Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50477)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NESTE NATAL, ADIANTAR-SE -- 21/12/2001 - 15:13 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NESTE NATAL, ADIANTAR-SE



O Natal foi anunciado com uma grande luz que brilhou na noite em que nasceu Jesus.



Segundo o Evangelho de São Lucas, Deus enviou o anjo Gabriel à Nazaré, uma das cidades da antiga Galiléia, em busca da virgem Maria, esposa de José, com uma missão bem iluminada.



Logo ao entrar na casa de José e de Maria, o anjo Gabriel disse-lhe: "Ave, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!...



Diante de tanta humildade, aquele elogio deixara a virgem bastante perturbada, que ficou a pensar no significado daquela saudação.



Mas o mensageiro de Deus, o anjo Gabriel, entendeu o que se passava e ADIANTOU-SE dizendo-lhe:



"Não tenhas receio, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás de conceber no teu seio e dará a luz um filho, ao qual porá o nome de Jesus. Será grande e se chamará Filho do Altíssimo...e o seu Reino não terá fim". Apesar de anunciar que Maria foi a escolhida por Deus como Mãe, para ser a Mãe de Deus, o Anjo ficou aguardando pela resposta, numa prova evidente e impressionante de como Deus ama e respeita a liberdade, esse Dom que ele nos concedeu.



E sem liberdade, "não se pode amar", já diziam os grandes santos. Mas a palavra que se pretende ressaltar dessas leituras e dessas lembranças de que todos somos testemunhas e, em alguns casos, partícipes, está contida, por inteiro, no tempo do verbo "ADIANTAR-SE".



Naquela oportunidade, diante da perplexidade de Maria, que não sabia como atender ao chamado de Deus, - tantas eram as dúvidas -, foi que a virgem escutou do anjo Gabriel:



"O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso mesmo é que o Santo que vai nascer de ti se chamará Filho de Deus. Também a tua parente Isabel - acrescentou o anjo - concebeu um filho na sua velhice e está no sexto mês, ela a quem chamavam de estéril, porque nada é impossível a Deus".



Logo em seguida, depois de refletir sobre o que escutara, Maria respondeu:



"Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra. Faça-se! Sim!". Ela aceitou e o Verbo se fez carne.





Maria captou a mensagem do anjo Gabriel sobre a sua prima que, com idade avançada, esperava para ter o seu primeiro filho; diante daquelas circunstâncias, a palavra de ordem - na mente da virgem Maria - foi a certeza de que Isabel necessitaria de auxílio. Precisaria de afeto.



Bastou estar consciente disso para que Maria, por alguns momentos, se esquecesse de si mesma. E assim aconteceu. Partiu a virgem para a casa de Isabel, sua prima. E o Evangelho o descreve assim:



"Por aqueles dias - isto é, logo depois da Anunciação -, pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias - o marido da sua prima Isabel - e saudou Isabel...".





Aqui temos um exemplo do que seria amar o próximo. Antecipando-se e adivinhando as suas necessidades. E depois, - tão importante ou mais -, não ficar esperando que nos peçam ajuda.





É preciso adivinhar e ADIANTAR-SE na prática da fraternidade; no dever da ajuda; na necessidade da colaboração; enfim, no amor ao próximo.





Sempre é nosso dever começar, como nos ensinam os mestres, em primeiro lugar, procurando descobrir, adivinhar mesmo, se for preciso, qual seria a melhor maneira de amar a Deus; e depois, ao próximo. ADIANTAR-SE no adivinhar..



Descoberto isso, imediatamente, dizer sim. Sem reservas, sem desculpas. ADIANTAR-SE no fazer.



Praticar o amor verdadeiro. Que é sem reservas; total e para sempre. ADIANTAR-SE no amar. Tal como fez Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nunca se cansou de dizer sim. De nos ajudar. Mesmo quando isto lhe custou o próprio sangue. A própria dor. A própria vida.



Cada Natal é, também, mais uma oportunidade que se renova e surge para a reflexão. A esperança que não morre. Em busca da mudança que devemos insistir em implementar. Implementando-a e aperfeiçoando-a em nós mesmos. Para o nosso próprio bem. Para o bem de todos.



Feliz Natal !...



Vamos ajudar a construir um mundo melhor. Nós podemos e devemos fazê-lo. Se não por nós, para os nossos filhos, netos e bisnetos. Sem data para acabar. Mas com data para começar.



ADIANTAR-SE, esta é a palavra de ordem.



Domingos Oliveira Medeiros e família

21 de dezembro de 2001

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui