Usina de Letras
Usina de Letras
293 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62168 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A DESCOBERTA DA OUTRA -- 17/12/2008 - 22:44 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A DESCOBERTA DA OUTRA



Francisco Miguel de Moura – Escritor, membro da Academia Piauiense de Letras.



Há quanto tempo a América não se reconhece como democracia formal somente! Em tudo mais, a ditadura dos ricos, os milionários e bilionários. A dona do mundo.

A eleição e posse de Barack Obama pode ser o começo da queda da plutocracia americana. Ou sonhamos muito? Pelo menos internamente já começou. O povo que o elegeu, composto de nobres e populares, brancos e pretos, americanos e latinos, proprietários, comerciantes, industriais, banqueiros e bancários, lixeiros e estilistas sociais assim o desejam. Não esquecer que há cerca de 10 anos milhares de eleitores negros foram impedidos de comparecer às urnas, dada a sua manifesta vontade de sufragarem o nome do candidato do Partido Democrático, quando o candidato republicano (o mesmo Bush – o pior e mais incompetente Presidente dos Estados Unidos, segundo o ator Robert Redfort), enfim, foi eleito.

Não vai ser fácil o mandato de Barack Obama, cujo nome já indica sua origem diferente de tudo o que tem mandado nos Estados Unidos, basta percorrer a lista dos Presidentes, Governadores, Senadores, Deputados. Não importa que tenha sido eleito pelo Partido Democrata e digam que a política desse partido é pior para o Brasil e os países latino-americanos do que a do Partido Republicano. Poderemos pagar um pouco desse sacrifício em favor da democracia na Nação mais poderosa da terra. Isto é bom para o mundo. É de não se perder totalmente a esperança no futuro que quase já havíamos perdido. Libertar-se das mãos do George W.Bush já foi uma bênção. Ter quase certeza de que invasões como a do Iraque não acontecerão mais já tranqüiliza o mundo, a fim de que os demais países possam pensar numa felicidade duradoura, com liberdade e respeito pela vida. Sob Bush, com respeito ao Iraque, não houve uma guerra – foi uma invasão, um massacre, sem nenhum propósito senão mostrar o poderio e a insensatez. Porque, petróleo, os americanos já tinham muito de onde tirar.

Para não ficarmos monocordicamente comentando o mais importante fato político da atualidade, que abala as estruturas do poder mundial, passemos a palavra a César Vanucci, articulista de peso e medida, veiculada no Correio do Sul, Varginha, MG: “... um evento histórico transcendente. A eleição do negro Barack Obama não pode deixar de ser enxergada como uma extraordinária revolução. Revolução pacífica nos ordenamentos democráticos corretos. Mas, bem pesados e medidos todos os fatores em jogo, um revolução impactante. Nascida ao impulso de idéias generosas. Movida pela disposição franca de revolver conceitos carcomidos.”

Acreditamos que problemas como o aquecimento global (Protocolo de Kioto), a imigração, a política econômica em relação à América Latina e as guerras intempestivas como a do Iraque, serão revistos, re-analisados com profundidade, prudência e sabedoria.

Também é preciso prudência nas esperanças. O poder econômico mundial dos Estados Unidos não vai ser abalado por um fato político como este, por enquanto apenas formal. Pergunta-se: – Há quantos séculos o capitalismo domina? E o que muda agora? Só a mão de quem governa. Antigamente Roma, depois França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos fizeram o que está aí. O complexo americano é muito mais do que econômico. Ele domina a terra, o mar e o ar. E daí, que poderíamos fazer? Ter esperança e trabalhar. É o que se exige no momento, dos habitantes do planeta Terra.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui