Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->19 DE OUTUBRO, DIA DO PIAUÍ? -- 25/10/2008 - 09:13 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
19 DE OUTUBRO, DIA DO PIAUÍ



Francisco Miguel de Moura*



Passadas as comemorações cívicas desta data, vamos falar da história, da política e da sociologia do Piauí, com referência à mesma.



O Piauí tem uma história de isolamento que data do seu nascimento como Província, ou de antes. Sendo territorialmente grande, entre Maranhão e Ceará/Pernambuco/Bahia, no início era um território de passagem. Depois, com a criação da Província e a distribuição das sesmarias, tornou-se uma imensa região de fazendas que eram muito distantes uma das outros e subsistiam por si mesmas, isto é, com independência e isolamento. Esse isolamento durou décadas, senão séculos, gerando a chamada “civilização do couro”.



As guerras existentes eram focos isolados de colonos contra índios – estes iam sendo dizimados – e também de posseiros contra sesmeiros. Segundo os últimos, para aqui acorriam aproveitadores, desordeiros, criminosos, todos os tipos de aventureiros, onde tentavam fazer fortuna e viver independente, no seu mundo. De forma que, em lugar nenhum, a honra era mais respeitada, por isto lavada com sangue quando ocasionalmente ferida, e nenhuma desfeita jamais seria suportada.



Isto é sociologia, confirmada como vemos a seguir.



Não havia história, senão a familiar e a dos bens. Foi a partir de 15 de março de 1823, depois da Independência do Brasil, que os moradores de Campo Maior e redondeza tomaram consciência de que tinham um território a defender: moravam no Piauí e eram piauienses. Foram ajudados por reforços vindos de Piracuruca, onde já havia acontecido um levante comandado pelo poeta Leonardo das Dores Castelo Branco, tal como em Parnaíba, por João Cândido de Deus e Silva. Também socorreram os campo-maiorenses efetivos vindos do Ceará e de outros Estados. Os piauienses enfrentaram a mais importante batalha na Província contra as tropas portuguesas, a famosa Batalha do Jenipapo, cantada até Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade.



Realmente, o primeiro grito contra os portugueses em terras do Piauí aconteceu em Parnaíba, no dia 19 de Outubro de 1822. Mas foi apenas um grito. Ouvido por quem? Mal souberam os insurgentes que Fidié e seus homens em armas haviam saído de Oeiras, para liquidar com as revoltas do Norte, os chefes do levante fugiram para o Ceará até que as coisas acontecessem em Campo Maior.



Isto é história, cronologia.



Em Oeiras, no dia 24 de janeiro de 1823, o que houve de importante foi a declaração oficial de apoio à Independência do Brasil e o assalto à Casa da Pólvora, pelo Major Manuel Clementino de Sousa Martins, sabendo este que Fidié – chefe militar das Forças Portuguesas – seguira para o norte e, portanto, não havia nenhum perigo para os que ficaram na Capital.



Isto é política.



Então, qual é mesmo o verdadeiro dia do Piauí?



________________

*Francisco Miguel de Moura - Escritor, membro da Academia Piauiense de Letras, mora em Teresina, Piauí. E-mail: franciscomigueldemoura@superig.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui