Usina de Letras
Usina de Letras
218 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Reeleição Não Combina Com Democracia. Desafina. -- 09/01/2002 - 20:51 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RELEIÇÃO NÃO COMBINA COM DEMOCRACIA. DESAFINA.



A Emenda Constitucional que introduziu a reeleição, em todos os níveis, continua sendo absurda e não devia prosperar por mais tempo. A alegação de que um mandato de cinco anos é insuficiente para por em prática um programa de governo é justificativa que não se sustenta diante da evidência dos fatos.



O saudoso presidente Juscelino Kubitschek, por exemplo, não precisou de maior tempo para inaugurar uma nova era de prosperidade, com a implantação da indústria automobilística. Encontrou tempo, também, para construir Brasília, deslocando o eixo do Poder para o Centro-Oeste, redescobrindo o país e desconcentrando o raio de investimentos produtivos, rumo ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.



A bem da verdade, a reeleição produz o desgaste político, a vulnerabilidade do poder e desemboca, quase sempre, no fisiologismo, no desperdício de recursos, na corrupção e tantas outras mazelas já conhecidas do povo brasileiro. A rotatividade do poder, ao contrário, é medida saudável e necessária, pois traz consigo a oxigenação política, apagando desenganos e reacendendo esperanças. Pelo que temos presenciado, durante todos estes anos de república, o mais sensato seria encurtar o tempo dos governantes, em todos os níveis.



Ademais, quem poderá garantir que o reeleito, ainda que bom governante, possa repetir a atuação anterior? Se a cada eleição muda-se a composição dos partidos e de seus filiados, por conta, até mesmo, da infidelidade partidária, alterando, conseqüentemente, o apoio da maioria ao governante majoritário que for eleito? A rotatividade do poder é medida saudável e necessária, pois traz consigo a oxigenação política, apagando desenganos e reacendendo esperanças.



Já se fala, inclusive, em retomar as discussões para a mudança do atual regime presidencialista para o Parlamentarista. E que Fernando Henrique poderia até se candidatar a primeiro ministro, perpetuando-se no poder.



E tem projeto, tramitando no Congresso Nacional, para conferir vitaliciedade aos ex-presidentes, na condição de Senador, que já conta, inclusive, dizem os jornais, com a simpatia de Fernando Henrique Cardoso.

Se com dois mandatos, até agora, não encontramos o nosso rumo, melhor trocar de caminho e de bússola. Sob pena de ficarmos, mais um longo tempo, atolado e na chuva, sem reclamar dela, pois é justo ela, a chuva, que tem evitado que a escuridão atrapalhe ainda mais o nosso caminhar, rumo ao futuro. Pra que lado mesmo fica o futuro?



Domingos Oliveira Medeiros







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui