Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Festival de Dança. -- 16/05/2009 - 16:29 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO FESTIVAL DE DANÇA



1. INTRODUÇÃO



Nós, seres humanos, possuímos um jeito único de manifestar aquilo que somos, pois temos a capacidade de expressar nossos pensamentos e emoções de muitas maneiras diferentes, de uma forma que nenhum outro ser vivo é capaz de fazer.



Assim, desde os primórdios da humanidade somos diferentes, entre outras coisas, pela capacidade de produzir arte, como a música, a dança, a escultura, a pintura etc.



De todas as diversas formas de arte, a dança é considerada a mais antiga de todas e também a única que dispensa a utilização de materiais e ferramentas. Para expressar a arte da dança o ser humano precisa basicamente do corpo e da sua vitalidade própria. Desde a mais tenra idade, com o simples mover do corpo, seguindo uma coreografia em sintonia com um certo ritmo musical, qualquer criança pode expressar a arte da dança. Dessa forma, aprendemos desde cedo que a dança é uma maneira extraordinária de expressarmos nossos sentimentos e experiências mais subjetivas.



Desde o início da civilização humana até os dias de hoje a arte da dança evoluiu enormemente. Nisso, modalidades antigas de dança sofreram influências variadas à medida que suas práticas se disseminavam pelo mundo; e com o passar dos séculos muitas modalidades de danças foram extintas, enquanto que tantas outras foram surgindo, se aperfeiçoando e se tornando bastante populares.



Especialmente nos últimos séculos, com o desenvolvimento da sensibilidade artística a dança se firmou como uma das maiores manifestações estética, cultural, de lazer e de importância pedagógica por todo o mundo.



Sabendo disso, propomos que a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, realize o “1º Festival Municipal de Dança” como uma forma de valorizarmos essa prática cultural tão marcante em nossa cidade.



Destacamos que essa proposta se espelha em inúmeros trabalhos de destaque realizados por instituições públicas e privadas e por Organizações Não Governamentais (ONG) de todo país, especialmente das Prefeituras de Colinas (TO), Londrina (PR) e São Paulo (SP).





2. OBJETIVOS



2.1 OBJETIVO GERAL



- Promover um evento democrático de ampla participação popular que incentive a prática da dança como expressão artística e contribuindo para a difusão cultural e desenvolvimento regional.



2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS



Os objetivos específicos desse “Projeto Festival de Dança” se baseiam no trabalho realizado em Colinas, norte do Estado do Tocantins, e são:



- Possibilitar a apresentação dos trabalhos de dança produzidos por grupos ou bailarinos independentes, fomentando o surgimento de novas produções artísticas, bem como, incentivar o aparecimento de novos talentos.



- Promover o intercâmbio entre os artistas e a retomada de vida dos movimentos culturais de nosso município.



- Resgatar, através da dança, os talentos e o bom gosto pelos eventos que venham enriquecer a cultura local.



- Proporcionar aos artistas a oportunidade de serem vistos e reconhecidos em seus talentos.



- Tornar tradicional a execução deste Festival na ocasião do aniversário da cidade.





3. JUSTIFICATIVA



Acreditamos que um evento como esse servirá como um momento de entretenimento familiar e de promoção cultural, onde as famílias poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável.



Além disso, a participação de estudantes em um evento artístico-musical assim pode servir como meio de aprendizagem prazerosa e para o desenvolvimento da consciência do movimento e da arte da dança.



É sabido que a prática da dança é importante para o desenvolvimento da criança, pois ela estabelece limites usando os movimentos. Isso viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização, por que permite que o indivíduo se conheça melhor.



A dança serve como um relevante estímulo à criatividade, além de despertar na criança e adolescente a valorização e respeito às diferenças individuais, construindo, com isso, a harmonia, a disciplina e a concentração em âmbito da Unidade Escolar, da família e da comunidade de modo geral.



Somando-se a isso, acreditamos que um Festival como esse, ao entrar no calendário cultural local, poderá promover o desenvolvimento regional, principalmente pela atração de participantes e turistas. A chegada de pessoas para participarem desse evento movimentará a rede hoteleira da cidade e o setor de serviços e vendas, conforme mostram algumas experiências bem sucedidas em outras localidades de nosso país.





4. METODOLOGIA



O “1º Festival Municipal de Dança” será um espaço democrático e motivador da cultura e cidadania, onde Associações, instituições públicas, empresas e grupos independentes de nossa cidade e região possam mostrar seus trabalhos a comunidade e familiares.



Esse evento será organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Assim, a Secretaria Municipal de Cultura lançará o “1º Festival Municipal de Dança”, através da publicação de Edital contendo informações sobre a data de abertura e encerramento das inscrições, local de realização do evento, as regras de participação, os valores da premiação, entre outras coisas.



O “1º Festival Municipal de Dança” será dividido em 03 etapas: (1) Fase de Inscrição, (2) Fase Classificatória e (3) Fase Final. Essas 03 fases ocorrerão em seqüência, sendo que será pré-requisito o cumprimento da primeira fase para a participação nas fases seguintes.



A “Fase de inscrição” está prevista para ocorrer nos 30 (trinta) dias que antecederem o evento. O Festival propriamente dito terá duração de três dias, de sexta-feira a domingo, das 19:00 às 22:30 horas, em data a ser divulgada no Edital, preferencialmente no fim de semana que anteceder o aniversário da cidade. A “Fase Classificatória” irá ocorrer na sexta-feira e sábado. Já, a “Fase Final” ocorrerá no domingo.



Os interessados em participar poderão fazer suas inscrições pelo site ou na própria sede da Secretaria Municipal de Cultura, através do preenchimento de uma ficha. Para a inscrição será necessário preencher a ficha de inscrição, com indicação do RG e CPF. Além disso, cada inscrito precisará apresentar comprovantes de residência do participante e ou responsáveis por participantes menores de idade, e 01 (um) quilo de alimento não perecível.



Cada participante poderá se inscrever representando seu bairro ou Escola. Não haverá limites de inscrições, pois a intenção desse Festival é possibilitar o maior número de participantes, quer sejam adultos de bairros ou estudantes das Escolas, ou pessoas de outras localidades.



As inscrições poderão ser feitas em uma das 03 (três) categorias: (1) adulto, (2) infanto-juvenil e (3) mirim. Nessas 03 (três) categorias serão aceitas inscrições de solos, duplas, trios ou grupos que façam ou não parte de academias de dança ou estejam ou não em cursos de dança. O número máximo de integrantes será de 08 (oito) em se tratando de grupo. Assim, esperamos contar com a participação do maior número de dançarinos, quer sejam profissionais, estudantes de dança ou amadores.



Os participantes da categoria mirim devem ter no máximo 12 anos, até a data de inscrição. A categoria infanto-juvenil enquadra os participantes que tiverem de 12 a 18 anos. O participante que tiver acima de 18 anos deverá se inscrever na categoria “adulto”. Será aceita a inscrição de participantes com idades diferentes, sendo que a inscrição na respectiva categoria será feita considerando sempre a idade do dançarino mais velho, ou seja, se um integrante tiver a idade para se inscrever na categoria “mirim” e o seu parceiro de dança tiver a idade da categoria “infanto-juvenil”, seguindo o critério de maior idade a dupla deverá se inscrever nessa última categoria (“infanto-juvenil”). E, assim, da mesma forma para a categoria “adulto”.



Todos interessados em participarem do “1º Festival Municipal de Dança” nas idades abaixo de 18 anos, ou seja, em caso de menores será exigida a declaração de aceitação em participação de pais ou responsáveis.



Será obrigatório informar no momento de preenchimento da inscrição quais os elementos cênicos que serão utilizados na apresentação, sendo que não serão permitidas apresentações com utilização de: (1) animais vivos, (2) água, (3) fogo, (4) objetos que possam danificar e sujar o palco, ou que venham a atingir a platéia. Se algum participante utilizar algum objeto ou efeito que não estiver informado à organização do Festival, tal integrante será desclassificado automaticamente.



Os participantes de outras cidades poderão solicitar reserva de alojamento no momento da inscrição. Assim, devem trazer colchonete, coberta e demais apetrechos pessoais, pois como hospedagem serão usados Escolas da rede pública local.



O palco do evento terá dimensão de 8 x 12 metros, com linóleo preto e duas coxias de entrada de cada lado do palco. Nos períodos da manhã e tarde dos dias de realização do Festival serão usados pelos dançarinos para reconhecimento do palco.



Cada solo, dupla, trio ou grupo terá 10 (dez) minutos para apresentação de até 03 (três) musicas. Qualquer um que exceder essa marca de tempo e/ou quantidade de músicas será desclassificado. No momento da inscrição, os dançarinos deverão apresentar uma cópia de CD ou MP3 contendo as músicas escolhidas para serem executadas durante a performance. Assim, haverá uma liberdade para que os dançarinos escolham o ritmo musical de sua preferência, como por exemplo: dança de rua, balé, dança de salão, forró-pé-de-serra, xóte, entre tantos outros.



A ordem da apresentação nas Fases “Classificatória” e “Final” ocorrerá nos dias definidos mediante sorteio. Cada apresentação deve ser feita no tempo mínimo de 5 (cinco) minutos e no máximo de 8 (oito) minutos.



Os participantes deverão garantir que seus trabalhos tenham classificação etária livre, sob penas, pois não serão aceitos trabalhos que propunham ou façam apologia a qualquer tipo de ato delituoso ou explore negativamente o preconceito, a pornografia e a intolerância, bem como aqueles que impliquem ou ameaçam ou danifiquem ao patrimônio publico, privado ou pessoas físicas e jurídicas.



Aquele participante ou torcedor que causar qualquer desordem terá sua participação desclassificada automaticamente.



A comissão julgadora, formada por 05 (cinco) jurados (profissionais de artes cênicas, amadores de dança ou produtores culturais), premiará com troféus e prêmio em dinheiro os 03 (três) melhores classificados em cada categoria (“mirim”, “infanto-juvenil” e “adulto”). Os critérios de avaliação do Festival serão: criatividade, desempenho, coreografia, ritmo, harmonia e postura de palco. Avaliação será anunciada pela comissão julgadora em notas de 0 (zero) à 10 (dez) pontos.



Não haverá empate em nenhuma das categorias e os vencedores serão divulgados posteriormente no site da Secretaria Municipal de Cultura e nos demais veículos de comunicação de nossa cidade.



A premiação ocorrerá no último dia do Festival, domingo, às 23:00 horas, e contará com a apresentação dos vencedores, que farão a seguir uma dança comemorativa para a platéia presente.



Os prêmios se diferenciarão de acordo com classificação, sendo: R$ 800,00 (1º lugar), R$ 600,00 (2º lugar) e R$ 400,00 (3º Lugar).



Após o evento, a equipe organizadora fará a doação dos alimentos arrecadados nas creches e instituições beneficentes de nossa cidade.



Como estímulo a participação de todos os munícipes nessa grande comemoração, a Secretaria Municipal de Cultura ficará responsável pela ampla divulgação que ocorrerá no site da Prefeitura, nas Escolas, nas rádios, nos jornais escritos e demais veículos de comunicação.





5. RESULTADOS ESPERADOS



Espera-se que “1º Festival Municipal de Dança" seja um evento que terá o envolvimento de os seguimentos da comunidade local, com a participação de estudantes e moradores de todos os bairros da cidade, sem distinção de idade, gênero, credo, raça e nível econômico.



Esperamos ainda que esse evento se torne uma atração turística, como é realidade com outros Festivais, Feiras e Exposições na nossa região, atraindo muitas pessoas e proporcionando a promoção do desenvolvimento econômico por meio do crescimento cultural.





6. AVALIAÇÃO



Após o evento, a equipe organizadora fará um “Relatório de Avaliação” dos resultados, quando serão apontadas as metas alcançadas, especialmente no que se refere ao número de inscrições, a quantidade de alimentos arrecadados, os gastos financeiros, o público presente, e o grau de aceitação do festival. Esse trabalho de avaliação será importante para se ter uma opinião clara e tecnicamente embasada dos resultados obtidos durante o evento, o que certamente possibilitará um melhor desempenho na realização de outros trabalhos e eventos posteriormente.





7. BIBLIOGRAFIA



Festival de Dança de Salete. 2009. Site Oficial: http://www.festivaldedancadesalete.art.br/



Festival de Dança da Escola Estadual Cristiano de Souza. 2008. Site Oficial: http://br.geocities.com/festivaldanca/index.htm



Prefeitura da Cidade de São Paulo. 2006. Festival de Dança. São Paulo (SP). Disponível em: http://www.festivaldedancasp.kit.net/



Prefeitura Municipal de Colinas. 2009. I Festival de Dança de Colinas do Tocantins - Regulamento. Colinas (TO). Disponível em:http://www.amncomunicacao.com.br/colinas/cultura/regulamentos.pdf



Prefeitura Municipal de Londrina. 2008. Festival de Dança de Londrina. Disponível em: http://www.conexaodanca.art.br/imagensfestival/2008/Regulamento.pdf



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Capoeira Viva. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1047416



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Dança de Rua é Cidadania. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1214454



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Forró. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1430494



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Louvor. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1431972



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Artes Cênicas. Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_C%C3%AAnicas



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Dança. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Dança Moderna. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_Moderna





8. AGRADECIMENTOS



Agradeço a todos que tornaram esse trabalho possível, em especial aos amigos do NATURATINS, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da Prefeitura Municipal de Gurupi.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Gurupi – TO, Maio de 2009.



Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui