Usina de Letras
Usina de Letras
68 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A QUARESMA -- 09/04/2009 - 14:19 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
center>



É TEMPO DE QUARESMA!

Quem é bom de adivinhação, decifre esta:

Fênix nas cinzas nascida

Mostro ser no meu começo

Estou de negro vestida

E de mais dias pareço,

Do que sou pela má vida

De ser triste me não pejo

Nem quem o sabe,se espanta;

De sete filhas desejo

Saúde e vida a mais santa

Que sempre em doenças, vejo.

Segundo Francisco Lopes,a quem se deve o registro destes versinhos,eles eram muito cantados no Portugal seiscentista,para descrever a quaresma.Senão,vejamos:a quaresma começa numa Quarta-Feira de Cinzas,veste-se de negro e de sofrimento,por ser o período da Paixão e também pelos jejuns,abstenções e mortificações,ou seja,maus dias.e as sete filhas são as sete semanas,sendo a semana santa chamada de Endoenças.

Hoje,com a lassidão dos costumes,está tudo mudado;porém,as quaresmas de antigamente,eram dureza,meu irmão!Devia-se comer pouco e parcamente, vestir-se modestamente e bater nos peitos pedindo perdão pelos pecados(mea culpa,mea culpa);nestes tempos de peitos siliconados,se as mulheres batessem nos peitos não correria o risco deles se romper?

No Portugal quinhentista,quem vendesse carne durante a quaresma ,corria o risco de ser condenado a pena capital.

Nas sextas-feiras santas as pessoas deveriam se benzer,antes de sair de casa,para não ficar sujeita á tentação do Sujo,Cão,Tinhoso,Compadre ou seja lá que nome tenha.Seria interessante não morrer durante a Quaresma,pois,talvez por ser feriado lá no Céu,também,o Judiciário não se reunia para julgar a alma,que tinha que esperar romper a Aleluia.

As relações íntimas eram proibidas, mesmo entre casais;era o tempo do balaio fechado,as “menininhas boas de famílias más”,ficavam sem trabalho e sem comida;os maridos de mulher feia adoravam não ter que cumprir as chamadas obrigações conjugais e ,o curioso é que,as mulheres casadas não tinham enxaqueca;devia ser milagre do Crucificado.

Mas, afinal, o que é a Quaresma?Trata-se do espaço de 40 dias de jejum (contemplação, abstinência e mortificação)que começa na Quarta-Feira de Cinzas e vai até o Sábado de Aleluia.É um período de penitencia.

Os antigos cristãos tinham apenas uma refeição ao pôr do sol, chamada ágape;depois,esta refeição passou a ser feita á noite,eram as consoadas,de origem romana,a consoalia do deus Consus,que vem de conserere,semear;era uma festa pública em que se compartilhava comida e bebida á vontade;daí as consoadas em família,lautas refeições movidas a bons vinhos e bacalhau,pastéis de Belém e queijadinhas de Cintra.Bons tempos!

Desejo a todos vocês uma Páscoa cheia de alegrias e doce como chocolate.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui