Usina de Letras
Usina de Letras
369 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LARÁPIO E LADRÃO:SUTIS DIFERENÇAS! -- 01/07/2009 - 09:41 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








Se havia um sujeito respeitado na antiga Roma era o Cônsul da Cirenaica,chamado Lucius Amarus Rufus Ápius .Além do nome grande tinha também enormes predicados morais e cívicos;por isso gozava de grande popularidade e fama.

Mas,como nem tudo são rosas,o nosso Rufus tinha um pequeno defeito que legou aos nossos políticos de hoje;ele não fazia diferença entre o dinheiro público e o privado,como ,aliás,os nossos senadores também não fazem.

Devido a esse pequeno defeito, quando um homem comum era flagrado tirando alguma coisa de alguém,ou surrupiando algo que não era seu,era chamado de L.A.R.Ápius.Por causa do nome comprido,os romanos de ontem,que,como os americanos de hoje,gostavam de abreviar tudo,chamavam o cara simplesmente de L.A.R.Ápius.

Mas,há controvérsia:

1-Na história não consta o nome desse cônsul.

2-Não existe,no latim,a palavra larappius.

Então, como surgiu esse nome?Como todo bom ladrão suas origens sumiram.

Eu consigo perceber uma sutil diferença entre as palavras Ladrão e Larápio;ladrão é um sujeito comum,só que amigo do alheio,um brasileiro, como muitos;já larápio,eu imagino um cara de terno e gravata,maleta 007 e um assessor esbaforido carregando seu laptop;um daqueles caras que nosso presidente diz não ser uma pessoa comum,regular,profissional,malandro oficial,com retrato na coluna social,malandro federal.*Não é agressivo,longe disto,é um bon-vivant,amante de vinhos e mulheres bonitas.Não rouba,surrupia,na calada da noite.Ele se dá bem!Ele é o cara!

A diferença entre ele e o ladrão é que este vai preso e algemado num camburão e pega cana dura,”ta na greta,na sarjeta do país”.* O outro,morre na cama e ganha estátua em praça pública,com uma inscrição:

Ao honrado Sr.Fulano,a pátria agradecida!

Estou meio catacega, o que está escrito:pátria agradecida ou pátria emputecida!???

Dúvida cruel!!!

*Trechos da “Homenagem ao malandro”,de Chico Buarque.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui