Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As faces do Bem e do Mal -- 01/01/2002 - 15:55 (Fernando Tanajura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AS FACES DO BEM E DO MAL



Sinais dos tempos: procuro as faces do Bem e do Mal e me confundo.



De um lado vejo uma face com raiva, apertando os lábios quase não existentes a conclamar vingança e justiça infinita. Do outro vejo uma face plácida, relaxada falando em Deus e eternidade.



Uma mostra muito ódio e delinea uma missão ditada não sei por quem. A outra cita princípios rígidos seguidos há mais de mil anos por certo povo.



Uma interfere no modo do nosso pensar, pede um posicionamento imediato e sem muita escolha. A outra deixa livre a escolha e a responsabilidade das conseqüências.



Uma lembra as faces das inquisições medievais enquanto a outra lembra um músico baiano, chapado, no âmago do seu odara.



Uma está preocupada com o que é material e se envolucra em máquinas de precisão, não tanto precisas, está preocupada com as perdas no mercado financeiro. A outra não fala em nada que é material, apesar de ter muito poder financeiro e viver de maneira rústica.



Uma tece e retece coligações confusas que a imaginação de qualquer um fica perturbada com as mudanças bruscas. A outra não tece nem cose e vive como os lírios do campo - em contato com as pedras e terras.



Uma mata - mata crianças, mulheres e velhos inocentes em nome da justiça dos homens e simplifica que tudo é um efeito colateral. A outra também mata inocentes, a propagar que é em nome de uma causa que se diz divina.



Uma tem o olhar raivoso, confuso, inquieto. A outra demonstra frieza, placidez, harmonia, nem sei mesmo..., no seu modo de olhar.



Uma parece ter medo, arma defesas, articula ataques, corre contra o tempo para mostrar grandeza. A outra, em sua candura, repousa em sua caverna como se tudo fosse eterno, sem se importar com a morte.



Uma acusa com provas contestáveis. A outra não tem provas para se defender das acusações.



Uma se reveste de aparatos e de boas roupas para passar uma imagem limpa. A outra, com a mesma túnica todo o tempo, não se importa com a imagem que apresenta.



Uma, por mais que tente, não transmite muito carisma. A outra, sem prentensão alguma, destila carisma na sua melhor forma.



Uma, com as suas ações, não tem conseguido muita simpatia de alguns, enquanto a outra, sem muita ação, consegue simpatizantes invisíveis de uma forma inequívoca e intrigante que mete medo.



Uma afirma que tudo é terror, mas ao mesmo tempo seleciona alguns aliados que também promovem o terror. A outra diz que é uma luta de Fé.



Uma tenta propagar que não faz uma guerra religiosa. A outra reafirma que quer destruir os que não acreditam em seu Deus e todos os infiéis.



Uma face lembra os centuriões romanos. A outra tem a serenidade e a confiança dos profetas.



Uma atira muitas bombas e pouca comida para o povo. A outra manda de maneira não convencionais puras exortações.



As duas usam a agressão, a violência e a morte como intrumentos de demonstração de poder, sem se importar com a ‘Paz no mundo aos homens de boa vontade’.



As duas dizem que serão vencedoras nesta luta.



As duas faces não deixam de ser uma só face da mesma moeda: a guerra.



Com imagens tão contundentes e ações tão díspares, começo o novo ano cada vez mais confuso a me perguntar: qual é a face do Bem, qual é a face do Mal?





© Fernando Tanajura Menezes

http://tanajura.cjb.net

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui