Usina de Letras
Usina de Letras
220 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ano Letivo -- 06/02/2009 - 12:56 (Marcelo de Oliveira Souza :Qualquer valor: pix: marceloescritor2@outlook.com) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ano Letivo





O ano letivo começará novamente, muitos estão ansiosos pelo recomeço, pois é mais um degrau a ser superado na jornada do conhecimento.

Pessoas novas aparecerão em nossas vidas em um verdadeiro capricho do destino, as trocas começarão, todos aprendem com esse relacionamento, pois sempre existe uma lição a ser acrescentada na página da sabedoria.

O conhecimento exige muito de quem está aprendendo, não basta ir ao colégio, é preciso se doar, ter o verdadeiro interesse em aprender, porque esse aprendizado é a principal ferramenta para os alunos conseguirem se destacar no futuro profissional, o mundo está cada vez mais competitivo, quem não se preparar melhor vai “estacionar” e o destino de quem “estaciona” em sua evolução intelectual é ter a perda da auto-estima, do ano letivo, das oportunidades futuras e tudo que uma sociedade competitiva exige.

Não adianta o aluno frequentar forçosamente o ambiente escolar, sendo obrigado pelos seus responsáveis ir ao colégio e entrar na sala de aula, ele não irá progredir de maneira alguma; isso é o que mais acontece.

O profissional de educação poderá ser o mais graduado possível, mas ninguém consegue ensinar quem não quer aprender. Você já viu um médico atender um paciente que não quer se diagnosticado? Um advogado defender alguém que não deseja defesa? A mesma coisa é com a educação.

O principal fator na relação ensino-aprendizado, é a vontade de aprender do educando, não importa o tipo de profissional que irá ministrar as aulas, se o educando tem a “sede” de conhecimento, de se desenvolver, ele irá procurar o seu intuito, perguntando, participando, fazendo atividades, mesmo que o professor não tenha programado naquele momento.

Muitos alunos hiper-ativos têm que ter um acompanhamento especial, atividades diferenciadas no turno oposto, o esporte existe para isso, mas todo esse acompanhamento deve ser feito principalmente pelos pais, onde eles estão transpassando a responsabilidade da educação doméstica para os professores, muitos chegam cheios de manias, não sabem o que é respeitar o profissional em educação, se não respeitam os seus genitores, será que eles são capazes de respeitar outra pessoa?

Esses alunos precisam de uma maior atenção do grupo pedagógico, muitas vezes são filhos de casais separados, lares desfeitos; isso influencia muito a personalidade deles, o relacionamento no seio da família é definitivo para a formação do seu caráter como indivíduo, como vivemos em tempos tumultuados, uma crise social sem precedentes, tudo isso “desemboca” na sala de aula, principalmente no relacionamento com os seus colegas, professores e funcionários.

A oportunidade do aprendizado é uma experiência inigualável, por isso ao iniciar o ano letivo, vamos nos aprimorar mais, pois todos nós sabemos desses degraus, que todos devem suplantar, eles são muito importantes na formação de um cidadão decente para uma vida futura estudantil, profissional e familiar respeitosa, digna e confortável, pois ninguém consegue nada honesto sem esforço e no futuro quando olharmos para trás e vermos tudo que conseguimos, mesmo que ninguém diga, todos saberão que somos verdadeiros vencedores.





Marcelo de Oliveira Souza



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui