Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->EXTRATERRA -- 10/06/2000 - 18:53 (Ronan Gomes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EXTRATERRA



Você acredita que além de nosso planeta algum outro no universo tenha alguma forma de vida? Imagine que não estamos sozinhos, e temos vizinhos extraterrenos que têm nos visitados. Grupos sérios de cientistas estudam o fenômeno e estão convencidos de que o nosso planeta não é o único a ter forma de vida.

O cinema durante muitos anos vem tratando desse tema que envolve a cada dia mais e mais pessoas. Entre várias produções, escolhi três para fazer um cotejamento. São elas "Contatos imediatos do terceiro grau", de 1980, dirigido por Steven Spielberg com espetacular atuação de Richard Dreyfuss. "Contato Extraterrestre" do diretor Brian Trenchard filme de 1993. E finalmente "O caso Roswell" com direção de JEREMY KAGAN produção de 1994.

O primeiro conta a historia de Roy Neary (Richard Dreyfuss). Ele presencia a chegada de naves espaciais. Fica empolgado com a expectativa de existência de outras formas de vida, embora sua família não acredite que ele tenha realmente visto alguma nave. Um departamento do governo Americano responsável por estudos sobre seres extraterrestres já sabe da visita das naves. Uma base aérea é construída especialmente para um possível contato. Na visão de Steven Spielberg os nossos vizinhos do espaço são pacíficos e desejam apenas estabelecer comunicação amigável.

O segundo "Contato Extraterrestre" narra a vida de Paul, interpretado por Parker Stevenson. Também otimista, o filme considera nossos vizinhos pacíficos apesar de estranhos. Paul já em contado com os seres extraterrestre, modifica sua vida, tornando-a complicada, principalmente, com sua esposa que deseja ardentemente ter um filho. Numa tentativa de contato com Paul, a nave dos seres é derrubada pela Força Aérea Americana. Um dos seres sobrevivente é capturado. Paul que já era alvo de observações do governo é convidado à participar do projeto e das experiências com o ser. Somente ele consegue se comunicar com o ser extraterrestre. Descobre então o motivo de seus contatos e resolve salvar o vizinho extraterrestre. De forma poética o filme se desenvolve culminando na descoberta de Paul sobre seu futuro e de toda humanidade.

"Contatos imediatos do terceiro grau" e "Contato Extraterrestre" são historias que monstram para o espectador formas civilizadas dos nossos vizinhos de se comunicarem com os terráqueos.

Já o terceiro filme aqui citado "O caso Roswell", é apresentado ao público como uma historia real acontecida em 1947. Um oficial do exército investiga a queda de uma nave vinda do espaço. Com o intuito de não deixar que a população saiba da verdade, o governo esconde as provas encontradas, desacreditando Jesse Marcel vivido por Kyle Maclachan, oficial responsável pelas investigações.

Três filmes para quem gosta do tema de extraterrestre, sendo "Contatos imediatos do terceiro grau" e "Contato Extraterrestre" poéticos e otimistas. Para quem gosta e acredita em habitantes de outros planetas, "O caso Roswell" , sendo verídico reforça a idéia da existência de outros seres mas deixando dúvida se eles são realmente bons e poéticos como apresentados nas duas outras produções.

Para quem não acredita que fora do nosso planeta exista outras formas de vida, resta-me lembrar o texto de um personagem de um outro filme do mesmo tema: "Contato". "Se não existe vida fora da terra, é um tremendo desperdiço de espaço".





Ronan Gomes

Rua Cervantes, 75 - São Lucas

30240-200 - Belo Horizonte - MG

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui