Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Ulsan, mistérios da seleção. -- 06/06/2002 - 13:06 (Barnabé da Silveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O perfil exigente do povo brasileiro com relação a sua seleção sempre colocou em `xeque´ um ou outro nome, seja ele membro da comissão técnica, seja ele jogador, há sempre alguém contestado no grupo que vai à Copa. Quem não lembra do técnico Sebastião Lazaroni na Copa de 90, ele chegou a se tornar uma figura folclórica por seu vocabulário peculiar e algumas vezes bisonho. Em 94 o craque Raí caiu nas `graças´ da torcida que não aceitava o jogador como titular de jeito algum, e não deu outra, na copa ele foi para o banco dando lugar ao Mazinho. Em 98 a situação mudou um pouquinho, Cafu era contestado, mas não com a força dos nomes anteriores. Durante a Copa, com suas declarações polêmicas ou ridículas, como queiram, e com atuações medíocres, Roberto Carlos assumiu o posto e com a sua famosa bicicleta furada na final, ele conquistou a antipatia da torcida e imprensa brasileira permanecendo em baixa por um longo período. Com o tempo e atuações sólidas pelo Real Madri, a torcida e a própria imprensa deram uma trégua ao jogador que parece ter, realmente, reencontrado seu futebol que é reconhecidamente de bom nível.
Veio a Copa de 2002, e nossa seleção bateu o recorde. Desde as eliminatórias há uma acirrada disputa para definir quem é o `bola da vez´, são vários os contestáveis e desta vez, pelo que parece, não vai haver apenas um `pato feio´ em caso de fracasso. Se fosse falar de todos os jogadores e membros da atual comissão técnica que não agradam a torcida nem a imprensa, talvez fossem necessárias umas duas páginas de texto, e nem citei nossos dirigentes, o Ricardo Teixeira é contestado até pela justiça. Mas vá lá, vou me prender a algumas figuras que se não são contestáveis, são no mínimo inexplicáveis, e se por acaso alguém tiver alguma explicação mais adequada, ficarei grato pela ajuda. Para começar podemos falar de nosso supervisor técnico António Lopes, isso mesmo supervisor técnico, e aí? A figura desse figura me lembra muito a história da tartaruga em cima da árvore, você não sabe como ela foi parar lá nem o que ela está fazendo sobre o galho, mas se alguém a colocou lá, não mexa, deve ser importante. Ele não chega a ser inócuo, ele tem função; na verdade Lopes é uma espécie de criado mudo do Felipão, está sempre do lado do técnico, não emite som nem demonstra qualquer sentimento, não opina sobre nada nem com gestos, talvez quando Felipão esteja com muita raiva, ele dê uns cascudos na cabeça do Lopes, que por sinal é um tremendo cabeção. Há também o Vampeta, triste não é? Mas até que não é muito difícil explicar essa criatura, em geral esse bizarro jogador é lançado quando Felipão tem algum acesso de fúria ou ocorre algum choque entre seus 2 neurónios, ele faz isso para punir a torcida e a imprensa quando estas fazem alguma crítica ao seu trabalho ou mesmo os jogadores titulares quando estes deixam de seguir alguma orientação do sargentão; não se descarta a hipótese da imolação quando ele percebe uma das asneiras que faz. Outro caso interessante é o do Belletti, esse elemento nocivo ao futebol arte está na seleção por um único motivo, ele serve de aval para a presença de Cafu. Não é concebível que um indivíduo que maltrata tanto a bola possa estar vestindo a camisa mais gloriosa do futebol mundial pela terceira Copa consecutiva, esse 100% canela tem algum `QI´ na CBF e para não ficar em evidência, os técnicos são obrigados a convocar seres desprovidos de qualquer habilidade para a reserva do aracnídeo Cafu. Agora, o caso mais sinistro é o do Luizão, um verdadeiro arquivo X. Não pode haver explicação lógica para a presença de um perna-de-pau fora de forma em qualquer seleção de primeiro ou segundo nível. Talvez no time da Arábia Saudita ele tivesse condições de disputar vaga e mesmo assim ia ter que pegar senha e entrar na fila, na seleção brasileira não dá! O cara já é ruim em forma, gordo então ele mais parece uma batata, o cara joga plantadão, ele não passa de um tubérculo transgênico super desenvolvido e provido de movimentos involuntários. É dose ou não é? Vou ficar por aqui, já estava quase tentando explicar o Roque Junior, muito complicado! Que todas as estrelas iluminem nossos craques e que eles nos tragam o penta, pra frente Brasil!!!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui