Usina de Letras
Usina de Letras
105 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O PÓ DAS ESTRELAS -- 01/03/2009 - 23:36 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O PÓ DAS ESTRELAS



Francisco Miguel de Moura, Escritor-Membro da Academia Piauiense de Letras



São inúmeros os padres que estudaram o Universo. Alguns são grandes descobridores. Frei Beto, teólogo, artista, filósofo, é também estudioso da física do Universo. Em seu livro “A Obra do Artista”, Ed. Ática, S. Paulo, 2002, há uma parte com o título que parece uma constatação: “Somos todos feitos literalmente do pó das estrelas”. O livro é bom de se ler e ótimo como esclarecimento do nosso lugar e importância no universo solar. Talvez sejamos os únicos seres vivos que pensam o interior e o exteriorizam, que sofrem, sentem e se extasiam ante a beleza. Por isto nos damos grande importância. Mas quero chegar a outro caminho, o de cada dia, o mais humano. Diga-se que não é grande coisa, no mundo social, ser pó de estrelas – mesmo as “globais” ou as da política brasileira, especialmente destas. A importância de cada um não pode ser medida pelos padrões da mídia. Lembremos aquela famosa frase da idade de ouro realista: “Ninguém é importante para o seu criado de quarto”. O ser e o aparecer são tão distantes quanto nós da nossa estrela – o sol – e isto ninguém percebe nesta espetacular era da imagem. Ela quer nos impingir que somos o que parecemos. O que somos pode ser aferido com o porteiro do edifício, ou o empregado que toma conta do nosso sítio, ou mesmo o chofer que nos leva aonde desejamos. Quem mais depõe verdadeiramente a respeito de seus patrões são os empregados. Em matéria de investigação de crimes, isto é mais do que real, visto que eles conhecem as coisas mais elementares do viver diário, as fraquezas, artifícios, manhas, mentiras, falsidades do amor e a gula do dinheiro e dos bens. Assim, eles levam as autoridades aos mais escondidos crimes, à descoberta do mais sagaz criminoso.

Como poeira das estrelas da política ou da mídia, no referente aos artistas de novela, cinema e tevê, não há nada que se compare ao que somos. Melhor cair na real, pensar bem o nosso ser e o nosso parecer. E o que é que somos? “Poeira de estrelas” lembra nossa herança nobre, mas conformemo-nos com a realidade. Brancos, pretos, ricos, pobres, bons e maus, todos somos filhos da natureza, e o natural é bem pouco modificado pelas circunstâncias de família, escola, meio social e ocupação. À natureza é que mais devemos. Sábio é aquele que estuda e reconhece o seu poder, a sua força e a sua necessidade. Religiões, filosofias, ciências tudo são criações da razão. Não devemos esquecer a natureza, é ela quem nos faz nascer do amor – ou não; quem nos faz morrer por amor – ou não. O resto pode não ser “o silencio”, mas não o sabemos. Daí que a religião mais verdadeira, mais de acordo com o homem seria o agnosticismo. Eu sou agnóstico. E você, leitor?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui