Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Presépio de Bençãos. -- 14/05/2009 - 16:57 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO PRESÉPIO DE BENÇÃOS



1. INTRODUÇÃO



O Natal está sem dúvida alguma entre as comemorações mais populares em todo o mundo. A celebração do Natal é realizada por milhões de pessoas em todas as nações com o intuito de renovação ao celebrar o nascimento da figura central da cristandade, o Senhor Jesus Cristo.



Na época do Natal os cristãos empregam vários tipos de decoração, com as mais variadas cores, formas e símbolos, representando o nascimento do menino Jesus. Estes enfeites são usados nas residências, em prédios comerciais e até mesmo em locais públicos, com o objetivo de alegrar os ambientes, bem como para trazer valores positivos, ligadas ao espírito de renovação, de paz e amor que estão associados ao Natal.



Dentre os diversos objetos e símbolos usados em decorações natalinas podemos citar a estrela que representa a proteção divina, a guirlanda que representa um voto a saúde, o azevinho que simboliza a vida, o peixe que significa a bênção de Cristo, a casa que representa abrigo e proteção, o coelho que nos trás esperança, a xícara como sinal de hospitalidade, a pinha como definição de fartura e imortalidade, a pomba branca como símbolo da paz, a cestinha de flores sendo os bons desejos, a ferradura como amuleto para atrair muita sorte, além de outros.



Certamente que entre todas as formas possíveis de representação do espírito do Natal a que mais se associa às narrativas bíblicas trata-se do “presépio”. O “presépio” é uma referência genuinamente cristã que remete ao nascimento de Jesus na gruta da cidade de Belém, na companhia de seus pais, José e Maria. De acordo com a narrativa da Bíblia Sagrada, após um certo tempo à procura de um abrigo o casal, que se encontrava em viagem, José e Maria tiveram que pernoitar numa gruta nas proximidades de Belém. Assim, o menino Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, dias mais tarde, por três reis magos vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra ao recém-nascido.



No Século XVIII surgiu na Europa o costume de montar o “presépio” nas casas, e depois essa tradição se espalhou pelo mundo todo. Desde aquela época, os “presépios” variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real. Hoje há uma gama enorme de materiais empregados na confeção do “presépio”, como gesso, madeira, vidro, pedrarias, plástico, material reciclado, entre tantos outros.



Diante disso, propomos para a comemoração dessa importante data festiva que a Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), em parceria com a Prefeitura Municipal, realize uma comemoração diferenciada, contando para isso com uma competição saudável, estimulando que todos “Estabelecimentos Comerciais” se enfeitem colocando “presépios” em suas vitrines. Assim, o espírito do Natal estará presente em todos os cantos de nossa cidade, servindo de estímulo para que as famílias saiam para apreciar tais decorações, o que servirá ao mesmo tempo para que os produtos oferecidos na lojas sejam vistos, conhecidos e adquiridos.





2. OBJETIVOS



Organizar uma comemoração alegre e diferente do Natal, através de uma campanha com ampla participação dos comerciantes de nossa cidade, premiando as melhores decorações natalinas.





3. METODOLOGIA



A Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), em parceria com a Prefeitura Municipal, lançará no mês de novembro o “Projeto Presépio de Bençãos” que terá como foco principal a realização de uma competição aberta a todos empresários e comerciantes de nossa cidade para premiar o local que esteja caracterizado com o mais belo e criativo “presépio natalino” na vitrine de seu estabelecimento.



A “Campanha” será lançada na segunda quinzena de novembro por meio da publicação de edital que ficará disponível no site da CDL e da Prefeitura Municipal. Dessa maneira, cada participante interessado poderá ter acesso às informações sobre o regulamento da “Campanha”. Além disso, será noticiado nos veículos de comunicação da cidade a proposta do “Projeto Presépio de Bençãos” com intuito de divulgar ao máximo essa proposta.



Poderão participar dessa iniciativa quaisquer “Estabelecimentos Comerciais” que possuam vitrine na fachada para expor seus produtos de venda. Cada estabelecimento deverá ser inscrito no nome de uma pessoa, que pode ser o proprietário do estabelecimento ou seu representante legal, como por exemplo, um diretor comercial.



As inscrições podem ser feitas diretamente na sede da CDL ou na Secretaria Municipal de Cultura, entre os dias 20 de novembro a 10 de dezembro, das 8:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira, com apresentação do comprovante de endereço do local concorrente.



Serão premiadas as três melhores decorações natalinas, levando-se em conta a originalidade, a criatividade e a beleza dos ornamentos e materiais empregados no “presépio”. Essa avaliação será realizada por uma equipe de 05 (cinco) pessoas, composta por: (1) um representante da Secretaria Municipal de Cultura, (2) um representante da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, (3) um representante da Associação Comercial e Industrial do Município, (4) um representante da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), e (5) um profissional de Belas Artes.



A decoração da vitrine com os “presépios” deverá permanecer montada até o dia 15 de janeiro, data em que ocorrerá a premiação dos vencedores. A premiação ocorrerá no dia 15 de janeiro, às 20:00 horas, no Parque Municipal, e os prêmios serão: R$ 5.000,00 (1º lugar), R$ 2.500,00 (2ª lugar) e R$ 1.000,00 (3º Lugar).



Como estímulo a participação de todos os munícipes nessa grande comemoração, a Prefeitura Municipal ficará responsável pela decoração de todos os logradouros públicos (praças, ruas, jardins, parques, etc.) e de todos os prédios públicos ligados a administração pública municipal. Esses locais serão decorados com árvores de natal, luzes pisca-pisca, neve artificial, estrelas, bolas de Natal, luas, sinos, guirlandas, bonecos de neve, bonecos de papai Noel e mamãe Noel, renas, anões etc.





4. RESULTADOS ESPERADOS



Espera-se que essa “Campanha” seja um momento de envolvimento de todos os lares e empresários de nossa cidade. Para essa “Campanha” estima-se que 95% (noventa e cinco porcento) dos “Estabelecimentos Comerciais” estarão decorados com presépios e outros motivos natalinos. Acreditamos também que através desse “Projeto Presépio de Bençãos” as vendas de final de ano sejam aumentadas em mais de 30% (trinta porcento) em relação ao mesmo período anterior.





5. AVALIAÇÃO



Após a entrega dos prêmios, na segunda quinzena do mês de janeiro a equipe organizadora do “Projeto Presépio de Bençãos” fará uma avaliação, principalmente no que se refere a quantificação do número de “Estabelecimentos Comerciais” participantes e do grau de aceitação do público.





6. BIBLIOGRAFIA



Arte-Educação. 2009. Ciclo Natalino. Disponível em: http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Natal/natal.htm



BARROS, JUSSARA. 2009. Curiosidades do Natal. Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/natal/curiosidades-natal.htm



PRESENTE DE NATAL. 2009. A História do Presépio de Natal. Disponível em: http://www.presentedenatal.com.br/presepio_natal.htm



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Natal de Luz. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1323194



SOUSA, RAINER. 2009. História do Natal. Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/natal/historia-natal.htm



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Natal. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Presépio. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pres%C3%A9pio





7. AGRADECIMENTOS



Agradeço a todos que tornaram esse trabalho possível, em especial aos amigos do NATURATINS, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da Prefeitura Municipal de Gurupi.



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Gurupi - TO, Abril de 2009.



Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui