Usina de Letras
Usina de Letras
61 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Vai que é nossa -- 03/06/2002 - 12:38 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não adianta, o assunto agora é a copa. Melhor dizer Copa, dada a grande importància que tem para nós brasileiros. Ou será necessário escrever COPA?

A Copa é uma espécie de estação bissexta que vai chegando aos poucos e toma conta do país. Não adianta resistir, nem há motivo. Trata-se de uma característica nossa. Precisamos de algo para torcer de verde amarelo. Guga é ótimo, o vólei de praia é excelente, pra quem gosta tem o Popó, mas torcida mesmo é para o bom e velho futebol, apesar dos euricos que comandam nosso esporte. Nós precisamos de uma copinha de vez em quando. Pra torcer, palpitar, sofrer. Se temos esse desejo incontido de torcer, sofrer, que seja em uma modalidade na qual temos chance. Temos? Claro, se éramos 90 milhões no tri, somos agora cento e setenta a torcer pelo Penta. Como diz o lugar comum, somos Cento e Setenta Milhões de técnicos, dos quais uma boa parte pratica o terceiro esporte nacional (antes vêm o amor e o futebol), que é falar mal do país. Não raro com motivo, mas não sempre como apregoam.

Pois a Copa chegou e lá estamos nós brasileiros, condenados a um mês de agonia, esperança, discussão e, não bastasse todo o sacrifício, ainda há que acordar cedo. Falo assim, acordar cedo, fazendo de conta que não sei que muita gente não vai dormir esperando os jogos.

É claro, não chegamos lá por acaso. Nada ocorre sem sofrimento. Lembram as eliminatórias? Que sufoco. O vai não vai. Que martírio. Acerta na última hora, ou foram os outros que erraram? Que sufoco. Mas chegamos. Difícil imaginar a tristeza do país em ver uma copa, ops, Copa, sem nossa brava participação. Não foi fácil, mas chegamos lá.

Nos últimos meses os amistosos, a escalação. Mais dúvida, apreensão, polêmica, discussão. Romário vai, Romário fica. Romário, aquele baixinho que não joga nada, mas faz gols. O povo parece querer Romário. Mas não todos. Alguns lembram de Garrincha, seu gênio e sua indisciplina, seus dribles. Mas Garrincha tinha uma ingenuidade que não parece assistir a Romário. Ao que contam, era pura molequice. Resta saber se ainda há espaço para Garrinchas. Sei lá, difícil julgar. Se não ganharmos ficará para sempre a dúvida sobre os possíveis resultados. Se ganharmos, tudo se esquece e vamos ao Hexa, não sei aonde, mas espero que seja em algum lugar com fuso horário mais cristão.

De qualquer forma, como nos relata a Globo e seu Galvão, nossa seleção já está na Corea. Transmissões permanentes, dia e noite, noite e dia, sempre iniciando com uma explicação sobre o fuso. Agora, mercê das inúmeras explicações, exemplos e risadinhas, o povo finalmente dar-se-á conta de que a Terra é redonda e gira. Ou isto é invenção da Globo?

Estamos rumo ao Penta. Precisamos do Penta. Com o Penta, a bolsa haverá de subir, o dólar descer e também o chamado risco Brasil. Aumento das exportações, indicadores macroeconómicos positivos, eleições em plena liberdade democrática. Com o Penta estamos feitos. Não sei se é tanto assim, mas que seria bom, seria.

Mas isto tudo é secundário. A partir de segunda é hora de torcer, espernear, sofrer e gritar gol, melhor dizer GOOOOOLLLL!!!!.

PENTA BRASIL !!!


Escrita em 30.05.2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui