Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62263 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10378)

Erótico (13571)

Frases (50653)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O QUE É QUE EU FAÇO ?! -- 29/05/2002 - 11:02 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
----- O que é que eu faço?! Faço isto... E não custa nada.
----- Ou custa?!

GUITARRADAS DE DÓ A SI

FADO DE COIMBRA - Revigora-se

Para que a canção de Coimbra estudantil se revigore e as musas do mondegascas melhor o inspirem e deleitem, o Fado coimbrão irá dispor de espaço próprio, espécie de oficina onde os veteranos e mais experimentados na função poderão passar conhecimento e prática aos mais novos, dando continuidade à principesca plêiade de tenorinos cantores de capa negra.

Assim e em consequência da iniciativa decorrente, sábado 27 de Abril passado, no Café Almedina, teve partida uma maratona fadista que, periódicamente e em dias idênticos, irá até Julho, o que dará lugar a uma galeria com a mesma designação e pendor.

No total são 16 os agrupamentos que percorrerão o fado durante uma hora, em sucessivas sessões com entrada franca, evento que tem o interesse e o patrocínio directos do vereador da área cultural da Càmara Municipal de Coimbra, Mário Nunes. Deseja-se que a lídima canção coimbrã "não seja tão só cantada em efemérides e entre amigos", mas sim que se eleve definitivamente a cartaz de visita e se integre no panorama turístico da ilustre cidade do Mondego.

Também, a partir do corrente mês de Junho, o fado poderá ouvir-se ao ar livre em vários pontos da bela "Menina e Moça", que é deveras Coimbra, saborosa paixão do nosso ilustre doutor Lacerda e Megre, bon-vivant, em permanente e viva saudade, entre as delícias coimbrãs a qualquer hora e em qualquer lugar.

CULTURGEST - Tudo isto é Phado!

No exíguo auditório lisboeta da Culturgest (cultura activa!), ao abrigo do articulado Festival do Mediterràneo, a 24 do deslisado Maio, a agenda deu à luz o primeiro de dois concertos de Lula Pena, cantora e guitarrista agora sintonizada com a vertiginosa ($) onda amaliana, tal qual peixe que aborda o esgoto que verte os sublimes unguentos dos sanitários faustos da imperatriz. A acompanhar a artista esteve o multifacetado instrumentista iraquiano Osama Abdulrasol. Francamente, não deu nem dará para entender, mas entende-se! Claro, o auditorial dedo mendinho esgotou-se sob a mão dos amigos da cantora e do músico que, diz-se, adoram as coisas simples embora extremem e aludam ao complicado.

Àquem ou além de Mísia ou de Paulo Bragança, Lula Pena trava a mais radical das lutas a favor da renovação do Phado, espécie de regresso às antanhas cavernas da melopeia, onde ninguém sabe se está bem ou se está mal, se era assim ou se como era. Ali asperge-se o uivo humano na expectativa de que as altas montanhas recebam o eco e os "ouvidinhos" snobs do inefável mistério continuem a alimentar a artística e conveniente dolce-vita da exuberante dupla euro-oriental, tipo arte de balde roto com o fundo a servir de tampa.

Não toquemos sequer nos nossos Madredeus, Camané, Mafalda ou Bobone. Lula é exactamente o extremo contrário destes. O Phado mais parece deveras uma Phoda! Ou não?!

CAMANÉ e FERNANDO PESSOA - Em Bruxelas

Com repertório repescado entre os versos do sublime autor da "Mensagem", Camané, um dos actuais e mais vertidos fadistas portugueses, foi abrilar à capital belga, juntamente com a actriz Manuela de Freitas, face ao público do Palais des Beaux Arts, no ido dia 21. José Mário Branco adestrou e dirigiu o evento musical. José Manuel Neto, em guitarra portuguesa, Jaime Santos, em viola de fado, e Paulo Paz, no contrabaixo, deram o relevo musical adequadamente fadista aos pessoanos adornos que a excelente interpretação de Camané mais ainda adornou. Nada mal. A reouvir e a rever.

COREIA DO SUL - Futebol e... Fado!

Pois... Katia Guerreiro, recente descoberta da equipa João Veiga, Paulo Ferreira e Armando Figueiredo, após estreia nacional com "Fado Maior" (chamam-lhe cada coisa!), também estreou em Maio o seu CD na Coreia do Sul. A nova vedeta nem calcula como a sua voz foi parar dentro dos ouvidos sul-coreanos.

Alguns trabalhos inéditos destacam-se da seiva tradicional que esta médica de Évora decidiu receitar a "Fado Maior". Versos de Sophia de Mello Breyner e Fernando Pessoa estão entre outros que desejam tomar o elevador da glória até à alma do povo.

Pois... Fado na Coreia do Sul, Futebol na Coreia do Sul... Falta agora colocar uma ardente velinha à Nossa Senhora para que tudo corra sob os auspícios do céu.

----------------- Torre da Guia -----------------
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui