Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As mudanças na ortografia -- 30/12/2008 - 23:08 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Mudanças na ortografia



Ainda sou do tempo que cafezinho se escrevia cafèzinho e somente era escrito usando-se também o acento grave no o, sòmente.

Estranho não? Agora que até mesmo os computadores consertam os nossos erros de ortografia, vamos precisar aprender novamente.

Será necessário exercitar e decorar as novas regras para que nossos filhos e netos possam também aprender corretamente.



Pela primeira vez vou tentar escrever uma frase ou um pequeno texto usando as novas regras de ortografia que entrarão em vigor a partir do dia primeiro de janeiro de 2009 e mais abaixo escreverei da forma até hoje correta.



Exemplo das novas regras - O professor tinha a ideia da minirreforma ortográfica, mas como era frequente nas plateias das assembleias o uso de microdicionários para a orientação do público, não lhe parecia paranoia aguentar as reclamações mais acirradas. Tal procedimento parecia ser autossustentável, mas foi advertido pelos ouvintes que lhe deram um para.



Ortografia do dia de hoje: O professor tinha a idéia da mini-reforma ortográfica, mas como era freqüente nas platéias das assembléias o uso de micro-dicionários para a orientação do público, não lhe parecia paranóia agüentar as reclamações mais acirradas. Tal procedimento parecia ser auto-sustentável, mas foi advertido pelos ouvintes que lhe deram um pára.



Obs.: Não apoio essa joia, mas sinto-me mais preocupado com os portugueses. Esses vão ter que alçar voos e sentirão enjoo com os novos fatos ortográficos acontecidos.



*apóio - ** jóia - ***vôos - ****enjôo – **** factos (em Portugal).



Não sei se conseguirei usar corretamente a nova ortografia em curto espaço de tempo, pois apesar de parecer fácil, qualquer mudança é no mínimo desconfortável.



Se até hoje os erros eram um tanto frequentes (freqüentes), agora eles poderão aumentar.



30/12/2008

Paulo M.Bernardo





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui