Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CIRANDA MALDITA -- 19/12/2008 - 14:13 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




CIRANDA MALDITA





Se for escrever um texto a cada noticia ruim que assisto na televisão, leio no jornal ou ouço no radio, ficaria o resto da vida escrevendo.

A pior coisa que existe para a saúde de uma pessoa é ter uma raça ruim de políticos como do nosso país.

Ficamos doentes só de ouvir.

E o que é pior: todos foram eleitos pelo voto popular, isto é, uma maioria votou para que o Congresso Nacional e as Câmaras dos Vereadores se enchessem de imprestáveis. Existem poucas exceções.

Isto sem falar na justiça que deveria ser a guardiã da lei.

E a justiça é colocada na cadeia no Espírito Santo.

Por quanto tempo estes “cidadãos de bem” ficarão na cadeia?

Será que a justiça os obrigará devolver o que foi roubado?

Há pouco tempo um banqueiro ladrão ficou preso apenas por um dia.

Quantos milhões são roubados todos os dias?

Alguém saiu às ruas ou foi para a porta do palácio da Justiça do Espírito Santo ou para a porta do banco do ladrão, gritar por justiça?

E o mundo está em crise.

Esta semana o Senado está votando um projeto que já foi aprovado na Câmara dos DePUTAdos que extrapolou as raias do absurdo.

E agora com certeza será aprovado pelo Senado, ou devia ser Semnado?

Enquanto o mundo todo respira crise.

Enquanto grandes empresas amargam prejuízos.

Enquanto milhares de trabalhadores perdem o emprego.

O Congresso Nacional vai na contra mão dos acontecimentos, simplesmente porque não precisa produzir nada para gerar riquezas.

Votaram um projeto que aumenta o número de Vereadores em praticamente todas as cidades de país.

Aqui na minha cidade, Betim – MG foram eleitos 17, o que já é muito, pelo nada que produzem e pelo tanto de falmacutaias que a gente toma conhecimento. Com a nova lei este número deverá chegar a 23, e eu pergunto, para quê?

E até agora eu não ouvi nenhum sinal de que a sociedade organizada, ou mesmo o povo, vai fazer ou dizer alguma coisa contra esta aberração.

Um povo que lutou contra a Ditadura, cassou o presidente Collor por muito menos, vai ficar sem fazer nada contra estes bastardos que assaltam os cofres da nação sem o menor escrúpulo?

Onde estão as entidades de Classes?

Onde estão os intelectuais deste país?

Onde estão os sindicatos?

Os estudantes, com suas faculdades sucateadas?

Foram todos amordaçados ou o medo de também perder alguns privilégios os obriga a calar?

Ou, valha-me Deus, todos são a favor?

Será que não está na hora do povo sair às ruas gritando contra esta Ditadura do poder legislativo, que engessa sonhos e matam inocentes quando não se preocupa com aqueles que mais sofrem?

Poder Legislativo...

Já nem sei mais se é poder.

Precisamos lutar contra o poder que não consegue enxergar a necessidade de um povo alegre e pacifico.

Sou contra qualquer tipo de violência.

Mas paciência tem limite.

A Grécia, hoje está afundada em uma onda de violência porque o povo se rebelou contra o governo.

Não precisamos chegar a tanto, basta exigir que os direitos básicos de sobrevivência das pessoas sejam respeitados.

Quando uma menina foi jogada pela janela, (coisa monstruosa), o Brasil inteiro se indignou e muitos clamaram por justiça.

E quando esta lei foi aprovada...

Quantas pessoas se reuniram para gritar por justiça?

A democracia de um país se constrói com luta.

A liberdade de um povo é conquistada com luta.

Jogaram pela janela a vergonha de um povo.

Porque não temos eleição geral de quatro em quatro anos?

Porque é bom para o povo e nada que é bom para o povo serve para o político.

Com eleição de dois em dois anos, políticos e autoridades estaduais e federais precisam se mobilizar para eleger o vereador ou prefeito que será seu puxa-saco na próxima eleição.

Em contra partida, na próxima eleição os puxa-sacos terão que se mobilizar para eleger o sacana que o financiou.

E assim esta ciranda maldita vai minando os cofres públicos e criando mais mordomias e mais impostos.

Depois de ler o jornal um dia após reescrever este texto, troquei até o título.

Transcrevo abaixo o que li no jornal ESTADO DE MINAS: “Isto é fruto da bagunça que está este país” reagiu o vice-presidente da Câmara de Montes Claros, Guila Ramos, um dos suplentes que seriam beneficiados pela medida aprovada pelo Senado e não promulgada pela Câmara. Na eleição de outubro ele recebeu 2300 votos e não conseguiu se reeleger por uma diferença de seis votos. Ele admite que ficou decepcionado com a noticia.

Para o presidente da Câmara de Governador Valadares, o vereador Paulinho Costa (PDT), a aprovação da matéria significaria mais representatividade da população no e a mudança não causaria prejuízos aos cofres públicos. Disse que a Câmara devolveu para a Prefeitura quase R$ 500 mil de recursos que conseguimos economizar.

O presidente da União dos Vereadores do Brasil disse que já prepara um ataque formando uma comissão de parlamentares para tentar convencer os deputados federais a mudar de posição. “Os deputados estão tirando o direito do povo de ser representado pelos vereadores do seu município e criando um constrangimento e um impasse grande. Acredito os deputados sabem o valor dos vereadores e no final vão concordar conosco.”

Isto é brincar com povo, os novos vereadores vão trabalhar de graça?

È claro que não, e com certeza será gerado mais despesa.

Câmara que devolve dinheiro é porque a cidade não tem controle e a corrupção anda solta, se foi preciso devolver é porque recebeu o que não devia, porque político não economiza nada que é do povo.

Aqui na minha cidade figurinhas carimbadas ficaram de fora e se esta lei for aprovada com certeza eles voltarão e isto será motivo de luto.

Esta ciranda maldita precisa terminar.

E isto só acontecerá com muita luta e mobilização de todos para que o povo não seja mais uma vez joguete nas garras de aproveitadores.



COMENTÁRIOS DOS LEITORES:

Mensagem referente ao texto CIRANDA MALDITA - Artigos.

Enviado Por: Ana Zélia da Silva - anazeliadasilva@yahoo.com.br

Da cidade : Manaus-Amazonas

Prezado escritor: Vou usar o termo mais popular de bandido diante da TV: _Fazer o quê né sò. Não tem emprego, minha ficha é vastaq, mais cumprida que a ponte Rio-Niterói. Tem que roubar. A diferença é que o bandido vai á luta, mesmo errado. Errou uma vez nunca mais, fica sem opção. Ninguém mais vai confiar nele. Mas o político em sua maioria e com raras exceções tiveram lições de lábia, tal qual ensinam certas religiões. Quanto mais lábia, mais adeptos, mais dinheiro. Os políticos são empreedndedores, labutam, batalham, prometem a uns e outros, vendem a alma não se a Deus ou ao Diabo. O importante é vencer. O que se pode esperar de um país onde a Educaç~]ao vai de mal a pior, onde prefeitos reduzem a verba da educação porque acham que está muito. Falta escola, professores habilitados, com conhecimentos, porque se alguns estudam e conseguem captar o sentido lato de educação, podem transmitir aos seus alunos conhecimentos. Isto quase não acontece. Há professores que não sabem redigir um ofíco, fazer uma carta, dar uma aula. O que alguns falam erradamente o português, língua pátria faz vergonha, como faz vergonha ouvirmos autoridades como o Presidente das República soltar o verbo como se estivesse entre analfabetos, pessoas incultas por motivos muioto triste. A Falta de Educação, doméstica, educacional. A classe de intelectuais não vota nestes homens, candidatos e eleitos por aqueles a quem o estado tem OBRIGAÇÃO de educá-los a dircernir o que seja Político e Política. De certeza a maioria dos políticos não tiveram mais formação doméstica, os pais são outros, as péssimas escolas, mesmo particulas, algumas escapam, mas, tiveram a mamãe TV ou as babás também sem formação pedagógica, visto que não é função delas. O que se esperar destes elementos? Na Lei Penal tem o 171, estelionato. Nós eleitores, brasielrios, sofremos diuturnamente o "estelionato Político", ganham votos usando a lábia, astúcia e depois o povo que se lasque e nós, omissos, não temos coragem de debatermos, irmos às praças públicas, irmos às escolas abrirmos os olhos e as almas da população, mostrando a cara do brasil representada na figura destes elementos. E já começam a tramarem o 3º mandato. Cruzes! Fico por aqui. deus te proteja e que o 5º Poder, representado por nós da usina de Letras que diuturnamente estamos acompanhando o Brasil, as notícias que nos envergonham e fazendo0 disto o nosso palanque. Deus proteja o Brasil. Poetisa Ana Zélia
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui