Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->PESQUISA "(SUB CENSURA)" -- 07/06/2002 - 12:37 (VIRGILIO DE ANDRADE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Sub Censura": recebi uma cópia (em outros tempos: uma xerox) do fac-símile expedido pela EXATA OPINIÃO PÚBLICA retratando a pesquisa eleitoral, espontànea, para DEPUTADO DISTRITAL, levado a cabo no mês de maio do corrente ano.

Uma pérola! Diria meu desavisado amigo de bravatas e versos.

Para meu contentamento, dentre as insustentáveis diferenças percentuais que separa os prováveis dos improváveis; descortino o nome da mais forte promessa de renovação na política local: DORVALINO SILVA ou simplesmente: DORVALINO.

O placar eleitoral registra, percentualmente, a intenção de votos para os quarentas primeiros concorrentes.
E, por falar em concorrentes; o sufrágio eleitoral é uma doce incerteza para mais de quinhentos pretensos candidatos que, na sua esmagadora maioria, nem imagina o tormento de uma campanha.

Convícto, do baixo índice de analfabetismo em Brasília, fiquei estarrecido ao constatar que o candidato que obteve a maior média/percentual, foi o eterno e caduco senhor INDECISO. De todos, o mais lembrado, respeitado, idolatrado, mas, como dantes,sempre inelegível.
No rol dos que obtiveram intenção de votos encontramos, na ordem decrescente, até o vigésimo quarto colocado: Gim (que não dá ressaca); Daniel Marques (não é o sertanejo) Chico Vigilante (que não dorme no ponto); Aguinaldo de Jesus (não é do santo); Edimar Pirineus; Wilson Lima; Agrício; Benício; C. Lacerda; Odilon; J. Edimar; P. Tadeu; Alírio; Tático; Anilceia; Arlete; Xavier; Chico Floresta; E. Brito; C. Monteiro; Dorvalino; Izalci; J. de Deus; M. Amaral.
Para meu desprazer, não observei a renovação política que certamente ocorrerá na próxima legislatura. Afora DORVALINO SILVA e IZALCI, os demais são pedras do tabuleiro mal cheiroso e representam o continuísmo das pútridas oligarquias reinantes. Estou certo de que, se o pesquisador referendasse o clamor das ruas, a lista contaria com, no mínimo, dez nomes que representam a nova classe política de Brasília.

Sou moco mas não sou surdo; ouço amordaçado grito exigindo renovação. Como diria meu amigo e poeta Guido Piva: este é o momento propício para se separar o joio do trigo, varrer o parlamento da praga da corrupção, e mudar o destino da nossa cidade.
Que me perdoem os bajuladores de carteirinha: RENOVAR É A ÚNICA SOLUÇÃO.

Para desfechar esta insulsa crónica, reconheço que os candidatos DORVALINO e ISALCI fizeram por merecer figurar entre os prováveis eleitos. Tanto o primeiro quanto o segundo são incansáveis e labutam na pré-campanha com tanto afinco e determinação que me dá a grata certeza de que serão eleitos. Dizem que o candidato DORVALINO já fez por merecer o apoio do ex-senador JOSÉ ROBERTO ARRUDA (apoio supra-partidario) e do ex-Secretário de Saúde, Deputado JOFRAM FREJAT. Por sua vez, ISALCI, mereceu o apoio da rede de ensino privado e representantes de outras categorias.
Será esperançoso vê-los eleitos para defenderem propostas mais ousadas e autênticas na Càmara Distrital.


ANTONIO VIRGILIO DE ANDRADE
cronicas DO COTIDIANO E DO ABSURDO
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui