Usina de Letras
Usina de Letras
202 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A ética e a moral abaixo da pré-sal -- 12/08/2009 - 23:57 (Mauro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A ética e a moral abaixo da pré-sal

As Sarneyliárias







Que pensarão os pais daqueles jovens idealistas que morreram na luta pela democracia? E nós outros que nos arriscamos, alguns presos e torturados, outros arribados que perderam boa parte da juventude longe de seus familiares? Como poderemos entender aqueles que no passado se juntaram as guerrilhas e hoje ao exercerem o poder, são corruptos, ladrões de gravata juntando-se a uma quadrilha de vendilhões da pátria? Até quando a farsa da democracia empacotada com papel de presente e recheada de safadeza continuará roubando descaradamente o contribuinte brasileiro?

Será que eles pensam que continuarão impunes definitivamente? Por acaso o povo continuará como cordeiro seguindo para o matadouro sem reação e fingindo que vivemos em céu de brigadeiro?

A nova ética do senado passou do fundo do poço e vai muito abaixo da camada pré-sal.Ladrão, corrupto, trambiqueiro, vigarista, latrocina, são os adjetivos elogiosos para quadrilha que se aboletou naquela casa. A democracia transformou-se em canalhocracia e os canalhocratas inimigos de ontem são os parceiros e irmãos de hoje, prováveis inimigos de amanhã e amigos novamente na próxima maracutaia.

Quando um canalhocrata rouba, diz que enganou-se com pequenas coisas como uma mansão no Lago Sul (Pravo favore labi in minimus rebus) como dizia Cícero no Senado nos discursos contra Catilina (enganar-se por prevenção nas menores coisas). Uma mansão, uma ilha nesse mar imenso da costa brasileira, são pequenos deslizes de somenos importância para quem tem oito aposentadorias, dezenas de pro-labores e participações em dezenas de empresas adquiridas todas elas com o suor dos parcos salários de funcionário público há mais de 50 anos. Uma pequena fortuna que na declaração de bens de 2006, era apenas de R$ 4.590.622,00, sendo que de patrimônio imobiliário tinha apenas R$ 1.327.904,00 e o restante 3.622.717,00 era em bancos e R$ 297.000,00 dinheiro em espécie. Para quem tem apenas 17 itens na declaração de bens nesse valor, esquecer R$ 4.500.000,00 de uma casinha em Brasília e uma ilhazinha no maranhão é realmente minimus rebus. Os R$ 297.000, 00 em espécie em casa deve ser para pagar as pequenas despesas de alimentação, oriundas da prestação de contas com verbas de gabinete adquiridas por notas frias. O mais interessante é que esses notável homem incomum não está só. Tota suppuratio senatus( todo senado supura pus). Não existem santos, apenas os menos sabidos. A ética e o espírito da res pública sucumbiram em troca de cargos, poder e dinheiro. A honestidade morre de vergonha atrás das portas e por baixo dos tapetes. Nos gabinetes espúrios as chantagens são combinadas. Retira-se uma acusação de um em troca da acusação de outro. Ofendidos e ofensores no dia seguinte se confraternizam na festa dos grandes acordos da canalhocracia.Canalhocrata é assim mesmo. Tudo como d`antes no quartel de abrantes.

O povo assiste por hora inerte, o desenvolvimento e o envolvimento dos cara suja, até então considerados honesto. Mas, até quando ? Quem poderá garantir que o morro não desça com as armas do tráfico e a delinqüência organizada e se una a classe média para destilar o ódio através de uma revolta ou guerra civil. Isso não é novidade para o Brasil. Um breve olhar ao passado e teremos as revoluções de 1930, 31 e 35. Os países ditos subdesenvolvidos e em desenvolvimento estão mostrando aqui e ali pequenos e grandes insurretos. Nós poderemos ser o próximo. Se vivo estarei com eles.



Mauro de Oliveira

12/08/2009

























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui