Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DESABAFO. -- 11/07/2009 - 20:37 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DESABAFO.



Fico observando os filhos visitarem os pais no Lar Divino Ferreira Braga.

De vez em quando!

Às vezes até o levam para almoçar em casa um dia de Domingo.

Como presidente do Lar, não sei isto é bom ou ruim para o morador.

Ficar remoendo e remexendo em velhas lembranças.

A maioria visita nos três primeiros meses, depois os pais são apenas lembranças e menos um estorvo para cuidarem.

Hoje travei um longo dialogo com uma moça que se diz contra o asilamento das pessoas.

Na sua visão o parente mais próximo tem obrigação de cuidar do outro, quando a necessidade se tornar realidade.

Ela é advogada e entende de leis.

Pais cuidando dos filhos.

Filhos cuidando dos pais.

Irmãos cuidando de irmãos.

Netos cuidando dos avós.

Isto seria viver no paraíso.

Infelizmente a realidade é outra.

A crueldade é real.

A lei obriga o parente mais próximo a cuidar de alguém sem lhe perguntar se ele tem condição ou não para fazê-lo.

A lei permite que a Constituição não seja cumprida: “Todo cidadão tem direito à vida digna”.

Isto está na constituição que deveria ser rasgada.

A lei permite que um político sacana viva no paraíso com toda a sua corja, construído com o dinheiro roubado do nosso povo.

Depois vem e diz que o filho é obrigado a cuidar do pai ou da mãe acamados, com um mísero salário mínimo.

Somente uma lei pode dizer ao filho que ele deve cuidar do pai.

Nenhuma lei feita pelos homens vai colocar amor no coração de ninguém.

Esta mesma lei diz que o governo é obrigado a cuidar dos seus cidadãos.

Mas quem tem coragem de obrigar o governo?

Elaboraram um Estatuto do Idoso como se vivêssemos em um país de primeiro mundo.

Lá está escrito: ”Todo idoso tem direito a um acompanhante quando estiver hospitalizado”.

Os hospitais públicos transformaram o direito em uma obrigação alegando falta de funcionários e dizendo que o acompanhante é bom para a recuperação do paciente.

E quem recupera o acompanhante?

É claro que quando o parente está disponível e disposto a acompanhar seu ente querido não precisa de nenhuma imposição, ele vai com prazer de servir.

Mas vamos colocar os pingos nos is.

Quantas pessoas você conhece que pode levar um irmão com problema mental para dentro da sua casa para ficar com os seus filhos enquanto o casal sai para trabalhar?

E vem um idiota e fecha as casas de acolhimento para estas pessoas.

Eu disse acolhimento.

Não de tortura como eram os antigos Manicômios, onde funcionários sem escrúpulos e sem alma recebiam salários para torturar as pessoas.

Quando fecharam estas instituições agravaram o convívio familiar, principalmente dos mais pobres, que de uma hora para outra, tiveram que alterar toda a rotina da família.

Precisamos sim, de casas para acolher pessoas com problemas.

Casas como o LAR VICENTINO DIVINO FERREIRA BRAGA em Betim-Mg; que cuida de cinqüenta moradores, na sua grande maioria com problemas mentais por doença ou por velhice e que são cuidados com o carinho respeito que todo ser humano deve ser cuidado.

Que também paga acompanhante, mesmo sendo uma instituição de caridade, os empregados que cuidam da casa são insuficientes para esta tarefa, então contratamos pessoas, muitas vezes, desconhecidas e contratadas por indicação.

Se as Instituições de caridade não cuidarem destas pessoas, quem o fará?

Ou todos terão que perambular pelas ruas como cachorros sem dono?

Um filho único, assalariado que precisa trabalhar para sustentar a casa, se um dos pais adoece como ele vai conseguir ser acompanhante e trabalhador ao mesmo tempo?

Para não perder o emprego ele terá de pagar um acompanhante, que normalmente é uma pessoa que sequer conhece a pessoa que vai acompanhar.

Como se paga alguém para cuidar de uma pessoa, dia e noite? O pagamento terá que ser feito a duas pessoas, que hoje gira em torno de R$ 80,00 para cobrir os dois turnos.

Dois mil e quatrocentos reais por mês!

Quem é assalariado tem condição de pagar?

Terá que abandonar o emprego?

Somente uma categoria pode fazer isto.

O funcionário público, que dificilmente perde o dia de trabalho.

Quem cuida de quem?

Quando alguém está internado em uma Instituição Governamental, ela tem a obrigação de cuidar e bem da pessoa institucionalizada.

Milhares de técnicos e auxiliares de enfermagem pagaram caro por um curso na esperança de um emprego e estão desempregados, enquanto a grande maioria dos políticos e de alguns funcionários corruptos ladroes com ciploma e gravata roubam o dinheiro da saúde.













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui