Usina de Letras
Usina de Letras
295 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Resumo da Proposta de Mudanças. Atualizado. Conheça e Opine. -- 15/08/2002 - 16:25 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SEGUNDA MINUTA DA PROPOSTA DE MUDANÇAS, CONTENDO SUGESTÕES PARA MELHORIA DO SITE USINA DE LETRAS. RESUMO DAS SUGESTÕES APRESENTADAS



Este é um esboço que diz respeito às sugestões que foram encaminhadas para apreciação pelos responsáveis pelo site do Usina de Letras. O objetivo da proposta é a melhoria da qualidade da WEB. Evidentemente, o acolhimento, no todo ou em parte, das sugestões aqui arroladas, caberá ao mantenedor do site, segundo seus interesses e conveniências, e, ainda, suas disponibilidades de recursos técnicos e financeiros.

Trata-se de um trabalho coletivo, que só foi possível graças a colaboração de muitos companheiros, que se dispuseram a encaminhar suas críticas, idéias e opiniões a respeito dos temas aqui abordados. Trata-se, portanto, de uma minuta e que, por isso mesmo, não tem a pretensão de avocar para si o esgotamento do assunto. Muita coisa poderá ser objeto de alteração. E, neste sentido, as críticas estarão sempre abertas.


A sugestão número um seria a alteração da atual listagem de endereços, ou de categorias literárias, incluindo novos endereços julgados necessários, modificando outros e excluindo alguns. Introduz-se, ainda, uma definição resumida dos vários endereços, como forma de melhor orientar os colaboradores no que concerne ao local mais adequado para a divulgação de seus textos,. Segundo as diversas categorias literárias em que eles estariam enquadrados. Assim, o Glossário ficaria como em seguida exposto.

SUGESTÃO 01 – Glossário de Gêneros ou Categorias, que iria substituir o atual glossário. .

ARTIGOS – composição em prosa ou texto argumentativo que trata de assuntos de natureza, geralmente, não ficcional. Trabalho completo e que exprime a opinião de quem o escreve, que expõe e defende seu ponto de vista a respeito do assunto, de caráter geral ou específico. Caminha na mesma direção do editorial da imprensa escrita. O artigo dispensa a linguagem empolada. Opiniões sobre fatos econômicos, sociais ou políticos, do quotidiano ou não, mas sempre relevantes.

CONTOS - Narrativa breve e concisa, contendo um só conflito, desenvolvido em espaço, geralmente, limitado a um ambiente, unidade de tempo e número restrito de personagens. Historietas ou fábulas, também chamadas de “short story”. Narração alegórica. A ação do conto concentra-se normalmente numa personagem ou grupo de personagens, que podem ser animais ou seres humanos, fictícios ou não, explorando situações de conflitos, de comicidade ou de paródia.

CRÕNICA – Texto narrativo, desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de acontecimento ou situações de permanente interesse humano. Gênero literário que busca ultrapassar, pelo tratamento artístico, o que é racionalmente deduzido dos fatos ou idéias da atualidade, do quotidiano, do político e do social..

CARTAS - Para os fins deste site é o espaço ou o endereço destinado à troca de mensagens, de caráter individual ou coletivo, de temática livre e diversificada.

ENSAIOS - Relato dissertativo sobre determinada experiência ou assunto, geralmente mais curto do que um Tratado. Em sentido literário, são escritos em prosa, de natureza analítica, dissertativa ou interpretativa sobre determinado assunto, que se explora em caráter provisório, carecendo de desenvolvimento e de confronto de novas idéias para se chegar a validade ou a conclusão dos pensamentos ali expostos.

ERÓTICA – Arte ou doutrina de tendência a se ocupar ou de exaltar o sexo em literatura. Seção que acolhe os textos relativos ao amor e aos estados de paixão (Eros) evidenciados. Abrange os subgêneros da paródia, da anedota, da poesia, do conto, da crônica que envolvem os assuntos insertos no campo do erotismo.

FRASES – Local para publicação e divulgação de frases com conteúdo sapiencial, sintético, proverbial, axiomática, própria da paremiologia (provérbios, prolóquios ou pensamentos, originais ou não, de autoria própria ou de terceiros).

HUMOR – Textos que envolvem a facilidade de perceber ou expressar a comicidade, em geral, a graça e a jocosidade sobre temas diversos do quotidiano. Piadas. Anedotas. De autoria própria ou de terceiros, nestes casos, sempre que possível, com citação da fonte.

INFANTO-JUVENIL – Seção para acolher textos literários como poemas, histórias, piadas e todo tipo de produção destinada ao público infanto-juvenil. Os textos deverão indicar a leitura para duas faixas etárias: entre 07 e 12 anos de idade; e entre 12 e 17 anos de idade. Início e término da adolescência, teoricamente falando.

LITERATURA DE CORDEL – Composição literária popular, típica da região nordeste do Brasil, escritas em versão poética, explorada pelos cantadores daquela região. Entram na composição as histórias, lendas, poesias narrativas, paródias, sátiras, relatos e biografias, narradas ao gosto popular.

LETRAS DE MÚSICAS – Espaço destinado ao arquivamento e à divulgação de composições escritas de poemas destinados a serem musicados por profissionais ou amadores da arte da composição musical.

MONOGRAFIAS E DISSERTAÇÕES – Trabalhos escritos em estilo dissertativo , detalhados, documentados, e elaborados dentro dos princípios básicos da pesquisa e da metodologia científica. Versando, basicamente, sobre tema previamente definido.

NOVIDADES LITERÁRIAS – Espaço destinado a promoção e o apoio aos usineiros no tocante às novidades de leituras, títulos, recensões ou resumos de livros novos ou já publicados, de sua autoria ou de terceiros, nos vários domínios literários.

CRÍTICA LITERÁRIA – Espaço destinado às opiniões, impressões e críticas sobre literatura de modo geral. Teoria, crítica e hermenêutica literária. Escola literárias, autores, obras, etc. Endereço de caráter discursivo e didático. Intercambio de experiências e de conhecimentos sobre a Literatura, de modo geral.


CAFÉ COM LETRAS – (Bate-Papo) – Este espaço é destinado à livre troca de idéias, maior conhecimento a aproximação entre os usineiros, troca de impressões sobre poesias, e assuntos literários e literatura em geral, comentários e críticas diversas, troca de experiência, entre outros, de forma mais descontraída e amigável possível.

PEÇAS DE TEATRO – Espaço destinado a promover a escrita de peças de teatro, inclusive o monólogo, abrindo espaços para dar ao dramaturgo a possibilidade de divulgação via internet de sua obra. (Monólogo, aqui entendido, como sendo a peça escrita em que o próprio autor, ou seu personagem, procura expressar os pensamentos, as lutas e os conflitos de ordem existencial e espiritual, sobre a temática humana.

POESIAS – Composição poética , em versos livres (e/ou providos de rimas) cujo conteúdo apresenta uma visão emocional e/ou conceitual na abordagem de idéias, estados de alma, sentimentos, impressões subjetivas, quase sempre imagéticas.

POESIA – HAICAIS – Espaço destinado à publicação de poesias denominada Haicais, ou seja, poesia de origem japonesa , surgida no Século XVI, composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que, geralmente, tem como tema a natureza.


ROTEIRO DE FILMES OU NOVELAS – Espaço destinado a publicação de roteiros de filmes e novelas. Discussão e troca de experiências a respeito. Endereço apropriado para descobrir e divulgar talentos ou habilidades específicas.


ROMANCE – Obra narrativa, escrita em linguagem romântica, em prosa ou em verso, na qual se narram fatos imaginários, às vezes inspirados em histórias reais, cujo centro de interesse pode estar no relato da aventura. Neste espaço, há a possibilidade de o autor divulgar tanto o romance pronto, como a partir dos capítulos que forem sendo elaborados.

TESES/TRATADOS – Obra que expõe de forma didática um ou vários assuntos a respeito de uma ciência ou arte, onde se apresentam resultados e conclusões de trabalhos de pesquisa em determinada matéria com proposições que se sustentam na elaboração e defesa de temas diversos para fins de obtenção de títulos.


Sugestão 02 – PLACAR – Há necessidade de definir e divulgar os critérios e a periodicidade ideal para levantamento de dados e divulgação, dos autores que mais produzem. Além disso, faz-se necessário inserir critérios de qualidade. Nossa sugestão caminha na direção seguinte: Todo mês, seriam escolhidos os cinco textos mais lidos, de cada categoria ou gênero literário. Ao final de três meses, os textos seriam submetidos à um processo de votação opcional, pelo grupo, com prazo determinado. Do resultado da votação, selecionam-se os três melhores classificados, em cada categoria ou gênero literários. Estes classificados serão, oportunamente, objeto de premiações.

Sugestão 03 – Criar os prêmios denominados “Usina de Letras em Ouro”, “Usina de Letras em Prata” e “Usina de Letras em Bronze”, para premiar, respectivamente, os primeiros, segundos e terceiros colocados, por período, em cada categoria ou gênero literário. Pasra abranger um número maior de premiações, os que forem selecionados num determinado período, não poderão participar, por exemplo, dos próximos dois ou trÊs sorteios e premiações. Os prêmios poderão ser em dinheiro (a ser estabelecido a forma de origem dos recursos), em dicionários, em gramáticas, em livros diversos, preferencialmente de literatura (arte), e obras de escritores de reconhecida qualidade, em forma de passeios, passagens de avião e, até, quem sabe, num futuro próximo, financiando a impressão de livros .

Sugestão 04 – Elaboração de normas (direitos e deveres) contendo as mudanças realizadas, orientações para uso adequado do sistema, proibições (publicação de propaganda comercial no “Quadro de Avisos”, uso de palavrões, publicação de textos em locais inadequados, (exemplo: poesias no lugar de artigos, excesso de publicações num mesmo dia, e num mesmo endereço, repetiçção de publicações em vários endreços que não lhes são adequados, etc...), e outros assuntos correlatos, à medida que forem surgindo e forem acordados entre o grupo. Das normas deverão constar, ainda, um código de ética a ser observado pelos participantes.

Sugestão 05 – Mudanças no espaço destinado à apresentação do currículo. Entendemos que este espaço está ocioso e precisa ser melhor aproveitado. Nossa sugestão é a de que permaneça a possibilidade opcional de se colocar o currículo. Mas, sugerimos que do local conste um questionário (também de preenchimento opcional) que preserve a identidade do usuário mas, ao mesmo tempo, permita traçar um perfil psicológico aproximado das pessoas. A idéia é a de facilitar a comunicação. Conhecendo gostos, aptidões, religião, manias, crenças e valores, enfim, poderíamos ter um relacionamento menos “frio”. Sem abrir mão, evidentemente, da segurança.

Sugestão 06 – Propomos a criação da Revista do Usinas de Letras, como instrumento de divulgação dos trabalhos, publicação de propaganda comercial e arrecadação de receita e patrocínio para os diversos eventos. Ela poderá ter caráter nacional ou estadual.

Sugestão 07 – Propomos a criação do “Escolha seu Padrinho”, campanha na qual se procurará, junto ao empresariado local, o patrocínio de algum escritor, segundo critérios a serem estabelecidos junto aos responsáveis pelo site.
Esta sugestão, quando foi apresentada, os responsáveis já haviam implantado a idéia.

Sugestão 08 – Podemos pensar na realização de eventos culturais, com vistas à arrecadação de receitas. Encontros de cordelistas, de jovens escritores, lançamentos de livros, recital de poesias, e assim por diante.

Estas são as nossa idéias. Vale lembrar que as sugestões estão abertas às críticas e às novas idéias. E, quando for o caso, se não quiserem discutir no âmbito da Usinas, podem encaminhá-las diretamente aos responsáveis pelo site. Obrigado.


15 de agosto de 2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui