Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DO TRÂNSITO PARA A VIDA - 2 -- 14/06/2000 - 10:33 (Regina Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É muito bom falar sobre o que sentimos, gostamos e acreditamos. Por isto, escrevi este livro.

Sempre me flagrei dirigindo meu carro. A percepção do meu comportamento no trânsito ficava bastante clara, pois estimulada pela ação dos outros motoristas, minhas reações aos estímulos eram parecidas com o comportamento que tinha em outras situações da vida. Percebia sentimentos que acompanhavam as reações e o quanto o estado emocional influenciava o comportamento. Percebia também sensações corporais, reações do meu organismo que diziam coisas importantes a respeito das minhas dores e tensões.

Era uma luz que acendia e fazia ver o que estava acontecendo em termos físicos e psicológicos.

Era a consciência de comportamentos que me faziam mal, de sensações desagradáveis como ser agressiva, medrosa, tensa e etc. e também a consciência de comportamentos positivos, de sensações prazerosas, como ser solidária, paciente, compreensiva, inteira e feliz, tudo influenciando a minha direção e a minha vida.

Estas percepções provocaram uma verdadeira revolução. Comecei a ter mais consciência da minha realidade, a compreender melhor e purgar conteúdos profundos e desagradáveis que me perturbavam e tinham grande influência na maneira de me comportar.

Passei a me auto-analisar em todas as ocasiões, o dirigir se tornara uma verdadeira terapia e o trânsito um excelente lugar para compreender o comportamento, incorporar esta compreensão e naturalmente repelir o que era negativo.

O trânsito estava me mostrando coisas, me proporcionando insights, isto é, compreensão súbita e profunda a respeito de comportamentos, emoções e sensações importantes que reconhecidos contribuíram muito para o meu bem-estar. Resolvi transformar esta experiência em algo útil.

Ao longo de seis anos fiquei escrevendo este livro com cautela e observação direta e diária.

Aumentei o conhecimento e a capacidade de percepção a respeito do homem, e pude ver o quanto é grande o número de pessoas que desejam aumentar suas capacidades de percepção e conhecimento com relação a si mesma, ao outro e à vida.

A partir desta compreensão do que o trânsito podia oferecer, entendi que todos nós precisamos conhecer formas alternativas de nos auto-analisarmos, formas mais simples de nos conhecermos, de percebermos o que está acontecendo, de resolvermos os problemas, de tomarmos consciência dos conflitos psíquicos, físicos e também sociais, formas mais simples de compreendermos e interrompermos condutas inadequadas e reaprendermos condutas positivas para que possamos melhorar e crescer.

Misturei os meus argumentos com poesias. Para mim a poesia tem força, esclarece, revela a minha opinião com muita emoção. A poesia penetra nos nossos corações, é emoção pura que ajuda a elucidar.

Com este livro, desejo ajudar, contribuir para que você, querido leitor, possa aumentar suas capacidades, entendendo o seu comportamento e também o daquele próximo tão enigmático, conhecendo terapias que vão ajudar a sentir, incorporar e integrar corpo, mente e espírito facilitando o potencial de saúde e estimulando o prazer de viver, e por fim, ajudar você a mudar o que necessário for considerando o amor, a compreensão, o afeto e a solidariedade, como o que há de mais importante e curativo.

Que você tenha muita PAZ, no TRÂNSITO e na VIDA.



________________________



Texto extraído de meu livro intitulado Do Trânsito para a Vida com lançamento previsto para o segundo semestre de 2000, dependendo ainda de patrocínio.

Do Trânsito para a Vida suscita uma forma alternativa de nos conscientizarmos, analisarmos, compreendermos, nos sensibilizarmos e mudarmos comportamentos destrutivos e recorrentes que podem ser percebidos observando a maneira de dirigir.

Estou buscando uma editora, empresários e autoridades que imbuídos de fé na idéia e sucesso do livro, possam me ajudar a lançá-lo o mais breve possível, contribuindo assim para a diminuição da violência no trânsito e na vida cotidiana.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui