Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Redação-->PLEONASMOS NACIONAIS. BRASILIANISCHE PLEONASMEN. -- 19/06/2016 - 16:51 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos












PLEONASMOS BRASILEIROS

Ambos os dois - O substantivo ambos significa “os dois”, “um e outro”, “eles dois”, pelo que se torna desnecessária a expressão os dois.
Antídoto contra - O prefixo de origem grega anti significa “ação contrária”, o que dispensa a presença da preposição contra.
Bela caligrafia - O radical de origem grega cali significa “belo”, o que dispensa o adjetivo bela.
Breve alocução - Alocução significa “discurso curto”, “fala breve”, logo, o adjetivo “breve” torna-se desnecessário.
Criar novos empregos - Com criar empregos já se subentende que são empregos novos. Daí não haver necessidade do adjetivo novos.

Colherinha pequena - O sufixo inha já indica o diminutivo do substanto colher, com o que o adjetivo pequena se torna desnecessário.
Compleição física - O substantivo compleição significa „constituição física”, o que dispensa o adjetivo física.
Completamente cheio - O adjetivo cheio já diz da ocupação completa do espaço, tornando redundante o advérbio completamente.
Demência mental - Demência já significa doença da mente, o que dispensa o emprego do adjetivo mental.
Demente mental - Demente já significa demente mental, o que dispensa o emprego do adjetivo mental.
Descer para baixo - Descer só pode ser para baixo.

Elo de ligação - O substantivo elo significa elemento de ligação, o que torna desnecessária a expressão de ligação.
Em sua própria opinião - Sua é pronome possessivo, o que dispensa o adjetivo própria.
Encarar de frente - Encarar só pode ser de cara, de frente, já que significa “olhar para a cara de alguém, nos olhos; fazer frente a”. Daí ser dispensável a expressão “de frente”.
Entrar para dentro - Entrar só pode ser para dentro.

Fato real - Todo fato é real, logo o adjetivo real é desnecessário.
Há dois anos atrás - O verbo haver está empregado no sentido de tempo decorrido. Logo, torna-se desnecessária a palavra atrás, que, no caso, tem o sentido de antes.
Hemorragia de sangue - Hemorragia só pode ser de sangue, já que significa “escoamento de sangue fora dos vasos”, pois hemo é radical grego que significa “sangue”.
Minha opinião pessoal - Minha, que é pronome possessivo, dispensa o adjetivo pessoal, que significa “o que é próprio de cada pessoa”.
Monopólio exclusivo - Mono e pólio são radicais de origem grega, que significam, respectivamente, “um só” e “venda, ou negócio”. Portanto, não há monopólio que não seja exclusivo, o que torna dispensável o adjetivo citado.
Novidade inédita - Novidade significa “aquilo que é novo”, “inovação”; logo, inédito, que significa, ao pé da letra, “não nascido”, ou “nunca visto”, “original”, é desnecessário.
Origem etimológica da palavra - Etimologia significa estudo da origem e da evolução das palavras, logo, o adjetivo etimológica é dispensável.
Ortografia correta - O radical de origem grega orto significa correto, o que dispensa o adjetivo correta.
Outra alternativa - O radical de origem latina alter significa outro, o que dispensa o adjetivo outra.
Panorama completo - O radical de origem grega pan significa “todo”, “totalidade”. Daí ser desnecessário o adjetivo completo referindo-se ao substantivo panorama, que já significa “visão total”, “visão completa”.
Panorama geral - O radical de origem grega pan significa “todo”, “totalidade”. Daí ser desnecessário o adjetivo geral referindo-se ao substantivo panorama, que já significa “visão total”, “visão completa”.
Pequeno detalhe - Detalhe significa “pequeno pedaço ou elemento mínimo de um conjunto”, o que torna dispensável o adjetivo pequeno.
Preferir antes - A noção de anterioridade já está no prefixo de origem latina pre, de preferir, o que torna dispensável o advérbio de tempo antes.
Preferir mais - A idéia aumentativa ou intensiva já se contém no prefixo pre, de preferir, o que torna desnecessário o advérbio de intensidade mais.
Prever de antemão - Prever significa “ver antes”. Com isso dispensa-se a locução de antemão, que significa com antecedência, previamente, antecipadamente.
Principal protagonista - O protagonista é sempre o personagem principal; torna-se portanto desnecessário o adjetivo principal.
Reinicidir de novo - Reincidir já significa “incidir outra vez”, daí não haver necessidade da locução adverbial de novo.

Sair para fora - Sair só pode ser para fora.

Subir para cima - Subir só pode ser para cima.
Supresa inesperada - Surpresa é um “fato inesperado, repentino, imprevisto, não anunciado previamente”. Daí ser dispensável o adjetivo inesperada.

Voltar para trás - Voltar, no caso, significa “trilhar de volta o caminho percorrido”, “retroceder”. Daí ser desnecessária a expressão para trás. Não obstante isso, admite-se como pleonasmo de valor expressivo a expressão voltar atrás, que tem o sentido de “desfazer o que foi feito”, “arrepender-se”, “desistir”.

Fonte: Livro “Conversando é que a gente se entende”, de Nélson Cunha Mello - P. 27 a 28 - Ed. LeYa -2009
Versão amadorística para o Alemão:
Elpídio de Toledo.


BRASILIANISCHE PLEONASMEN

Beide zwei - Das Substantiv beide, bedeutet "die zwei", "ein und ander", "sie zwei", und es ist daher nicht notwendig die Ausdruck zwei.
Antidote gegen - Das Präfix anti griechischen Ursprungs bedeutet "Gegenwirkung", das frei die Anwesenheit der Präposition gegen lässt.
Schöne Kalligraphie - Der griechischen Radikaler cali bedeutet "belo", die das bela Adjektiv verzichtet.
Kurze Ansprache - Ansprache bedeutet "kurze Rede", "Gespräche bald", so die "kurze" Adjektiv ist nicht erforderlich.
Neue Arbeitsplätze zu schaffen - mit der Schaffung von Arbeitsplätzen, da es sich versteht, dass neue Arbeitsplätze sind. Daher gibt es keine Notwendigkeit, das Adjektiv "neuen".
Löffel klein - Die inha Suffix gibt bereits die Diminutiv des Substantiv Löffel, mit dem das kleinen Adjektiv unnötig wird.
Physikalische Teint - compleição bedeutet „physicalische Verfassung", die die física Adjektiv verzichtet.
Vollständig voll - das cheio Adjektiv sagt schon über den vollständigen Besetzung des Raumes; deshalb wird das Adverb completamente überflüssig.
Mentale Demenz - Demência bedeutet Krankheit des Verstandes, der die mental Adjektiv verzichtet.
Psychisch krank - demente schon bedeutet psychisch krank, die das mental Adjektiv Beschäftigung erspart.
Aussteigen nach unten - descer bedeutet aussteigen, das es kann nur para baixo sein.
Bindeglied - Das Substantiv elo bedeutet Verbindungselement, das nicht notwendig, die Ausdruck „de ligação“ macht.
In seiner eigenen Meinung - Sua ist Possessivpronomen, die própria Adjektiv verzichtet.
Gesicht Stirn - Encarar kann nur mit Blick auf, weil es heißt, "auf jemand ins Gesicht sehen, in den Augen; zu stellen. " Daher ist es nicht notwendig die Ausdruck " de frente".
Hereinkommen darin - hereinkommen, kann es nur innen sein.
Wirkliche Tatsache - Jede Tatsache ist wirklich, deshalb ist das real Adjektiv unnötig.
Vor zwei Jahren - Das Verb haver hat den Sinn der Zeit der past angewandt. Deshalb das Wort atrás, dass im Fall, es hat die Bedeutung von vorher (antes), unnötig ist.
Blutung des Blutes - Bluten kann nur aus Blut sein, da es "Fluss von Blut aus den Blutgefäßen" bedeutet, und hemo ist eine griechische Radikale, dass "sangue" bedeutet.

Meine persönliche Meinung - Minha, das Possessivpronomen ist, entlässt das pessoal Adjektiv, daß es das bedeutet, "was von jeder Person eigen ist".
Ausschließliches Monopol - Mono und pólio sind Radikale aus griechischer Wurzel, das es bedeuten, beziehungsweise "nur einer" und " Verkauf, oder Geschäft". So gibt es kein Monopol, dass nicht exclusivo zu sein, was entbehrlich macht das Adjektiv zitiert.
Unveröffentlichte Neuheit - Neuheit bedeutet "Was ist neu", "Innovation"; so, inédito, dass das wörtlich "não nascido“ oder "nunca visto" bedeutet, ist nicht erforderlich.
Etymologischer Ursprung des Wortes - Etimologia bedeutet Untersuchung der Ursprung und Entwicklung von Wörtern, so die etimológica Adjektiv ist entbehrlich.
Korrekte Orthographie - Der griechischen radikale orto bedeutet Korrekt, die unnötige correta Adjektiv macht.
Andere Alternative - Der radikale alter Latein Ursprungs bedeutet outro, die entbehrlich das outra Adjektiv macht.
Vollständige Übersicht - Der griechischen radikale pan bedeutet "todo", "totalidade". Daher ist es nicht notwendig das completo Adjektiv, das sich auf Nomen Panorama bezieht, die ja schon bedeutet "visão total", "visão completa".
Der radikale pan griechischen Ursprungs bedeutet "todo", "totalidade". Daher ist es nicht notwendig das geral Adjektiv, das sich auf Nomen Panorama bezieht, die ja schon "visão total", "visão completa" bedeutet.
Kleines Detail - Detalhe bedeutet "kleines Stück oder kleinste Element einer Gruppe", die entbehrlich das pequeno Adjektiv macht.
Vorher bevorzugen - Der Begriff der Vorrang ist ya schon im Präfix Latin pre , von preferir, die das Adverb der Zeit antes entbehrlich macht.
Mehr bevorzugen - Der Idee augmentative oder intensiv hat ja schon im Präfix pre enthalten, von preferir, welche die Intensität Adverb mais überflüssig macht.
Voraus voraussehen - Voraussehen bedeutet "sehen vor." So wird es unnötig die Lokution de antemão, der mit Vorrang, vorher, Vorschuss bedeutet.
Hauptperson Protagonist - der Protagonist ist immer die personagem principal ; es ist also nicht notwendig, principal Adjektiv.
Wieder auftreten wieder - Wieder auftreten schon bedeutet "Zurückzufallen" (incidir outra vez), dann gibt es keine Notwendigkeit, der adverbialen Lokution wieder (de novo) .
Herauskommen aus - Herauskommen kann nur para fora sein.
Aufsteigen aufwärts - Aufsteigen kann nur aufwärts sein.
Unerwartete Überraschung - Überraschung ist ein "unerwartetes Ereignis, plötzliche und unvorhergesehene, nicht vorher angekündigt." Daher ist es nicht das inesperada Adjektiv notwendig.
Zurückkommen nach hinten - Rücken, in diesem Fall bedeutet es "die bereiste Straße von Drehung zu treten", "sich zurückzuziehen". Daher ist es nicht notwendig, die Ausdruck para trás. Dennoch wird es als pleonasmo großen Wert der Ausdruck voltar atrás, akzeptiert, die den Sinn von "rückgängig machen, was getan wurde," sich bereuen", "aufgeben".
Quelle: Buch "Talking ist, daß wir einander verstehen", von Nélson Cunha Mello, P. 27 zu 28, Ed. LeYa.- 2009
Dilettantische Version für die deutschsprachige:
Elpidio de Toledo.

 



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 3475 vezesFale com o autor