Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SENTIMENTOS GUARDADOS -- 16/03/2009 - 18:10 (RÔMULO OLIVEIRA MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


De vez em quando recebo e-mails que considero ótimos,maravilohosos. Foi através de uma dessas correspondências que conheci um pensamento muito válido: "O grande mal do mundo consiste no fato de pessoas guardarem coisas para si.Guardam bens, guardam sentimentos,guardam declarações, guardam ressentimentos, falam ou se calam na hora errada. Vivem de aparências, com as gavetas da alma replatas de coisas inúteis"

De certo modo,me incluo como réu confesso no que afirma a primeira frase dessa oração.Guardei muitos sentimentos e declarações que certamente deveria dizwer a minha mãe preta, ao meu pai,aos meus irmãos. Por misso sou carrasco de mim mesmo,quando me entristeço ao ouvir músicas do tempo de nosso convívio,aquelas que eles gostavam de ouviur,cantarolar,assobiar ou tocar em seus instrumentos; quando releio cartas, revejo fotografias antigas, releio artigos e poesias do velhoi Anizio e do mano Domingos, e que mne deixam,paradoxalmente, muito feliz. Sofro e me alegro nestas ocasiões. Às vezes me pego sorrindo por recordar de algum momento viivenciado com eles. Outras vezes, tento esconder as lágrimas da emoção,ocasionadas por lembranças desse tempo feliz.

Por diversas vezes vi o mano caçula, e o admiro por mais este seu predicado, acariciando os cabelos do "velho" ou beijando a cabeça de nossa mãe . Questiono-me porque não sou capaz de imitar esse gesto de amor, tão espontâneo e tão bonito, com mais frequência. Hoje arrependo-me de não ter exposto tudo que sentia quando eles estavam entre nós. Gostaria de ter a grandeza do Marcello que, apesar de haver passado menos tempo ao lado deles,certamente pode demonstrar a todos, um maior carinho.

Não fui "corajoso" o bastante para dizer o quanto os amo e admiro. É omeu jeito, que tento mudar, melhorar. Por outro lado, lembro com alegria que o tempo maior que vivi ao lado deles deu-me o combustível necessário para enfrentar as adversidades que tive; deu-me sentimentos e saber que deixaram-me mais "completo" e mais unido a família. Descobri que eu sou cópia deles, principalmente no que diz respeito a filosofia de vida, da arte de amar o simples da vida. Este segredo, agora revelado aqui, é um desabafo que me ajuda a libertar de todo o cotidiano rotineiro e selvagem, para ser alguém. LKuta que aprisionou emoções. Hoje considero que todo o passado é responsável por descobertas que faço de mim mesmo. Tenho mais tempo para meditação, posso alimentar e desenvolver o "espírito". Poderia dizer à minha mãe preta, Teté, ao meu pai ou aos meus irmãos, tanta coisa ! Que música maravilhosa! ou que poesia linda!; Eu te amo ! Coisas desse tipo. Melhor, poderia abraçá-los com mais frequência, beijá-los com mais ternura, mais demoradamente,mesmo lutando contra toda a timidez,própria da maioria dos Medeiros.

Guardei emoções que hoje se transformaram em lágrimas e sorrisos de uma única pessoa. Restou o ensinamento de que não devemos guardar declarações ou gestos de amor. Vou me expor mais e declarar guerra aos sentimentos guardados !
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui