Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UM HOMEM DE CORAGEM -- 07/04/2009 - 10:36 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


UM HOMEM DE CORAGEM!

Mineiro, conservador e de família tradicional,Marcito,como era chamado pelos amigos Márcio Moreira Alves,recentemente falecido,até que apoiou a queda de Jango;vivíamos,todos nós,classe média,cheios de medo dos comunistas,que comiam criancinhas,segundo a igreja e que queriam nos tirar nosso patrimônio solidamente construído pelos nossos pais;principalmente um certo sindicalista barbudo que pregava a reforma agrária,fazendo nossos pais tremerem nas bases.

Assumindo os milicos, Márcio percebeu que sumiu a democracia;começou a prisão indiscriminada de sindicalistas e intelectuais contrários ao regime,as torturas,os desaparecimentos,o terror.Jornalista do “Correio da Manhã”,logo ele e o jornal estavam na oposição.

Oriundo de uma família de políticos, ele mesmo foi eleito deputado, pelos seus leitores,como disse.

Cansado dos desmandos da caserna e influenciado pela peça Lisistrata,em que as mulheres de Atenas se recusaram a abrir as portas das suas casas aos maridos que voltaram derrotados por Esparta,até que eles voltassem vencedores,Márcio,no “pinga-fogo,uma hora de discursinhos sem importância,na Câmara,conclamou as mulheres dos militares a se negarem a eles até que a democracia fosse restaurada.

Pois este foi o pretexto que os milicos esperavam para o AI-5, o maior crime político cometido contra esse país; imediatamente foram presos vários intelectuais de peso,artistas e pessoas comuns ,estudantes,operários,pessoas do povo;o fato é que estava havendo uma guerra surda entre os milicos,guerra por poder,dinheiro,cargos para os parentes,posição.Sabe-se,hoje,que houve vários golpes dentro do golpe,com as bênçãos dos americanos e a complacência de maus brasileiros,vira latas,sedentos pelas migalhas caídas das mesas dos generais :os ACMs,os Sarneys,os Agripinos et caterva.Estes ilustres e ainda atuantes personagens,chamavam a turma de deputados da oposição de “os imaturos”,ou seja aqueles que se recusavam ás benesses do poder.

Os milicos queriam a cabeça do Marcito;pediram á Câmara licença para cassá-lo;naquela época o Parlamento ainda tinha vergonha na cara;o pedido foi recusado.Prá que pretexto melhor para o AI-5?O Congresso destituído, todas as liberdades individuais suprimidas, em fim os anos de chumbo. Márcio foi preso e exilado,como Glauber,Cony,Antonio Calado,muitos outros.Estudante,naquela época e revoltada com tudo que sabia,ávida leitora do” Pasquim”,o discurso do Márcio lavou minha alma.Até hoje ele é grato ao meu coração.

Que a terra lhe seja leve!Se algum pecado teve,falarei por ele a Deus:”Perdoai-lhe,Senhor,ele era um bravo!



.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui