Usina de Letras
Usina de Letras
250 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quem ainda quer ser mulher na -- 06/11/2008 - 12:28 (Janete Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A MULHER E O ESTROGÊNIO



(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)



O estrogênio (português brasileiro) ou estrogénio (português europeu) é o hormônio básico da mulher. Sua produção começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa. A falta de estrogênio causa as ondas de calor ou fogachos em aproximadamente 75 a 80 % das mulheres. O estrogênio também é responsável pela textura da pele feminina e pela distribuição de gordura. Sua falta causará a diminuição do brilho da pele e uma redistribuição de gordura corporal para partes caracteristicamente mais masculinos, ou seja, na barriga. É a falta de estrogênio que causa a secura vaginal que acaba por afetar as relações sexuais ao tranforma-las em algo desagradável e doloroso. O estrogênio também é relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e hdl-colesterol. Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chance muito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardio-vasculares. Uma outra alteração importante na saúde da mulher pela falta de estrogênio é a irritabilidade e a depressão. Por último o estrogênio é responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Após a menopausa grande parte das mulheres passará a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher. Estudos recentes têm associado a falta de estrogênio ao Mal de Alzheimer. Funções do Estrogênio: o estrogênio induz as células de muitos locais do organismo, a proliferar, isto é, a aumentar em número. Por exemplo, a musculatura lisa do útero, aumenta tanto que o órgão, após a puberdade, chega a duplicar ou, mesmo, a triplicar de tamanho. O estrogênio também provoca o aumento da vagina e o desenvolvimento dos lábios que a circundam, faz o púbis se cobrir de pêlos, os quadris se alargarem e o estreito pélvico assumir a forma ovóide, em vez de afunilada como no homem; provoca o desenvolvimento das mamas e a proliferação dos seus elementos glandulares, e, finalmente, leva o tecido adiposo a concentrar-se, na mulher, em áreas como os quadris e coxas, dando-lhes o arredondamento típico do sexo. Em resumo, todas as características que distinguem a mulher do homem são devido ao estrogênio e a razão básica para o desenvolvimento dessas características é o estímulo à proliferação dos elementos celulares em certas regiões do corpo.



O estrogênio também estimula o crescimento de todos os ossos logo após a puberdade, mas promove rápida calcificação óssea, fazendo com que as partes dos ossos que crescem se "extingam" dentro de poucos anos, de forma que o crescimento, então, pára. A mulher, nessa fase, cresce mais rapidamente que o homem, mas pára após os primeiros anos da puberdade; já o homem tem um crescimento menos rápido, porém mais prolongado, de modo que ele assume uma estatura maior que a da mulher, e, nesse ponto, também se diferenciam os dois sexos.



O estrogênio tem, outrossim, efeitos muito importantes no revestimento interno do útero, o endométrio, no ciclo menstrual.





< EFEITOS DA FALTA DE ESTROGÊNIO >





- causa estimulação dos seios

- aumenta a gordura corpórea

- depressão

- Dor de cabeça, por causa de os vasos dilatarem e o aumento de seu diâmetro provoca dor de cabeça.

- aumenta os coágulos no sangue

- diminui a libido

- ressecamento vaginal

- enfraquece o controle do açúcar no sangue

- perda de zinco de retenção de cobre

- reduz o nível de oxigênio em todas as células

- aumenta os riscos de câncer do endométrio

- aumenta riscos de câncer de mama

- restringe um pouco a função dos osteoclastos

- reduz o tônus vascular

- aumenta riscos de doença na vesícula biliar

- aumenta o risco de doenças auto-imunes

- Insônia, que pode ser decorrente das ondas de calor que interrompem o sono

- Aumento de rugas, por mudanças na formação da pele





Fonte:



http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrog%C3%AAnio
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui