Usina de Letras
Usina de Letras
288 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A verdade -- 26/08/2002 - 18:13 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A verdade deveria estar acima de tudo, não deveríamos escolher a hora ou quando para dizê-la, se todos dissessem a verdade será que o mundo ainda estaria de pé?
Dizer a verdade nada mais que a verdade e tão somente a verdade implica em tanta coisa que a própria verdade não seria suficiente, não daria conta, não seria o bastante. Diante de coisas que não podemos explicar inventamos algo pra nos dar um explicação e apagar a dúvida que tantas vezes nos tira o sono.
Desde criança convivemos com essa luta titânica dentro de nós mesmos entre a verdade e a mentira, desde muito cedo aprendemos que se ocultarmos um fato ou mesmo mentir podemos nos salvar de encrencas e aprendemos também que a mentira tem perna curta e é uma coisa feia, nossos pais diante da inexperiência acabam inventando histórias de cegonhas e de sementes para falar sobre sexo, acabamos sabendo que muitas vezes temos que inventar para não chocar ou nos livrarmos de maiores problemas.
Nós vivemos num mundo de juizes, todo mundo se julga capaz de julgar as pessoas e condená-las, chamamos um aos outros de mentirosos como se nenhum de nós mentíssemos, todo mundo menti e não é pouco não, a única diferença é que uns mente mais do que os outros e tem aqueles que mentem para si mesmos, esses são os piores.
A verdade é que ninguém sabe realmente o que é só dizer a verdade, ninguém conhece toda verdade de nós mesmos se não nós mesmos, mesmo fazendo de nossa vida um livro aberto tem sempre coisas subentendidas nas entrelinhas que ninguém jamais poderá ler, falamos só daquilo que achamos que devemos falar, ninguém fala toda a verdade, todo ser humano tem um segredo que é sagrado, uma parte dele que ninguém poderá penetrar, por mais entregue que ele esteja.
A verdade nos liberta de muitas culpas, nos faz renascer, nos dá uma segunda, terceira chance, nos redime mas também nos condena ao julgamento alheio, aos olhos de nossos semelhantes, que se consideram juizes, somos condenados, considerados culpados, não podemos nos esconder atrás de palavras, afinal a mentira são só palavras que não são as verdadeiras palavras e a verdade o que é a verdade?


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui