Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A SUBLIMIDADE DAS MÃOS -- 24/01/2009 - 15:41 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A SUBLIMIDADE DAS MÃOS

Filemon F. Martins



Hoje quero falar das mãos. Das nossas mãos. É certo que existem mãos que machucam, roubam, exploram e arrancam vidas. Mãos sujas, trapaceiras e desonestas que corrompem e destroem, especialmente quando chegam ao poder.

Mas não quero falar dessas mãos. Prefiro falar daquelas mãos marcadas pelo trabalho. Pela coragem. Rudes e calejadas, mas honestas. Mãos do trabalhador desprotegido, abandonado. Mãos que trabalham a vida inteira para ganhar algumas migalhas. Mãos que lavram a terra, mãos que plantam o milho, o trigo, o feijão e o arroz; plantam as flores que perfumam a vida e enfeitam a morte. Mãos de brasileiros que vivem excluídos. Brasileiros, sim, mas excluídos. Excluídos da saúde, da educação e da família. Excluídos da vida e do mundo.

Quero falar das mãos finas e macias. Mãos amigas que acolhem, amparam e protegem. Mãos que curam e amenizam a dor. Eu as conheço bem. Mãos que escrevem com o coração, com a sensibilidade do amor. Mãos leves, suaves e perfumadas. Mãos que tocam uma música sublime, quase celeste, que enternece a alma, transportando-nos aos páramos dos céus. Mãos mágicas que acariciam sem nos tocar fisicamente. Mãos que falam de amor, de carinho e de compreensão.

E por que não lembrar das mãos de José, homem trabalhador, cumpridor da Lei, justo e fiel, humilde carpinteiro da cidade de Nazaré? E as mãos de Maria, mulher meiga e sublimada, símbolo de mãe, escolhida e bem-aventurada entre as mulheres?

Mãos milagrosas de Cristo, o iluminado da Galileia, Profeta de Jerusalém escrevendo na terra um poema imortal de Paz, Justiça, Verdade e Ternura. E mais tarde, no Gólgota, escrevendo na cruz, com o próprio sangue, a grandiosidade do Perdão. Ah, essas mãos merecem ser lembradas e elogiadas.



filemon.martins@uol.com.br



Caixa Postal 64

11740-970 – Itanhaém – SP.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui