Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140787)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Fechado Para Balanço -- 03/05/2002 - 18:33 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O MUNDO ESTÁ EM OBRAS


O mundo está em obras. Há obras e serviços de engenharia por todos os cantos e recantos do planeta. E obras e serviços de engenharia política também. Em alguns lugares, como no Afeganistão, por exemplo, prédios e cavernas são bombardeados pelos americanos. Na Faixa de Gaza não é diferente. Palestinos, vestidos de dinamite, implodem pessoas e lugares. Enquanto Israel bombardeia igrejas e escolas.

A destruição antecede a perspectiva, não muito convincente, de que a paz retorne ao canteiro de obras da humanidade. E com ela, certamente, virá a reconstrução.

Na França, o povo acabou ficando entre construir uma ponte sobre o rio Sena, mantendo o curso normal da esquerda para a direita, ou seja, trocando seis por meia dúzia, ficando, mais um tempo, com o Jacques Chirac, ou invertendo o curso das águas na direção de sua cabeceira, correndo o risco de o rio transbordar pelas águas violentas da ultradireita, com conseqüências imprevisíveis para a França, toda a Europa, e até para o resto do mundo, caso o candidato da Frente Nacional, Le Pen., saia vitorioso do segundo turno das eleições francesas.

Na Argentina, o povo continua batendo panelas vazias na rua, em protesto pela falta de dinheiro, de comida e de perspectivas. Enquanto o Fundo Monetário Nacional nada promete, enquanto nossos vizinhos não fizerem o que eles chamam de “dever de casa”. Ajustar, ainda mais, a economia. Reduzir, ainda mais, o desemprego. Parar de crescer. Sem se descuidar do pagamento dos juros da dívida. O FMI virou o Mister M, aquele americano que faz mágicas e ensina para as pessoas, mostrando como é fácil enganar os outros.

No Brasil, os candidatos à presidência da República ainda estão em fase de recuperação da cirurgia plástica a que se submeteram. Estão irreconhecíveis. Com o rosto inchado. Ninguém consegue identificar, com segurança, quem é quem. Nem aquele ditado “dize-me com quem andas que eu te direi quem és”, está dando certo. Pois é grande a confusão de namoros e de uniões inusitadas que estão surgindo. Gente que não tem nada a ver uma com a outra, mas que prometem fidelidade e querem morar juntas. Dividir o mesmo colchão.

E os jornais continuam anunciando. Lula defende a elevação do Imposto de Renda. Governo amplia para cinco por cento a meta de inflação. José Rainha do MST é preso com arma militar e sem porte de arma. Nada a ver com a Reforma Agrária. Crise na Argentina contamina Uruguai. Cresce o número de feridos à bala no Rio de Janeiro. Aumenta os casos de seqüestros em São Paulo. BNDES prevê risco no apoio financeiro à Rede globo de Televisão. Papa anda preocupado com a pederastia entre os religiosos. O celibato volta às mesas de discussões. PFL ameaça vir de Silvio Santos. E fica livre para elaborar alianças nos Estados. E a história do bicho papão contra Lula se repete. É preciso unir o PMDB. Fim de privilégio divide Deputados .Começa em junho a restituição do Imposto de Renda. Petista promete governo de diálogo e defende a entrada de capital externo para investimentos. Domingo é dia do Domingão do Faustão. A turma do Big Brother estará toda por lá. Continuam as guerras entre as nações africanas. Crianças continuam morrendo de fome. Os Estados Unidos ameaçam, novamente, invadir o Iraque. Os estrangeiros continuam invadindo a Amazônia.

Só há um jeito. O mundo precisa fazer um balanço geral. Enquanto isso, devemos colocar em sua volta um imenso tapume com os dizeres: ESTAMOS EM OBRAS. HOMENS TRABALHANDO. FUTURA SEDE DO INFERNO.


Domingos Oliveira Medeiros
03 de maio de 2002






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui