Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Torneio de Pesca Esportiva. -- 11/05/2009 - 18:14 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA



1. APRESENTAÇÃO



A prática da pesca acompanha a história da humanidade desde os primórdios. Hoje, a pesca por meio de suas diversas modalidades faz parte da vida de milhões de brasileiros.



Uma das modalidades mais populares de pesca trata-se da “pesca esportiva” que é aquela que se pratica como um esporte ou hobby, sem que dela dependa a subsistência do pescador. A “pesca esportiva” também é conhecida como “pesca de lazer” ou “pesca desportiva”, e é praticada no mar, em rios, lagos ou criatórios comerciais, utilizando-se apenas vara de pesca, molinetes ou carretilhas, linha de pesca, anzol e iscas naturais ou artificiais.



A “pesca esportiva” está entre as atividades de integração social e lazer mais difundidas no mundo, sendo uma prática promotora da união familiar ou de grupos de amigos. Muitas vezes, a prática da “pesca esportiva” é a principal motivação para uma viagem de turismo.



O nosso país possui um enorme potencial para o desenvolvimento desta atividade, principamente devido aos seguintes aspectos: (1) grande variedade de peixes, (2) vasta extensão costeira e (3) enorme amplitude da rede hidrográfica.



Além das vantagens econômicas dessa atividade, a “pesca esportiva” é uma evolução ecologicamente correta da "pesca amadora". Entre as várias opções de pesca, a que mais vem se popularizando é o "pesque-pague", uma atividade barata, bastante difundida e que pode ser praticada em locais próximos às grandes cidades.



Diante disso, propomos a realização do “1º Torneio Municipal de Pesca Esportiva”, como uma forma de incentivarmos essa prática tão popular em nossa região, proporcionando lazer para nossa comunidade e servindo para estimular a economia local.





2. OBJETIVOS



2.1 GERAL



Organizar o “1º Torneio Municipal de Pesca Esportiva” para incentivar a prática dessa modalidade esportiva, incorporando esse evento ao calendário de festividades de nossa cidade.



2.2 ESPECÍFICOS



- Estimular a prática de uma atividade esportiva bem popular em nosso município e região, contribuindo para a preservação de nossa riquíssima ictiofauna;



- Fornecer um agradável e salutar fator de lazer para nossos munícipes;



- Produzir benefícios econômicos através da geração de renda por meio do turismo ecológico ligado a prática da “pesca esportiva”.





3. PARCEIROS DO PROJETO



O “Projeto 1º Torneio Municipal de Pesca Esportiva” será executado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes e contará com a parceria de diversas instituições que estão listadas a seguir:



- Secretaria Municipal de Turismo;

- Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

- Secretaria Municipal de Comunicação;

- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA;

- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO;

- Órgão Estadual de Meio Ambiente - OEMA;

- Lojas de Artigos Esportivos, de Pesca e Camping;



No decorrer da apresentação das ações e trabalhos propostos pelo presente Projeto serão apresentados com maiores detalhes quando e onde cada um dos citados parceiros estará atuando e colaborando.





4. ORGANIZAÇÃO DO TORNEIO DE PESCA



Conforme apresentado anteriormente, o “1º Torneio Municipal de Pesca Esportiva” será realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes e parceiros. Esse evento ocorrerá durante o mês de maio de cada ano, utilizando-se para isso a estrutura dos Pesque-pagues existentes no nosso município. Os Pesque-pagues são estabelecimentos privados que possuem infra-estrutura adequada para a prática da modalidade de “pesca esportiva”. Neles, a “pesca esportiva” é realizada dentro de lagos, artificiais ou naturais, onde o pescador paga pela quantidade de quilos pescados durante o dia.



O Torneiro ocorrerá em 04 (quatro) etapas, sempre aos domingos, nos turnos da manhã e tarde, das 8:00 às 17:00 horas. Cada uma das etapas se realizará em um Pesque-pague diferente, possibilitando a variação de ambiente e de espécies de peixes a serem pescados, o que certamente estimulará a competitividade dos participantes.



As inscrições poderão ser feitas durante o mês de abril de cada ano, pessoalmente na Secretaria Municipal de Esportes, em horário comercial, das 8:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira; ou pelo site da Prefeitura Municipal. O valor da inscrição será a entrega de 05 (cinco) quilos de alimento não perecíveis que posteriormente, ao final do evento, serão doados às creches de nossa cidade.



Cada pescador interessado poderá fazer sua inscrição preenchendo uma ficha em uma das 03 (três) categorias existentes, que são: (1) adulto, (2) infanto-juvenil e (3) mirim. Os participantes da categoria “mirim” devem ter no máximo 12 anos, até a data de inscrição. A categoria “infanto-juvenil” enquadra os participantes que tiverem de 12 a 16 anos. O participante que tiver acima de 17 anos deverá se inscrever na categoria “adulto”. Em cada uma dessas categorias serão premiados os 04 (quatro) primeiros colocados que pescarem os peixes mais pesados. Ademais, será dado também um “prêmio destaque” para o “pescador esportista” que pegar a maior quantidade de peixes, ou seja, para aquele que pegar o maior número de peixes, de acordo com sua respectiva categoria de inscrição.



A Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação, fará ampla divulgação do evento em todos os veículos de comunicação (rádios, sites, jornais escritos, programas de televisão etc.) de nossa cidade. A divulgação do “1º Torneio Municipal de Pesca Esportiva” ocorrerá sempre com objetivo de alcançar o maior público local e servirá para atrair o maior número de participantes de outras localidades.



Destacamos que esse Torneio contará com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e dos órgãos de fiscalização (IBAMA, ICMBIO e OEMA), e será desenvolvido em conformidade com toda a legislação ambiental. Acreditamos que a divulgação de um evento como esse servirá de fator educativo para nossa população, pois durante a propaganda de convite para participação do Torneio serão veiculadas informações educativas sobre a necessidade de protegermos o meio ambiente. Espera-se que o incentivo a prática da "pesca esportiva" seja um fator de conscientização de nossa população, o que poderá resultar na redução da "pesca predatória", que é praticada em desacordo com as leis ambientais.



Atualmente há em quase todos os setores uma enorme preocupação com a preservação dos recursos naturais, mas para que o meio ambiente seja realmente preservado é preciso uma reestruturação de toda a economia e das atividades humanas. Assim, a “pesca esportiva” está entre as atividades que têm sido valorizadas dentro dessa nova tendência mundial.



A divulgação de um evento inédito como esse é importante por diversos motivos. O turismo ligado a “pesca esportiva” é um fator importante, pois esta forma de lazer necessita de infra-estrutura hoteleira, o que se traduz em empregos e outras atividades comerciais e industriais paralelas de apoio ou dependentes. Por esse aspecto, será de extrema importância a participação da Secretaria Municipal de Turismo na execução desse Projeto.



Acreditamos que o sucesso dessa empreitada servirá de incentivo a criação de locais de piscicultura, a formação de guias locais para pescadores amadores e a abertura de pousadas especializadas para receber o “pescador esportista”. Além disso, esperamos também que esse evento sirva para que o Poder Público propicie às comunidades ribeirinhas a possibilidade de participação nos programas de desenvolvimento da "pesca esportiva".



Relembramos mais uma vez que esse “1º Torneio Municipal de Pesca Esportiva”, além de ser um momento de salutar prazer ou hobby, será relevante como fator de "fuga dos problemas da cidade e do estresse diário dos grandes centros urbanos".



Ao final de cada etapa, por volta das 17:00 horas, a equipe organizadora fará a divulgação da pontuação de cada participante do Torneio, que ficará registrada no mural do Pesque-pague. E, da mesma forma, ao final do último dia, haverá a premiação em dinheiro e troféu de cada um dos vencedores, de acordo com sua categoria de inscrição.



Serão premiados os 04 (três) primeiros colocados de cada uma das 03 (três) categorias, com troféu e prêmio em dinheiro. O prêmio será dado para os pescadores que pescarem os peixes mais pesados, sendo: R$ 1.000,00 (1º Lugar), R$ 600,00 (2º Lugar), R$ 400,00 (3º Lugar) e R$ 200,00 (4º Lugar). Além desses prêmios, será dado também um “prêmio destaque” para quem pescar a maior quantidade de pescado ao longo de todo o Torneio. O “prêmio destaque” será no valor de R$ 500,00 para cada um dos pescadores que se sobressaírem pescando a maior quantidade de espécimes de peixes em sua respectiva categoria.



Por fim, após a finalização desse Torneio, todos os dados gerados, assim como a doação dos alimentos arrecadados, serão divulgados na imprensa local.



Todas as etapas do Festival serão fotografadas e filmadas para arquivo das Secretarias Municipais de Esportes e de Comunicação e para serem divulgadas no site da Prefeitura Municipal.





5. AVALIAÇÃO



Ao final de cada uma das 04 (quatro) etapas do Torneio, a equipe organizadora do evento fará a avaliação parcial, e, ao término, haverá avaliação final que será apresentada através de um “Relatório de Avaliação” contendo todos os dados quantitativos e qualitativos do Torneio.



Ao longo de cada etapa, serão aplicados questionários aos participantes para que assim a equipe organizadora saiba a opinião do público. Dessa forma, serão avaliados o quantitativo de pessoas presentes em cada etapa, o perfil e a origem dos participantes, como por exemplo: faixa etária, sexo, renda familiar, tempo de prática da pesca esportiva etc. Além disso tudo, a aplicação desses questionários terá como objetivo avaliar o grau de satisfação do público em relação ao evento. Por fim, serão apresentados a toda a comunidade local os resultados alcançados com a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados às creches da cidade.





6. BIBLIOGRAFIA



O PORTAL DO PESCADOR. 2009. Pesca esportiva ou desportiva ? Disponível em: F:pesca esportivaPeska_com_br - O portal do pescador - Pesca esportiva ou desportiva.mht



PACIEVITCH, T. 2008. Pesca Esportiva. InfoEscola: Navegando e Aprendendo. Disponível em: F:pesca esportivaPesca Esportiva - Esportes - InfoEscola_com.mht



SALERA JÚNIOR, G. 2006. Pesca: paixão tocantinense. Revista Público, edição n. 20, p. 05, de 20/03/2006. Gurupi – Estado do Tocantins. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/1087726



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Dicas de Pesca. Jornal Atitude, edição n. 18, p. 02, de 21/03/2008. Gurupi – Estado do Tocantins. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/863605



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/1564845



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Forró. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1430494



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Louvor. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1431972



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Pipa. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1444428



SANTOS, A.S.R. 2002. Pesca Esportiva. Programa Ambiental: A Última Arca de Noé. Disponível em: http://www.aultimaarcadenoe.com/pescaesportiva.htm



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Pesca Desportiva. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesca_desportiva



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Pesque-pague. Disponível em: F:pesca esportivaPesque-pague - Wikipédia, a enciclopédia livre.mht





7. AGRADECIMENTOS



Sou realmente grato a todos os amigos e colegas que colaboraram para a realização desse "Projeto Torneio de Pesca Esportiva". Destaco que essa proposta se inspira no trabalho do empresário Adilson Batista da Fonseca que é responsável pela organização do "Campeonato de Pesca do Beco do Pescador" em Gurupi, Sul do Tocantins.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Gurupi – TO, Abril de 2009.



Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui