Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O INDIO E O NOBRE -- 03/11/2008 - 10:38 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O CACIQUE ARARIGBÓIA,FUNDADOR DE NITERÓI,FOI UM GRANDE ALIADO DOS PORTUGUESES.Á FRENTE DE SEUS TEMINIMÓS,GUERREIROS TUPI,AJUDOU A SOLIDIFICAR O DOMINIO LUSO,NA TERRA BRASILIS.

POR CONTA DISSO,GANHOU A SESMARIA DE NITERÓI,ONDE VIVEU ATÉ MORRER,AFOGADO,EM 1574.

IA TUDO MUITO BEM,ELE ENVELHECENDO EM PAZ,NA SUA ALDEIA,QUANDO CHEGOU AO RIO DE JANEIRO,O NOVO GOVERNADOR-GERAL,D,ANTONIO SALEMA,HOMEM OPINIÁTICO,ORGULHOSO,CHEIO DE FUMOS DE NOBREZA,QUE O TORNAVAM PROFUNDAMENTE ANTIPÁTICO.UM CAGA-REGRAS,MUITO AFERRADO AOS RITUAIS DO CARGO,EMFIM,A CARA DA RIQUEZA,COMO DIRIA MINHA FILHA CAÇULA,ESPIRITUOSA E IRREVERENTE.

AO SABER DA CHEGADA DO TODO-PODEROSO,O CACIQUE,ENVELHECIDO E DOENTE,FEZ UMA VIAGEM CANSATIVA E DIFICIL ATÉ O RIO,PARA DAR AS BOAS VINDAS AO GOVERNADOR.

ENQUANTO ESPERAVA O “REIS”,SENTOU-SE PARA DESCANSAR,Á MODA INDIGENA,COM O TRONCO SOBRE AS PERNAS CRUZADAS,PERNAS CANSADAS DE TRABALHAR EM PROL DA COROA. QUANDO O GOVERNADOR ENTROU,SENTIU-SE OFENDIDO PELA POSTURA DO VELHO GUERREIRO E,MANDOU UM EMISSARIO,REPREENDÊ-LO.

O VELHO TUPI ,ENTÃO FALOU,UM TRAVO DE RESSENTIMENTO,NA VOZ:

-DIGA AO GOVERNADOR QUE AS MINHAS PERNAS ESTÃO CANSADAS DE TANTO LUTAR PELO SEU REI;POR ISSO,AS CRUZO AO SENTAR-ME;SE O INCOMODO,VOU-ME EMBORA.

NUNCA MAIS PISOU NO RIO DE JANEIRO,MAS,OS SEUS FEITOS PERSISTIRAM ATÉ HOJE.

DE,D.ANTONIO SALEMA?QUEM É MESMO D.ANTONIO SALEMA?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui