigos de conduta que proíbe o comercial de mulheres inteiramente nuas. Piadas sobre drogas e sexos são proibidas na NBC.



A mudança de títulos será completa, lembramos, quando a nova página do site inserir as normas de operação, ali incluídas a definição de cada item dos grupos (ou endereços) acima arrolados. O que significa que cada um dos subitens pertence entes a cada grupo, tenha sua definição clara e a mais precisa possível. Exemplo: Romance, do grupo C, traria, mais ou menos , a seguinte definição: O Romance é narrativa onde são figurados acontecimentos dispostos numa certa ordem seqüencial e apresentados segundo técnicas narrativas muito variáveis. Definição a título, apenas, de exemplo.



Do exposto, concluímos que as alterações na classificação dos endereços, deveriam abranger, além de nova metodologia de classificação, a criação de novos endereços. Sugerimos a classificação abaixo, dentro daquela idéio do compo-box , solicitando que nos encaminhem outras sugestões e, principalmente, mandem-nos idéias de como definiria cada categoria uma das categorias abaixo especificadas, inclusive ourtas que porventura queira sugerir.





GRUPO A - Endereço para publicações de ARTIGOS, CRÕNICAS e REDAÇÃO



GRUPO B - Endereço para publicações de CARTAS



GRUPO C - Endereço para publicações de CONTOS



GRUPO D - Endereço para publicação de CORDEL



GRUPO E- Endereço para publicação de DISCURSOS E ENSAIOS



GRUPO F - Endereço para publicação de Temas ERÓTICOS



GRUPO G - Endereço para publicação de FRASES



GRUPO H - Endereço para publicação HUMOR (ênfase em piadas)



GRUPO I - Endereço para publicação de temas destinados ao público INFANTIL



GRUPO J - Endereço para publicação de temas destinados ao público JUVENIL



GRUPO K- Endereço para publicação de LETRAS DE MÚSICA



GRUPO L - Endereço para publicação de PEÇAS DE TEATRO



GRUPO M - Endereço para publicação de ROMANCES (em elaboração ou concluído)



GRUPO N – POESIAS EM GERAL



GRUPO O - Endereço para publicação de MONOGRAFIAS, TESES ou MONÓLOGOS



GRUPO P - Endereço para publicação de textos TÉCNICOS, em geral. (Direito, Economia, Administração, Literatura, Engenharia. etc).



GRUPO Q - BATE PAPO - Endereço reservado para pequenos contatos. Pessoais e não necessariamente envolvendo questões de textos literários ou do site de modo geral.



GRUPO R - Endereço para publicação de roteiros de FILMES E NOVELAS



GRUPO S - REPETINDO A DOSE - Endereço reservado para publicações de textos já divulgados, uma única vez, há, pelo menos, trinta dias. O objetivo é permitir nova divulgação de textos considerados pelos seus respectivos autores como de importância para serem novamente divulgados e lidos. Ou então, para os casos de atualização de dados de texto anteriormente publicado, resumo ou outra alteração qualquer. É mais uma chance para todos de retornar com o texto à página de exibição inicial, facilitando, sobremaneira, o acesso dos leitores que não tiveram oportunidade de vê-los em sua primeira versão.







SUGESTÃO H - As normas sobre toda a operacionalização do uso do site, além de permanecer definitivamente divulgada no sistema, deverá incluir, (mais uma sugestão) um código de ética que balizará as ações de supervisão, coordenação e fiscalização do uso do site, além das penalidades e das orientações gerais aanteriormente citadas..





SUGESTÃO I - MUDANÇAS NO ENDEREÇO RESERVADO AO CURRÍCULO - Entendemos que este espaço não vem sendo utilizado pela grande maioria dos usuários. É um espaço ocioso que precisa ser melhor aproveitado. Nossa sugestão caminha em dois sentidos. Primeiro, manter o local para inserção de currículo, propriamente dito, para quem achar conveniente.



Depois, introduzir um questionário, de preenchimento opcional, objetivando aproximar os usuários do sistema, quebrando a frieza de seus contatos, em alguns casos, por conta, até mesmo, do anonimato, introduzindo um questionário, de preenchimento opcional, para traçar um perfil mais próximo de todos nós, objetivando aprimorar o processo de comunicação, ao mesmo tempo em que, salvaguardando a privacidade e a segurança necessária.



Apenas para dar uma idéia, ele teria questionamentos do tipo: Sexo - preferência musical - ídolos no cinema - no esporte - - signo, e algumas indagações, para serem respondidas em poucas palavras, sobre sonhos, esperanças, a maior alegria que já teve, a maior tristeza, como se coloca frente às questões de espiritualidade, o que espera da vida, traçar o próprio perfil, e assim por diante. Este questionário, a exemplo das demais mudanças sugeridas, deverá, também, ser elaborado de forma coletiva. Aguardamos sugestões sobre seu conteúdo..



SUGESTÃO J - MUDANÇAS SUGERIDAS PARA O BLOCO DOIS - FINALIDADES E MISSÕES



Este bloco, basicamente, objetiva estabelecer mudanças de caráter mais estratégico do que tático. Assim, com base nos dados de quantidade e qualidade obtidos através do novo PAINEL, anteriormente sugerido, e a partir da periodicidade que for definida para efetuar os levantamentos dos dados, é que se poderá introduzir, como primeira sugestão de mudanças, os critérios a serem utilizados para premiar os textos literários, (talvez os três melhores), em cada modalidade.



A questão dos prêmios, por sugestão, e em princípio para os três textos literários considerados de melhor qualidade, no período "X", teria, MAIS OU MENOS, a seguinte definição, conforme já falamos no início desta carta:



Troféu Usina de Ouro - para os primeiros colocados, em todas as modalidades, conforme a nova classificação. Isto é, no caso do primeiro grupo, (GRUPO A) que reúne Artigos, Crônicas e Redação, a escolha do texto de melhor qualidade, daquele período, poderá recair tanto em Artigo, como em Crônica ou Redação, que pertencem ao mesmo Grupo. O mesmo raciocínio será aplicado em relação aos demais grupos.



Troféu Usina de Prata, para os colocados em segundo lugar; e Troféu Usina de Bronze, para os que ficarem em terceira classificação.



SUGESTÃO K - Poderemos criar, também, prêmios para os três primeiros colocados em termos de quantidade, isto é, para os autores com maior produção literária, os autores e os textos mais lidos. Sugestão, de igual modo, a ser discutida por todos. No caso desse item, que remete à quantidade, sugerimos que, além dos totais cumulativos que já vêm sendo adotados, incluir classificação por períodos, por exemplo, os autores com maior produção literária no trimestre, de janeiro a março de 2002, ou no semestre, daquele mesmo ano, como queiram; O mesmo raciocínio para os autores mais lidos, em cada período, e, do mesmo modo, os textos mais lidos.



SUGESTÃO L - Os prêmios poderiam ser em dinheiro, (estabelecendo a forma para angariar recursos), em forma de livros de literatura (nacional ou estrangeira), dicionários e gramáticas;



SUGESTÃO M – Prêmios através de divulgação ou impressão de livros para serem publicados, contendo todos os textos de determinado grupo de usineiros premiados, em dado período.



SUGESTÃO N - Poderíamos pensar, ainda, na criação da " REVISTA DO USINAS", como forma de divulgação dos textos e de angariar recursos para cobrir despesas com premiações e outros eventos. Nela seria , também, divulgada eventuais publicações de livros e outros impressos de escritores do Usinas.Seria também mais uma fonte de receita, com a inclusão de propaganda.



SUESTÃO O - O patrocínio para viabilizar a revista deverá ser considerado. Um empresário poderá prestar sua colaboração adotando um escritor como "afilhado" e, desse modo, contribuir financeiramente para o site, obtendo, em troca, publicidade na Revista do Usinas. Esta experiência poderia ser iniciada em três ou quatro capitais, cada qual com seu grupo de acompanhamento e controle próprios. Futuramente, poderíamos pensar na possibilidade de torná-la a nível nacional.



SUGESTÃO P - Podemos, com certeza, pensar na possibilidade de realização de Encontros de Literatura, Poesia e Cordel, como forma de divulgação e captação de recursos. Em cada local de atuação das comissões específicas de cada estado, que serão criadas com esta finalidade.



SUGESTÃO Q - Finalmente, o início dos trabalhos deverá contar com uma comissão, previamente criada para coordenar a execução deste projeto, valendo-se de voluntários, em número não superior a cinco, para acompanhamento e controle dos resultados. Continuamos aguardando candidatos.



Os responsáveis pelo site do Usina de Letras, já nos manifestaram interesse pelas mudanças. Aguardam nossa participação. E já desenvolvem alguns trabalhos paralelos, em cima do que estamos propondo. Em tempo: Este trabalho não exclui outros que porventura estejam sendo postos em prática. Ao contrário: No caso positivo, somaremos esforços em benefício da ampliação do raio de ação e da qualidade do Usina de Letras. Quem se dispuser, como voluntário, para coordenar os trabalhos, que apresentem, através no nosso "Ponto de Encontro", no endereço "CARTAS", suas respectivas candidaturas. Sugerimos, preferencialmente, que da comissão faça parte os mais antigos colaboradores do site, pela experiência acumulada que já possuem. O encaminhamento de candidaturas, para a criação da comissão de coordenação e controle, deve ser apressada e, em princípio, poderá ser feita até o dia 31 de janeiro de 2002. Entretanto, as discussões dos temas, já poderão ser iniciadas, a partir das críticas às questões ora colocadas. Abraços. Contamos com a necessária colaboração de todos. Domingos.



























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui