Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Noite da Cultura- 20 nos Editora Idéia -- 27/08/2009 - 12:09 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Comemoração de 20 Anos da Editora Idéia em Noite da Cultura

26-08-2009

Por: maria do socorro cardoso xavier



Magnífica comemoração de 20 anos da Editora Idéia, na qual foi lançada Coletânea comemorativa, 33 participantes, com trabalhos nos gêneros crônica, ensaio e contos. O editor Magno Nicolau fez a apresentação e muito realizado ao ver o progresso de sua editora que há tempo vem prestando ótimos serviços à comunidade Paraibana e até alhures.

O Evento “Noite da Cultura” articulada pelo SEBRAE Paraíba em parceria com a Academia Paraibana de Letras e Conselho Editorial do Unipê.

Ao longo da comemoração ocorreu a apresentação do Projeto Núcleo de Editores Associados do Nordeste, para o qual usaram a tribuna o representante do Superintendente do SEBRAE, Júlio Rafael -o Gerente do Sebrae Paraíba, Edílson Azevedo. Em seguida o Diretor da Editora Idéia, Magno Nicolau frisando a importância de fortalecer em nível de Nordeste o universo editorial. Inclusive já está agendando um Encontro de Editores do Nordeste para o próximo ano com apoio do Sebrae.

Foram lançados 7 livros: Pela Editora Idéia além da Coletânea comemorativa “Leituras Diversas- Crônicas, Ensaios e Contos, organizada por Magno Nicolau, fora lançado e apresentado por editor Magno Nicolau o livro O Manuscrito Inacabado, de Kamal Abdulla (indiano); Terra, revisionismo e cultura em Euclides da Cunha do professor José Octávio de Arruda Melo, do Unipê e da Academia Paraibana de Letras, tendo sido apresentado pelo professor do Unipê Flávio Colaço e tecido considerações acerca das ilustrações gráficas, o artista plástico paraibano e intelectual Chico Pereira (o livro tem o prefácio do mestre José Jackson Carneiro de Carvalho); o Livro Craíbas ou Caraíbas- a terra, o índio e o mito, de autoria do professor Franciraldo Loureiro Cavalcante (Vale do Piranhas e Piancó); O Livro O Gago que discursava de autoria de João Ribeiro Filho, cuja apresentação fora feita pelo juiz do trabalho e mestre em direito do trabalho pela UFPE, Ramon Bezerra dos Santos. Foi um apresentação bem irreverente e interessante. Foi feita a apresentação da Revista Prêmio editada por Flávio Sátiro Filho.

Os lançamentos foram intercalados por números lítero- culturais quais sejam: exibição de um vídeo com composições de Zabé da Loca (vídeo bizarro e realista mostrando o despojamento da gente simples do sertão e cariri) de autoria de Durval Leal Filho; Leitura declamatória de trechos do Livro O Itinerário Lírico da cidade de João Pessoa pelo próprio autor, o poeta da geração 59, Jomar Moraes Souto (Livro já em 6 edições); Declamação envolvendo o público de trechos do mesmo poema pelo poeta Adilson Dias em cena aberta.

No final Noite de autógrafos na praça de Eventos do Sebrae-Paraíba e apetitoso coquetel servido aos presentes.

O auditório do SEBRAE estava repleto de pessoas. Das que conheço lista-se além dos já mencionados acima: Cronista Hélio Zenaide; Neide Medeiros Santos (escritora, doutora em Letras); Poeta Piedade Farias; Letícia Maia Pinto Ferreira, presidente da Fundação Casa de José Américo; Heitor Cabral da Editora Linha D’Água; Flávio Sátiro Fernandes; Poeta Luiz Nunes Alves; jornalista Evandro Nóbrega; Joaquim Osterne Carneiro presidente da Alane e Maria Augusta; Humberto Fonseca Lucena do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano; Acadêmico Hildeberto Barbosa Filho da Academia Paraibana de Letras e eu Maria do Socorro Cardoso Xavier. O Cerimonial fora feito pelo jornalista e radialista Filipe Donner da Rádio Cabo Branco FM e IFPB (Instituto Federal Profissional da Paraíba, antiga Escola Técnica Federal e antigo Cefet).

Estão de Parabéns a Iditora Idéia, o Sebrae, o Conselho Editorial do Unipê, os autores, Zabé da Loca (tocadora de pífano) e o Itinerário Lírico da Cidade de João Pessoa.













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui