Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Festival de Louvor. -- 10/02/2009 - 19:32 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO FESTIVAL DE LOUVOR



1. INTRODUÇÃO



A música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.



A música religiosa ou de adoração é uma das modalidades mais praticadas em todo o mundo, e aqui no Brasil, um país essencialmente cristão, ela é bastante utilizada nas festividades (natal, páscoa etc.) e em liturgias, tais como: missas, cultos, batizados e funerais, entre outras.



Na verdade, é praticamente impossível pensar em qualquer prática ou festividade religiosa sem a presença da música de adoração. E, certamente, o momento de louvor é para muitos a parte mais agradável desses momentos de devoção e espiritualidade.



Assim, propomos a realização do “1º Festival Municipal de Louvor”, como um meio de utilizar a música como uma instância privilegiada de socialização de todos os seguimentos de nossa comunidade.





2. OBJETIVOS



Organizar um evento popular voltado para a divulgação e promoção do estilo música gospel, contando com ampla participação de todos os seguimentos religiosos de nossa cidade, premiando os melhores cantores.





3. METODOLOGIA



A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, será responsável pela organização e execução do “1º Festival Municipal de Louvor”, que será um evento cultural com foco na ampla participação popular como forma de reconhecimento e valorização desse importante estilo musical tão presente em nossa nação.



O “1º Festival Municipal de Louvor” terá duração de três dias, de sexta-feira a domingo, quando serão apresentados os cantores inscritos. Cada músico, amador ou profissional, que esteja interessado em participar poderá fazer sua inscrição na própria sede da Secretaria Municipal de Cultura, através do preenchimento de uma ficha em uma das três categorias: (1) cantor solo, (2) dupla e (3) grupo.



Cada participante poderá se inscrever representando sua Igreja ou entidade religiosa. Não haverá limites de inscrições por denominação religiosa, pois a intenção desse Festival é possibilitar o maior número de participantes, quer sejam católicos, evangélicos ou de outros grupos religiosos. Acreditamos que um evento dessa natureza servirá como um momento de entretenimento familiar e de promoção cultural, onde os nossos cidadãos poderão exercitar as capacidades de ouvir, compreender e respeitar o outro. É de amplo conhecimento que a aprendizagem musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo e, principalmente, para a construção de valores pessoais e sociais de crianças e jovens.



As inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas, com apresentação do comprovante de endereço do cantor. No momento da inscrição, o interessado deve apresentar uma cópia de CD Play Back da canção escolhida para ser executada durante a apresentação.



A comissão julgadora, formada por três profissionais da área cultural, premiará com troféus e prêmio em dinheiro as três melhores apresentações em cada categoria, levando-se em conta, principalmente, a entonação e a afinação da voz, o ritmo, a originalidade e presença de palco.



As apresentações dos cantores concorrentes irão ocorrer nos dois primeiros dias do Festival, sexta-feira e sábado, das 20:00 às 23:00 horas. A premiação ocorrerá no último dia, domingo, às 21:00 horas, e contará com a apresentação dos vencedores.



Os prêmios se diferenciarão de acordo com classificação, sendo: R$ 1.000,00 (1º lugar), R$ 800,00 (2º lugar) e R$ 600,00 (3º Lugar).



Como estímulo a participação de todos os munícipes nessa grande comemoração, a Secretaria Municipal de Cultura ficará responsável pela ampla divulgação que ocorrerá no site da Prefeitura, nas Igrejas e demais locais de culto, nas Escolas públicas e privadas, nas rádios, nos jornais escritos e demais veículos de comunicação.





4. RESULTADOS ESPERADOS



Espera-se que “1º Festival Municipal de Louvor" seja um evento de envolvimento de toda a comunidade local, com a participação de crianças, jovens e adultos de todos os segmentos religiosos de nossa cidade. Através desse evento, a Secretaria Municipal de Cultura proporcionará um momento de acesso à compreensão da diversidade de práticas e de manifestações musicais de nossa cultura cristã, bem como de culturas mais distantes.





5. AVALIAÇÃO



Após o evento, a equipe organizadora fará um “Relatório de Avaliação” dos resultados, quando serão apontados as metas alcançadas, especialmente no que se refere ao número de inscrições, os gastos financeiros, o público presente, e o grau de aceitação do “1º Festival Municipal de Louvor”. Esse trabalho de avaliação será importante para se ter uma opinião clara e tecnicamente embasada dos resultados obtidos durante o evento, o que certamente possibilitará um melhor desempenho na realização de outros trabalhos posteriores.





6. BIBLIOGRAFIA



Arroyo, Margarete. 2002. Música, escola e construção de políticas locais de educação musical: um estudo na cidade de Uberlândia, MG. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 11., 2002, Natal. Anais... Natal (RN): Abem, 2002. p. 466-473. Disponível em: http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com/artigos_leg.htm
politicas



Fucci Amato, Rita de Cássia. 2006. Breve retrospectiva histórica e desafios do ensino de música na educação básica brasileira. Opus, 2006, n. 12, p. 144-166. Disponível em: http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com/artigos_leg.htm
politicas



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Capoeira Viva. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1047416



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Dança de Rua é Cidadania. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1214454



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Forró. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1430494



Sarney, Roseana. 2006. Projeto de Lei do Senado nº. 330, de 14 de dezembro de 2006. Altera a Lei nº 9.394, de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília (DF). Disponível em: http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com/index2.htm



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Louvor. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Louvor



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Música. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica





7. AGRADECIMENTOS



Agradeço a todos que tornaram esse trabalho possível, em especial aos amigos do NATURATINS, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da Prefeitura Municipal de Gurupi.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Gurupi – TO, Fevereiro de 2009.



Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui