Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS BASTIDORES DO PODER! -- 18/06/2009 - 10:06 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








Dois famintos camponeses ,na França de Luis XVI,admiravam uma bela ponte recém construída pelo rei e ,um deles,fez um comentário:

-Muito bonita!Será segura?

O outro, observando uma bela e elegante senhora que cruzava a ponte,com seu séquito,ricamente vestido,deu um risinho de mofa e acrescentou:

-Creio que sim, está passando por lá,o maior peso da França e a ponte não caiu...

Era a Madame Pompadour,amante do rei.

Não sei se os meus leitores ficarão felizes de saber que nós temos,sim,a nossa Pompadour: chama-se Senado Federal e fica em Brasília.Por causa dele,muitas pontes ruíram (ou não foram construídas),no Brasil,muitos hospitais deixaram de ser feitos,as escolas estão em frangalhos.Exagero meu?Baiano gosta de exagerar?

Pois saibam que esta Monarquia brasiliana, de fancaria,tira trinta e cinco milhões,acho eu,ou bilhões,não sei-acostumada a lidar com pouco dinheiro,mil reais no máximo,cifras astronômicas me confundem,sempre.A Monarquia nos custava bem menos e,tínhamos figuras do estofo de Pedro II e o Barão de Mauá.

Vocês preferem a Dinastia Sarney?Duvido, todos os meus leitores são inteligentes!

Senhor José Ribamar,vulgo Sarney,a crise é sua,sim.Toma que o filho é seu.O passado,que o senhor quer deletar,este passado é o senhor.Quem presidiu o Senado tantas vezes?Quem criou a máfia do Agaciel?Como a sujeira chegou a esse ponto?

O poder corrompe. Talvez,o Sarney dos anos 70 não seja o mesmo de hoje.Não é!

Mas,a crise é também da democracia. Nosso Senado,a Câmara Alta deste país,trabalha dois dias e meio por semana.Como a família dos senadores mora nos seus estados de origem,e,com as benesses dos apartamentos funcionais e das passagens aéreas gratuitas,eles ficam mais nos seus Estados,o Senado,praticamente,não funciona.Disse-me um senador:-Os senadores trabalham,o Senado,não!

Então,para que manter essa instituição com 10.000 servidores?10.000!

Tudo para agraciar apaniguados,amantes de políticos e sua parentela,familiares de senadores e até de ex-presidentes da República e menininhas más de famílias boas,que arranjam filhos com nossos Representantes e,nós,pagamos a pensão de seus rebentos.Como no caso do neto de Sarney(sempre ele!)e de um falecido senador baiano.

A solução seria obrigar os parlamentares e suas famílias a morar em Brasília e lá permanecer.Ou,fazer o que eu sempre digo:criar um Conselho de Cidadãos-empresários,jornalistas sem coleira,professores,cientistas,médicos, escritores,gente do povo,com a sua sabedoria milenar-que ajudasse a traçar os rumos da Nação.Desapareceriam os conchavos,as negociatas,os “atos secretos”,que Sarney jura que não existem e todo mundo vê;pensei em oferecer uns óculos ao ilustre senador.

Acho que toda a Mesa do Senado deveria renunciar.Em vez disso,o Presidente Sarney,veladamente ,fez uma espécie de ameaça aos senadores,quase todos com o rabo preso,claro;se fosse uma investigação para valer,se tudo viesse á tona,inúmeras cabeças rolariam,sem dó ,nem piedade.

Na verdade, segundo um nosso eminente cientista político, quem realmente manda no país é o Executivo e o Judiciário;nem os juízes,nem o Presidente da República precisam dar satisfação de seus atos ou sentenças,ao povo.

Nós ,que pagamos a conta devemos exigir a renúncia do Senador Cafeteira,envolvido até o pescoço nos escândalos e de outros que aparecerem;se ele quer fazer caridade ao clã Sarney,que faça com o seu dinheiro,não com o nosso.Vamos lutar para mudar a Constituição-dessa vez a nosso favor -exigindo que o povo possa pedir o desligamento imediato de políticos envolvidos em corrupção e atos contra os interesses da República.Porque não pedir a folha corrida dos candidatos,como fazemos com nossos serviçais?

A máfia do Senado,encabeçada por calhordas como Agaciel,Zoghbi e Gazinéo,cujas mansões no Lago Sul,foram paga s com a miséria do nosso povo,tramou contra a candidatura do Tião Viana,por saber que seu território de benesses,seria invadido.Não sei se o Tião seria melhor ou pior,mas,pelo menos,seria diferente.

O que os ferrou é que hoje o povo está nas praças.Virtualmente.As caixas de e-mail dos nossos representantes está lotada e a nossa revolta chegou até os ouvidos moucos do poder.

Como dizia o Barão de Itararé:-“ou restaura-se a moralidade ou nos locupletamos todos”!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui