Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A NOVA ILHA DA FANTASIA -- 12/02/2009 - 20:35 (Délcio Vieira Salomon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A NOVA ILHA DA FANTASIA



Délcio Vieira Salomon



De acordo com o CNT/Sensus o governo federal tem aprovação de 72,5% e avaliação pessoal de Lula é de 84%.

Só os incautos acreditam nesses índices e na cientificidade de tais pesquisas.

Uma vez que ao executivo sempre interessa apelar para essa perversa arma de ludibriar o povo, já é tempo de legislativo e judiciário, em contraposição, assumirem a responsabilidade de evitar que o povo seja enganado por este instrumento pseudocientífico institucionalizado com o pomposo nome de “pesquisa de opinião”. Infelizmente já se tornou perverso meio de manipular a opinião pública.

À época da aprovação da reeleição promovida por FHC, tive ocasião de escrever sobre o mesmo assunto no Estado de Minas. É oportuno relembrar alguns pontos. Citava Heitor Cony, Jânio de Freitas e o especialista em análise de pesquisa, Pedro Couto, ao criticarem, os índices altíssimos favoráveis a FHC, publicados pelo Vox Populi/CNT, logo após estourar o “escândalo Eduardo Jorge”. Com eles condenava o projeto de marketing do governo federal, usando estratégia milionária de alavancar a imagem de FHC, “encomendando pesquisas de opinião”. Citei, inclusive, Roberto Campos: “Tais pesquisas são como o biquíni. Mostram tudo, mas escondem o principal”. Se houvesse, obrigação de os órgãos de imprensa, toda vez que se publicam os resultados de tais levantamentos, lhes acoplarem a análise de um especialista imparcial, provavelmente o impacto seria menor. A verdade é que o instrumento virou uma espécie de bumerangue: ao invés de legitimamente auferir a opinião pública, a manifestação dos resultados acaba manipulando a opinião na qual se espelhou.

Volto a repetir: “Não nego a “cientificidade” da pesquisa de opinião em si, ou seja, do método do “survey”. O problema não está no método ou no instrumento de pesquisa. Está quase sempre no “técnico” que o utiliza e nos coletadores de dados e suas entrevistas. Está particularmente no viés facilmente cometido, quando se passa da teoria da amostragem para a prática da escolha da amostra – de seu volume e de suas características em função do universo. Creio que, dos métodos de pesquisa, o estatístico é o mais acessível à manipulação. É fácil mentir com os números”.

A qualquer pessoa vivida ou com discernimento político há de causar perplexidade o índice publicado pelo CNT/Sensus (novamente o CNT – Conselho Nacional de Transportes!), dando a Lula 84% de aprovação pessoal e 72.5% de seu governo. Justo porque a publicação está sendo feita após estourar a crise econômica que atinge o governo, a ponto de a economista e jornalista Miriam Leitão declarar: “Se o PAC fosse o que dizem (...) o país não estaria neste ambiente recessivo (...) Se houvesse investimentos criando uma demanda da ordem R$ 646 bilhões em dois anos, não haveria desaceleração. Se apenas 2% das obras estivessem atrasadas, o país estaria andando. O governo está fazendo propaganda extemporânea e usando o Exército em frentes de obra.. Tudo é Pac :somar intenções de investimentos privados, planos de estatais engordados por razões políticas, com investimento público que pode ou não ser feito. (...) até o que é feito pelos Estados com dinheiros dos Estados”.

Por isso é fácil perceber que este país está novamente diante de uma grande enganação. È como se nosso povo vivesse numa ilha da fantasia e renovasse, a cada ano, o ritual masoquista da auto-intimidação: “mente para mim, zomba de mim, que eu gosto!”





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui