O ROSA é uma distro russa, criada pelo ROSA Labs, a qual é derivada do antigo Mandriva, onde a beleza e facilidade de uso são levadas às últimas consequências. Diferentemente do Linux Mint que é derivado do Ubuntu e o qual também preza pela elegância e facilidade de uso, o ROSA tem uma ligação muito mais próxima com o Mandriva, sendo considerado hoje e sucessor natural da distro franco-brasileira que deixou de existir em 2011 (Retornará em 2013 mantida pela associação OpenMandriva). Embora o Mageia também tenha se originado do Mandriva, este foi fruto do rompimento de uma parte dos funcionários da Mandriva com os rumos que a distro estava tomando devido as dificuldades financeiras, o que levou muitos usuários (inclusive eu, num primeiro momento) a adotar o Mageia. No entanto, quem usou o Mandriva 2011 verá no ROSA, e não no Mageia, o sucessor do Mandriva, principalmente no quesito inovação e facilidade de uso, pois não há dúvida de que, ao se levar em conta o surgimento de novas tecnologias como os tablets por exemplo, o ROSA está à frente, com o seu lançador de aplicativos e o uso de ícones mais sofisticados. Um outro ponto a favor do ROSA e de todas as distros que usam o KDE é o fato deste atualmente ser superior ao Gnome e ao Unity do Ubuntu. É quase consenso de que o gerenciador de arquivos (Dolphin) do KDE é o mais completo da atualidade.
Figura 2 - Desktop
A primeira versão do ROSA que experimentei foi a 2012.0, lançada em maio deste ano. Embora não diferisse muito do Mandriva 2011, já trazia algumas inovações interessantes e principalmente a atualização do KDE e de uma séries de aplicativos. Uma das grandes vantagens dessa versão é que ela erá suporte por 5 anos, o que é garantia de estabilidade e atualização dos principais aplicativos.
Confesso ter ficado tão impressionado com a distro que não hesitei em testá-la. Aliás, um dos motivos que me levou a remover o Mageia, além da beleza do ROSA, foi o fato de o Dropbox não funcionar corretamente, tanto no Mageia 1 quanto na versão seguinte, o que me decepcionou bastante já que o Dropbox (programa para o armazenamento de dados na nuvem e integração entre os mais variados dispositivos e computadores) me é indispensável. E o meu entusiasmo foi tanto que não esperei o lançamento da versão 2012.1, a qual está programada para o próximo 18 de dezembro.
Figura 3 - Lançador de Aplicativos
Instalei a versão beta 2 no meu velho notebook LG LE50 de 2006 e, apesar de ser uma versão de testes, a instalação ocorreu sem problemas e praticamente tudo funcionou corretamente. Aliás, todos os dispositivos foram identificados sem dificuldades, inclusive a rede sem fio. Por não ser a versão final, o sistema sofre atualizações diárias, as quais trazem uma série de inovações com relação à versão anterior. Tive tão somente, em alguns momentos, dificuldades em abrir planilhas complexas no LibreOffice embora textos abrissem normalmente, sem fechar o aplicativo. Isso ocorria após uma atualização, o que era resolvido após a reinicialização do computador.
Figura 4 - TimeFrame
Para quem chegou a experimentar o Mandriva 2011 ou o ROSA 2012.0 notará uma série de melhorias nesta nova versão. O KDE está mais rápido e ainda mais bonito (figura2) e foi atualizado para a última versão (4.9.3). O Lançador de Aplicativos não separa mais os aplicativos por tema, o que o assemelha com o lançador dos dispositivos moveis (figura 3). Alguns ícones foram redesenhados e estão ainda mais belos e estilosos. Para quem gosta de beleza e elegância não tem do que reclamar. A barra de tarefas não sofreu mudanças significativas, mas continua a mais bonita que já vi numa distro Linux. O tema padrão do ROSA sofreu várias melhorias, destacando a barra de títulos das janelas e usando uma cor azul ao invés do cinza ao selecionar-se uma opção do menu (figura 4). Houve melhorias no ROSA Media Player; melhor integração do LibreOffice ao sistema; atualização do gerenciador de boot GRUB para a versão 2 e um novo tema, mais bonito diga-se de passagem (figura 1); a linha do tempo (Timeframe), um dos recursos mais interessantes do ROSA, sofreu uma série de melhorias (figura 5).
Figura 5 - Dolphin e Firefox
Enfim, se você está atrás de um sistema operacional confiável, bonito e muito fácil de usar, o ROSA pode ser exatamente aquilo que você procura. Para mais detalhes, acesse o site RosaLabs.com