Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Natal e Meus Sentimentos -- 13/12/2005 - 16:37 (Sandra Freitas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Noites de Natal e Meus Sentimentos

Alguma coisa na minha infância marcou-me profundamente quanto às noites de Natal. Penso que foi o primeiro natal que passamos sem a presença alegre e brincalhona de meu pai. Meus pais haviam se separado há pouco...

Eu, minha irmã e minha mãe ficamos sentadas, sem nada para fazer... Moráramos em Aquidauana, uma quente cidade do interior de Mato Grosso do Sul. E aquela noite estava especialmente quente... Não agüentando ficar dentro de casa, colocamos cadeiras na calçada, como é costume fazer em cidades de interior e ficamos a olhando o movimento da rua...

Lá pelas tantas, passou uma mulher, suja, descabelada e muito bêbada... E ela vinha cantando alto: “Eu bebo sim, estou vivendo... Tem gente que não bebe e está morrendo...” Ela então parou diante de nós e continuou a cantar... E depois olhou para minha mãe e disse: “Porque esta carinha tão triste? Sorria.. a vida é bela...”

Eu corri para dentro, tranquei-me no banheiro e fui chorar escondido da minha mãe. Não a queria por mais triste ainda do que já estava. As lágrimas escorriam pela minha face. Eu tinha apenas onze anos mas nesse momento sentia-me envelhecer por dentro.

Preocupava-me com o sofrimento de minha mãe, de minha irmãzinha que só tinha 8 anos e com meu pai que nem sabia onde estaria naquele momento... Será que ele teria um natal? Estaria feliz pelo menos? Conosco ele não poderia estar, visto que a separação não foi das mais amigáveis...

Acho que, os casais não precisam ficar eternamente juntos se o amor deixou de existir, mas se eles tem filhos devem ficar eternamente amigos. Porque as crianças não podem e não devem pagar pelos erros dos adultos. São inocentes. Precisam dos dois, amam os dois. Não podem ser forçadas a amar somente a mãe, porque o pai cometeu erros, ou vice-versa... De forma alguma os filhos devem ser colocados nesse campo de batalhas, sendo tão puros de coração...

Enfim, a minha primeira noite de natal sem a presença do meu pai foi simplesmente horrível e inesquecível.

Cresci, vivi muitas coisas: momentos alegres e tristes, mas sobrevivi. Continuo amando minha mãe e meu pai. Sou louca por eles. Posso até dizer que, entre perdas e danos, sou feliz. Tenho dois filhos que são meus tesouros.

Durante muitos anos tentei preservar para eles a imagem de sonhos do Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e tudo o mais... Mas eles também cresceram... Amadureceram.

Hoje eles têm seus próprios sonhos e angústias também, pois, na noite de Natal são levados à casa do pai.
Não ficam com a mãe... Foi esse o combinado feito entre os “adultos” durante o processo de separação.

E meu natal que já era sem graça, ficou pior ainda!

Uma outra coisa que sempre me incomodou muito é ver aquela mesa farta dos mais vários pratos e frutas, que, por serem em quantidade sempre abundante, sobram sempre... E ao olhar para aquela mesa, eu sinto um nó na garganta a ponto de não conseguir comer direito e nem sentir o sabor dos alimentos.

Só consigo pensar nas pessoas que naquele mesmo momento, não têm ninguém para abraçar, nenhum presente para receber e, muito menos, algo para comer.

Pensar nas pobres criancinhas que ainda acreditam em Papai Noel, e que escreveram suas cartinhas fazendo seus pedidos: patins, bicicletas, ursinho... Um irmãozinho... Ou até uma família... E, nada receberam, como poderiam receber?

Também penso que o natal perdeu o sentido real. As pessoas correm à busca de presentes, com listas nas mãos para não se esquecerem de ninguém, gastando muitas vezes, o que não poderiam...

E o natal virou uma festa comercial. Muitos, nem ao menos se lembram que essa data, apesar de simbólica, deveria ser para relembrar o nascimento de Cristo, nosso Salvador... E refletir sobre sua vida aqui na Terra, e sobre as nossas atitudes que por vezes são tão incoerentes com o que deveriam ser...

E é por essas razões, entre outras tantas, que as noites de natal tornaram-se como marcas desagradáveis em meu coração...


Mas colocando à parte
Meus sentimentos
E ressentimentos,
Desejo sinceramente,
Que a Noite de Natal
Seja para você,
Uma noite especial,
Enriquecedora
E repleta
De alegrias
S
E
M

F
I
M
E que estas alegrias
Possam perdurar
Não somente nas noites festivas
Ou por todos os dias
Deste ano que se inicia,
Mas também
Em 2007
2008
2009
...

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Carinhosamente,

Sandra L. Felix de Freitas

Campo Grande, MS - 12/2005.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui