Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Ilha que afundou -- 09/02/2009 - 22:12 (Marcelo de Oliveira Souza :Qualquer valor: pix: marceloescritor2@outlook.com) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Ilha que afundou







Há alguns anos atrás, tive a alegria, felicidade e honra de me criar passando os verões na ilha de Itaparica.

O tempo de duração de espera do Ferry Boat, era no máximo vinte minutos, mesmo assim as filas eram bastante grandes, as embarcações eram modernas, já existia o Agenor Gordilho, um dos mais antigos, não tinha hora marcada, nem catamarã, quem administrava era a Companhia de Navegação Baiana.

Quando chegamos ao Bom Despacho, os transportes eram Kombis e alguns ônibus, precários, inclusive.

Quando adentrávamos o portal de Itaparica, depois da Fonte da Bica, tudo se iluminava, eram os paralelepípedos mais maravilhosos que podiam construir; as praias eram freqüentadas dia e noite, a pescaria de siri, no jereré, marcou a infância de muita gente; a iluminação, quando existia, era quase um breu; as pessoas passavam a noite na praça, levavam até colchão, para fugir do calor, indo refrescar-se encima do gramado, e por lá dormia, às luzes do luar como testemunha.

De manhã cedo os idosos iam andando ou de bicicleta, rotineiramente, tomar a água “milagrosa”, que faz “velha virar menina”.

Com o passar do tempo e seguidas administrações “equivocadas”, digamos assim, a ilha foi se afundando diante das faltas de investimento, a violência como em todo lugar, não poderia deixar de aumentar.

Hoje os veranistas estão desesperados, os moradores em estado de agonia, assaltos em todos os cantos, e vemos a nossa ilha “sumir” diante de todo esse caos.

É um verdadeiro sofrimento para quem se criou tendo como pano de fundo aquele maravilhoso lugar, que é fonte de tantas lembranças para o povo que por lá passou, investiu e o que hoje sofre diante de toda essa ingerência dos poderes públicos.

Uma ilha desse potencial, se fosse em outro lugar, como na Europa, seria um verdadeiro balneário, mas infelizmente encontra-se no Brasil, lugar de ilhas particulares, castelos e todo tipo de ostentações, adquiridos de maneira duvidosa.

Diante de todo esse drama a ilha afunda cada vez mais dentro de um mar escuro e enlameado; todos os ilhéus, ex-turistas e ex-veranistas clamam por atenção dos órgãos competentes, mas não acontece absolutamente nada. Devolvam a nossa Ilha!





Marcelo de Oliveira Souza

Salvador Bahia



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui