Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Despreparo -- 30/05/2000 - 20:17 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É incrível como nestes dias de hoje as pessoas ainda estão despreparadas para a participação em reuniões, sobretudo as de trabalho. Doutores de grande proeminência, executivos de escol, médicos afamados, advogados, senhores e senhoras de grande classe e saber. Pessoas assim, em reuniões ainda se portam de maneira inadequada, pondo em risco sua reputação.

Uma das principais questões na participação é o princípio da inevitabilidade do sono. É da natureza humana dormir durante exposições longas e discussões variadas, ainda que se trate do mais palpitante dos temas. Acho que é uma espécie de proteção que nos dá o Criador, um freio trabalhando para a convergência de opiniões, um atenuante para os argumentos mais exaltados.

Se não há dúvida que é perfeitamente compreensível e aceitável dormir em reuniões de trabalho, é igualmente certo que há que ter classe. Há que preservar as aparências. Não é necessário nem prudente deixar que notem sua ausência temporária, pois aí o efeito é inverso. Desperta-se a ira. Nestes tempos de internet e globalização já não se admite, por exemplo, dormir de olhos fechados. Convenhamos, não fica bem. Nestas ocasiões sempre há um ou outro insone que pode denunciar o ocorrido. Vexaminoso. Antigamente isto era aceitável mas com a evolução das técnicas, e há várias, já não se aceita dormir de olhos fechados. Ressonar então, nem pensar. Em minha opinião dormir em reuniões de trabalho é mais que aceitável, é recomendável, seja do ponto de vista da saúde, seja do ponto de vista do objetivo da reunião. Se apenas alguns permanecem em vigília, a reunião segue mais ágil havendo até alguma chance de se fazer algo produtivo.

Eu sei, eu tenho muita culpa nesta situação toda. Durante muitos anos venho desenvolvendo minha própria técnica de dormir de olhos abertos tendo já obtido resultados expressivos. Além dos olhos abertos eu já consigo, sem acordar, bater palmas em discursos e dizer Ãhã nas paradas de algum interlocutor que encete uma conversa paralela. Consigo ainda tomar cafezinho e bebericar água mineral. Estou desenvolvendo agora a capacidade de levantar questões de ordem mas devo confessar que ainda não está bom o suficiente. E aí está a questão principal, a origem primeira de minha omissão. Por mais perfeita que esteja a técnica, eu sempre acho que devo esperar mais um pouco para divulgá-la, inclusive adiando meu próprio enriquecimento. Enquanto isto, quanto sofrimento poderia ser evitado. Os benefícios do dormir nas reuniões são enormes. Quem dorme, não fala bobagem e também não ouve. Quantos conflitos evitados. As decisões e seus efeitos daninhos são postergadas. Dormindo nestas e outras ocasiões evita-se aborrecimentos e há mesmo quem proclame efeitos emagrecedores a este hábito, de resto, tão salutar.

Estes artifícios todos, tem por objetivo evitar que descubram que você se ausentou temporariamente a buscar inspiração em plagas mais sábias. Lembre sempre que um dos principais objetivos ao participar de reuniões é fazer seu nome constar na ata, preferencialmente como autor de alguma idéia genial que só não será aproveitada por falta de recursos ou falta de visão dos demais participantes. De qualquer modo fica registrado para a posteridade. É mais ou menos o que fazem os deputados ao discursar para plenários vazios. Fica na ata e sai na Hora do Brasil.

Não fujo à minha responsabilidade e prometo para breve o lançamento de um "kit" com a detalhes sobre a técnica "Sono e Participação", incluindo um adendo sobre comícios, batizados, formaturas e passeios em "shoppings".

Aguardem!


Escrito em 24.02.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui