Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Festival de Pipa. -- 18/02/2009 - 13:30 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO FESTIVAL DE PIPA



1. INTRODUÇÃO



Existem inúmeras brincadeiras e brinquedos que são muito populares hoje em dia e que tiveram sua origem em outras partes do mundo, num passado distante. Atualmente diversas dessas brincadeiras que fazem parte da cultura do nosso povo e integram o folclore brasileiro podem ser utilizadas como instrumentos de integração social e aprendizado pedagógico pelas Escolas e demais instituições públicas.



Assim é o caso da pipa ou papagaio que é um brinquedo de fácil e rápida fabricação que voa baseado na oposição entre a força do vento e a corda segurada pelo seu operador, conhecido como “pipeiro”. A pipa é formada por uma estrutura rígida de bambu ou plástico que armada com linhas e fitas adesivas pode suportar um corpo plano de papel, pano ou plástico que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Geralmente as pipas contém uma rabiola, que é um adereço colorido feito de fitas plásticas finas ou de papel que fica preso na parte inferior da pipa para proporcionar estabilidade.



Em nossa cidade, a pipa é um dos brinquedos mais populares, sendo utilizada por pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, crianças, adolescentes e até adultos. Normalmente, quem gosta de soltar pipa não encontra muitos locais apropriados para essa prática, o que faz com que diversos pipeiros acabem brincando nas ruas, avenidas e praças, em meio às redes de telefonia e próximo aos fios de alta tensão.



Dessa maneira, propomos a realização do “1º Festival Municipal de Pipa” para utilizar essa brincadeira como uma atividade lúdica de socialização com ampla participação de todos os seguimentos de nossa comunidade.





2. OBJETIVOS



Proporcionar a realização de um evento com envolvimento de Escolas e demais seguimentos de nossa sociedade com a utilização da prática da pipa como um instrumento de socialização e de estímulo ao aprendizado estudantil, premiando os participantes.





3. METODOLOGIA



A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Esportes e Educação, organizará o “1º Festival Municipal de Pipa”, com a publicação de Edital, propondo uma competição aberta a todos os estudantes e demais integrantes de nossa comunidade, com intuito de valorizar a prática dessa milenar atividade lúdica, premiando os participantes.



A realização do “1º Festival Municipal de Pipa” está previsto para acontecer no segundo semestre do calendário escolar, nos meses de agosto e setembro, com envolvimento de todas as Escolas públicas e privadas, além de contar com apoio da equipe técnica da Secretaria Municipal de Esportes. Destaca-se que em nossa região os meses de agosto e setembro se caracterizam por baixo índice pluviométrico, alta insolação e forte concentração de ventos, o que consideramos ideal para a prática dessa brincadeira.



Dentro da programação do “1º Festival Municipal de Pipa” estão previstos dois conjuntos de ações a serem desenvolvidos em momentos distintos, sendo que a primeira parte caberá prioritariamente a Secretaria Municipal de Educação e, a parte seguinte, ficará a encargo da Secretaria Municipal de Esportes. Assim, logo a seguir detalhamos as atividades a serem executadas por cada Secretaria.



3.1 ATIVIDADES ESCOLARES



É de amplo conhecimento que as práticas lúdicas devem ser objetos permanentes de estudo e implementação nas Escolas, pois além de servirem para resgatar valores culturais elas podem ampliar a capacidade de criação e articulação através de propostas que valorizam a educação em todos os seus aspectos.



Assim, através dessa proposta a equipe de supervisão pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com professores e demais funcionários das Escolas, utilizará durante os meses de agosto e setembro a prática de construção e soltura de pipa dentro dos conteúdos disciplinares, usando esse brinquedo como um meio de diversão e aprendizado.



Como sugestão propomos a utilização para as aulas de Arte que o professor ensine, entre outros temas, a confeccionar pipas. Para isso, ele poderá repassar ao alunado conhecimentos diversos ligados a inúmeros assuntos, como por exemplo: folclore brasileiro, família e cidadania.



Da mesma forma, nas aulas de Matemática pode-se repassar noções de geometria, por exemplo, por meio das formas que aparecem nas armações das pipas, como triângulos, retângulos e quadrados.



Nas aulas de Português, as pipas servirão de inspiração para poesias, redações e contos.



Já nas aulas de Geografia, as pipas podem auxiliar na explicação dos diferentes tipos de ventos e suas variações em cada região do Brasil.



Nas aulas de História, esse tema pode, obviamente, ser tratado para apresentar a história desse curioso brinquedo.



Até na hora de exercitar os músculos, nas aulas de Educação Física, as pipas terão o seu espaço, pois os professores podem trabalhar movimentos apropriados para quando os alunos forem empinar os brinquedos.



Nas aulas de Ciências, o professor pode explorar a rica história de utilização desse brinquedo por cientistas e inventores, como alguns casos e relatos que apresentamos a seguir. Em 1749, quando o Escocês Alexander Wilson usou vários termômetros presos as pipas para medir a temperatura nas alturas. Um pouco depois, em 1752, o americano Benjamim Franklin fez importantes descobertas sobre a eletricidade utilizando uma pipa, o que possibilitou a seguir a invenção do pára-raios. Em 1883, o inglês Douglas Archibald prendeu um anemômetro (Medidor de Vento) à linha de uma pipa e mediu a velocidade do vento a 360m de altura. A Aerofotografia com o auxílio de pipas é muito praticada desde o fim do século XIX. Em 1901, o cientista italiano Guglielmo Marconi usou uma pipa para erguer um antena e fez a primeira transmissão de rádio. Já em 1906, nosso conhecido “pai da aviação”, o brasileiro Alberto Santos Dumont, se inspirou em um modelo de pipa em forma de caixote para construir o dirigível 14 Bis, conhecido por muitos como o primeiro avião.



Outros aspectos importantes que não podem ser esquecidos é a difusão de conceitos de ecologia e meio ambiente. O professor pode incentivar na construção de pipas o uso dos mais diversos materiais recicláveis, tais como papel e plástico, entre outros.



Além disso tudo, ao transmitir métodos de como empinar pipas o professor poderá repassar normas de segurança, enfatizando, entre outras coisas: (1) não usar linha cortante (cerol); (2) empinar pipas somente em locais amplos, longe de fios de eletricidade e de ruas movimentadas; (3) usar luvas para proteção das mãos; (4) ter cuidado com pessoas que estão à sua frente; e (5) nunca soltar pipas sobre laje de casas, sem as proteções laterais.



Sem dúvida, um ótima sugestão para trabalho extra-classe é a saída com os alunos a campo para soltar pipa, indagando o porquê de não soltar pipa nas ruas.



Diversos trabalhos têm demonstrado que atividades lúdicas, como é o caso da soltura de pipas, servem para o fortalecimento da auto-estima, para estimular a criatividade e dar alegria as crianças e adolescentes.



A seguir, como complementação dessa primeira fase do Projeto executado nas Escolas, haverá a realização do “1º Festival Municipal de Pipa”, com sequência das propostas pedagógicas e de promoção do lazer e integração social.



3.2 FESTIVAL MUNICIPAL DE PIPA



O “1º Festival Municipal de Pipa” será um evento competitivo aberto a toda comunidade que ocorrerá no gramado do Estádio da cidade e terá duração de dois dias, sábado e domingo. O primeiro dia será destinado a realização de uma “oficina de fabricação de pipas”, e o segundo dia será dedicado a “competição de soltura das pipas”, que será o momento quando os participantes poderão mostrar as qualidades de suas pipas e suas respectivas habilidades no manuseio do brinquedo.



Cada pessoa interessada em participar poderá fazer sua inscrição através do preenchimento de uma ficha em uma das três categorias: (1) adulto, (2) infanto-juvenil e (3) mirim. A inscrição poderá ser feita previamente na sede da Secretaria Municipal de Esportes, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas; ou durante o Festival que ocorrerá no sábado e domingo, nos turnos da manhã e tarde.



Os participantes da categoria “mirim” devem ter no máximo 12 anos, até a data de inscrição. A categoria “infanto-juvenil” enquadra os participantes que tiverem de 12 a 16 anos. O participante que tiver acima de 17 anos deverá se inscrever na categoria “adulto”.



Cada participante poderá se inscrever representando seu bairro ou Escola. Não haverá limites de inscrições, pois a intenção desse Festival é possibilitar o maior número de participantes, quer sejam adultos de bairros ou estudantes da Escolas. Acreditamos que um evento como esse servirá como um momento de entretenimento familiar e de promoção cultural, onde as famílias poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável.



Serão premiadas com troféu e prêmio em dinheiro os quatro melhores pipeiros em cada categoria, levando-se em conta: (1) a pipa mais bela e original, (2) a pipa que decola mais rápido, (3) a pipa que vôa mais alto, e (4) a pipa que permanecer por mais tempo em vôo. Essa avaliação será realizada por uma equipe de cinco pessoas, composta por representantes da Secretaria Municipal de Esportes.



A premiação em dinheiro será entregue no próprio Estádio, na tarde de domingo, às 17:00 horas, e os prêmios serão: R$ 900,00 (1º lugar), R$ 700,00 (2º lugar), R$ 500,00 (3º Lugar) e R$ 300,00 (4º Lugar).



Todas as etapas do Festival serão fotografadas para arquivo das Secretarias e para serem divulgadas no site da Prefeitura Municipal.





4. RESULTADOS ESPERADOS



Espera-se com esse Projeto seja um instrumento de envolvimento de todos os estudantes, Escolas e demais seguimentos sociais. Através dessa proposta esperamos uma ampla participação popular nesse Festival, que servirá como um momento de valorização dessa atividade lúdica tão presente no seio de nossa sociedade, servindo para a integração da criança, sua família e todos os membros de nossa comunidade.





5. AVALIAÇÃO



Após o evento, a equipe organizadora fará um “Relatório de Avaliação” dos resultados, quando serão apontados as metas alcançadas, especialmente no que se refere ao número de inscrições, os gastos financeiros, o público presente, e o grau de aceitação do festival. Esse trabalho de avaliação será importante para se ter uma opinião clara e tecnicamente embasada dos resultados obtidos durante o evento, o que certamente possibilitará um melhor desempenho na realização de outros trabalhos e eventos posteriormente.





6. BIBLIOGRAFIA



Brasil Escola. 2009. Brincadeiras e brinquedos culturais. Cultura. Disponível em: http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm



Ciência Hoje das Crianças. 2009. Aulas com pipas. Arte e Literatura. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/2194



Costa, Marilayde. 1999. Fazendo pipa, criança aprende brincando. O Estado do Paraná,

Curitiba (PR), 17 de Outubro de 1999. Disponível em: http://www.pipamodelismo.com.br/artigo%20o%20estado%20do%20parana.html



Freitas, D.S. & Rodrigues F.L. 2005. A Literatura infantil como eixo organizador do ensino de Ciências, Matemática, Geografia e Língua Portuguesa. Anais do IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem investigação na sua Escola. Lajeado, (RS), Julho de 2005. 6p. Disponível em: http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/trabalhos/trabalho051.pdf



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Capoeira Viva. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1047416



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Dança de Rua é Cidadania. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1214454



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Forró. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1430494



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Louvor. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1431972



Vento de Pipa - O primeiro site de pipa do Rio de Janeiro. 2009. História da Pipa. Disponível em: http://www.ventodepipa.com.br/equipe.html



Zimer, T.T.B.; Cardoso, A.R. & Miranda, D.C. 2004. Brinquedoteca: Planejamento e implementação de atividades lúdicas para o ensino de matemática na educação infantil. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. Relato de Experiência GT 7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática. Universidade Federal do Pernambuco, Recife (PE), de 15 a 18 de julho de 2004. 11p. Disponível em: http://www.educacao.ufpr.br/lab_nucleo_e_centro/lab_ensino/Arquivos/artigobriquedoteca.pdf



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Atividade lúdica. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Atividade_L%C3%BAdica



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Pipa (Brinquedo). Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_(brinquedo)





7. AGRADECIMENTOS



Agradeço a todos que tornaram esse trabalho possível, em especial aos amigos do NATURATINS, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da Prefeitura Municipal de Gurupi.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Gurupi – TO, Fevereiro de 2009.



Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui