Usina de Letras
Usina de Letras
242 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A capoeira como inserção na sociedade. -- 11/07/2009 - 21:32 (Marcelo de Oliveira Souza :Qualquer valor: pix: marceloescritor2@outlook.com) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A capoeira como inserção na sociedade



No início da colonização brasileira, os portugueses usaram de expedientes excusos para conseguir uma mão de obra barata, escravizando os negros e trazendo-os para a nossa terra “mater”, iniciando um processo de formação do povo brasileiro.

Habitando em um país novo, onde eram obrigados a trabalhar para os senhores de engenho eles foram segregados aos piores lugares da fazenda, sendo denominado como senzala, mudaram a sua forma de comemoração, de luta, transformando até a famosa capoeira em dança, para que não sejam apanhados treinando contra os seus algozes.

Assim essa forma de expressão, comemoração, defesa ou dança foi tomando conta com seus movimentos ritmados.

Hoje percebemos a importância histórica da luta dos negros, que terminaram influenciando toda uma sociedade globalizada, cujas pessoas admiram esse “balé”, se encantando a tal ponto que começamos a “exportar” essa arte. Foi aí que surgiu a Organização não Governamental Guerreiros da Capoeira para arregimentar pessoas das ruas e transformá-las em mestre de capoeira, não só formando a sua personalidade, orientando-o para um convívio social decente, mas convocando os melhores alunos a serem mestres de capoeira, indo ministrar aulas no exterior.

Essa grande ideia mostra como a cultura africana e por sua vez a capoeira virou uma verdadeira filosofia, onde a transformação do indivíduo através da arte, cultura e exporte é a solução para toda a sociedade que grita, clamando por mais atenção dos seus governantes.







Marcelo de Oliveira Souza



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui