Usina de Letras
Usina de Letras
59 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Matinal -- 25/05/2000 - 15:06 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Diz o adágio que Deus ajuda quem cedo madruga. Isto é certo e não serei eu a fazer queixas. Considerando que tudo na vida é relativo, resta saber os limites do que seria considerado madrugar.

Há quem diga que doze horas seria o limite. Antes, já seria madrugar. Isto não tem muito sentido para quem precisa e tem onde trabalhar, retiradas as exceções de praxe. Oito então? Levantar as oito significa só trabalhar a partir de nove e trinta ou talvez dez horas. Dependendo da hora da saída, não chega a ser um absurdo, mas madrugada não é. Seis? Aí eu acho que já se pode considerar madrugada. Antes, bem entendido. Dependendo da região, o sol já se anuncia no horizonte e está aí o grande marco. Madrugada é antes do sol nascer.

Aceitando-se o conceito relativo ao nascer do sol, considero-me elegível para ajuda divina, o que, felizmente, não tem faltado. Aliás sem ela e a de alguns afilhados Dele, seria bem difícil sobreviver nestes tempos. Acordar cedo, naturalmente, não chega a ser uma atitude espontànea. Poucos levantam na madrugada por esporte. Adotei o novo horário em função das aulas de Juliana, já que ela não conta como auxílio de transporte escolar. Na realidade conta, e eu sou o condutor.

O resultado geral é mais que positivo, e o adágio é pra lá de verdadeiro. Tem-se um dia maior, na realidade uma manhã maior, que para mim é muito mais produtiva. À tarde, sobretudo nas quentes, não raro revelo minha origem latina desejando uma boa sesta. Há dias em que não resisto e acabo dormindo sentado mesmo, aplicando minha velha técnica de dormir de olhos abertos. Esta técnica está em constante evolução e hoje já consigo participar de diálogos simples. Já não me limito a alguns Ãhãs, como antes.

Se no geral o resultado é positivo, há momentos de grande dificuldade, que constituem verdadeira provação. São momentos de tortura. O primeiro é o instante inicial. Aquele período entre o toque do despertador e o levantar. São momentos de grande ansiedade, pois nunca há realmente certeza de levantar e cumprir a rotina estabelecida. O risco de atrasar é sempre muito grande. Tendo levantado na hora certa a vida continua sem problemas até o próximo marco. Você entra no carro e fica aguardando os passageiros. No meu caso, a passageira. São instantes que parecem horas, até que ela apareça e se instale no veículo. Passados estes marcos iniciais, pode-se realmente considerar o dia iniciado.

Naturalmente a escolha da gravata sempre enseja alguma tensão. Por isso recomenda-se aos hipertensos e portadores de úlcera ou gastrite que a separem na noite anterior. Naquele horário qualquer gravata serve e é possível tomar a decisão sem traumas ou sequelas.

Bom dia.

Escrito em 24.02.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui