Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre Censura de Livros Nas Escolas(Corrigido) -- 30/05/2009 - 17:28 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobre Censura de Livros Nas Escolas



Esta semana o livro Aventuras Provisórias do autor Cristóvão Tezza foi retirado das escolas , em Santa Catarina , porque muitos pais acharam que a obra tinha trechos de relações sexuais pornográficas . Segundo alguns professores este livro seria utilizado como leitura extra-classe nas aulas de Língua Portuguesa para os alunos do segundo grau .

Esta censura prejudicou os estudantes pois a obra é exigida como leitura obrigatória em alguns vestibulares , sem falar que seu autor é um escritor premiado .

Quando eu era estudante presenciei algo semelhante , pois minhas professoras de Língua Portuguesa e Biologia adotaram um livro chamado : Eu , Cristiane F., 13 Anos , Drogada e Prostituta . A partir daquele momento alguns pais , dos meus colegas , acharam um absurdo as mestras colocarem um livro extra – classe onde a personagem é uma adolescente drogada e perdida . Tal protesto fez com que as professoras desistissem de utilizarem a obra como um instrumento contra as drogas . Mesmo assim li o livro e nunca usei tóxicos graças a ele . Pois através dele notei que a personagem principal penava muito nas drogas , na prostituição e por causa disto sensibilizei – me com o sofrimento dela . Assim através desta leitura decidi que nunca experimentaria substâncias ilícitas .

Outro caso semelhante ocorreu quando a escola da minha prima decidiu adotar um livro chamado : Depois Daquela Viagem , Diário de Bordo de uma Jovem com HIV . A partir daquele instante choveram pais falando para as professoras que o assunto Aids não deveria ser tratado com adolescentes . Realmente estes pais são alienados porque pensam que o HIV está longe dos seus filhos , sendo que a doença é uma das que mais mata jovens no mundo .

Por causa de atitudes como estas , citadas acima , devemos lutar pela liberdade de expressão em todos os lugares do mundo , principalmente nas escolas . Afinal a liberdade de expressão dá mais do que asas : liberta sonhos ficando os pés no chão .

Luciana do Rocio Mallon















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui