Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UM HÍMEN COMPLACENTE! (Sandra Silva) -- 27/03/2009 - 16:27 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Por: Sandra Silva



Socióloga e Jornalista de Alegrete/RS

sandra.silva@brturbo.com.br



UM HÍMEM COMPLACENTE!



O país está submerso num pântano de corrupção em que nada acontece, nem as areias são movediças. Ninguém é preso e nada é apurado, a não ser que os delitos sejam delimitados em torno de peixes pequenos, lembrando palavras de Fernandinho Beira-Mar, o novel cientista político da pátria amada.



A sociedade está aparelhada com companheiros que se aboletaram nos cargos e usufruem de todas as mordomias que, obviamente, não pretendem largar com facilidade. A política de centro do país é de ardis, corrupta e volúvel, onde se aceita tudo, desde que tudo se mantenha como está. Uma oscilação entre o desagradável e o desastroso.



Leitores perguntam: "Em quem iremos votar se o sistema está completamente contaminado?"



Nas campanhas promete-se o impossível, sabendo-se que depois da posse não se poderá fazer nada no primeiro ano, com cofres geralmente vazios e orçamento decidido por lei do antecessor. Já no segundo e terceiro anos, deixando de lado a fala da herança maldita, tem de mostrar a que veio tocando obras e cumprindo algumas promessas gravadas em mídia digital. Obras, no entanto, que serão entregues apenas ao final do quarto ano como forma deslavada de campanha já para o próximo mandato.



O governo lançou seu candidato, talvez balão de ensaio, não se sabe, mas forçou a oposição a por a cabeça para fora do ninho. Será esta a sucessão no Brasil? Lamentável o quadro que vivemos, sem lideranças novas, sem rebeldes com causa, apenas com vícios.



Estamos entre o perigo e o risco e este ambiente enevoado de poluição ambiental e de corrupção poderá gestar uma solução vinda do povo que começará a perceber que está a caminho das masmorras.



Será este país hipócrita e abandonado por Deus? Ora, pois, que vileza!



O senador Jarbas Vasconcellos continua sendo defenestrado por ter chamado seu partido de corrupto e o governo de medíocre. Apertou na ferida e saltou pus para todo lado. Não da forma que o fez Roberto Jéferson que salvou a nação da assunção à presidência do deputado José Dirceu sangrando a própria carne. Vestígios indicam que a sociedade o esqueceu, aliás, sociedade costumeiramente acometida de amnésia e idiotice.



Observemos o ponteiro da bússola nacional: classe política desmoralizada; violência em grau insuportável; insegurança absoluta; crime organizado em crescente ascensão; educação quase no fundo do poço; saúde precária sangrando no grito de dor dos milhares desafortunados que precisam do atendimento público; valores morais nauseabundos.



Há sinais de que caminhamos em direção ao patíbulo. Enquanto isso o povo se masturba com as cenas de mais um big brother.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui